dor de cabeça
Dor de cabeça

12 soluções acabar com a dor de cabeça rapidamente



Consumir uma grande quantidade de água

Uma das grandes causadoras das mais comuns dores de cabeça é a falta de água, desidratação, que leva a um menor fluxo de sangue a ser transportado para o cérebro, levando às dores de cabeça. Um adulto deve beber, no mínimo, entre 1,5 litros e 2 litros de água diariamente e consumos muito abaixo dos recomendados poderão levar mesmo a dolorosas dores de cabeça. Depois de se consumir bebidas alcoólicas ou fazer desporto é extremamente aconselhável que beba uma boa quantidade de água.

Utilização de gelo

Coloque um saco de gelo na testa, na nuca ou nas têmporas. O gelo vai relaxar os músculo da zona da cabeça e irá ajudar a acabar com a dor de cabeça.

Realizar atividades relaxantes

Por vezes as dores de cabeça são provocadas pelo estresse e a tensão causados por situações que encaramos no quotidiano. A única forma de acabar com a dor de cabeça neste caso é realizar atividades de relaxamento, como tomar um banho de imersão ou fazer uma caminhada pela natureza.

Descansar

Esta dica está muito relacionada com a de cima e é outras das formas de acabar com as dores de cabeça. O trabalho contínuo durante horas e o estresse que se acumula são grandes causadores das dores de cabeça, por isso tente dormir pelo menos 7 horas diariamente. Dormitar na cama ou no sofá durante o dia também é bastante aconselhável para libertar o seu corpo e mente da tensão acumulada.

Água quente nos pés e fria na cabeça

dor de cabeça



Leia ainda -   Dor na parte de trás da cabeça - Causas possíveis

Molhe um pano com água fria e coloque-o na cabeça ou na testa, dependendo de onde a dor for mais incidente. Em seguida mergulhe o pés em água morna e mantenha-se assim durante 15 minutos. Esta técnica é bastante eficaz porque a água quente irá dilatar os vasos sanguíneos, ajudando o fluxo sanguíneo na zona de pés, enquanto que na cabeça o pano gelado vai realizar a operação contrário, reduzindo o volume da corrente sanguínea, ajudando dessa forma a acabar com a dor de cabeça.

Usando limão

O limão é uma dos melhores produtos caseiros para acabar com a dor de cabeça. Faça uma mistura de água morna com algum suco de limão e beba ao longo do dia. Este poderoso remédio caseiro só irá funcionar caso a dor de cabeça esteja a ser causada pela presença de gases no estômago.

As xícaras de chá de limão também podem ser usadas, visto terem o mesmo efeito.



Evitar o sol

Longos períodos de exposição ao sol podem muito facilmente causar dores de cabeça, especialmente durante as horas críticas em que se atingem temperaturas elevadíssimas. Caso esteja na praia e senta que está a ficar com tonturas e muito quente, tente procurar uma sombra o mais rápido possível.

Tente também usar sempre que possível óculos de sol com proteção UVA/UVB, para proteger os seus olhos dos reflexos do sol e prevenir a dor de cabeça.



Gengibre

O gengibre tem várias propriedades anti inflamatórias que podem ajudar a acabar com a dor de cabeça.
A aplicação do gengibre vai ajudar a relaxar os vasos sanguíneos da cabeça, reduzindo o inchaço do cérebro causador da dor de cabeça.
Para acabar com a dor de cabeça de forma rápida deverá beber o chá de gengibre assim que se sinta mal. É recomendado beber entre 2 e 3 vezes ao dia para acabar com a dor de cabeça rapidamente

Leia ainda -   Dor de cabeça no lado direito - Causas, diagnóstico e tratamento

Maça

As maças são outro alimento valioso e muito útil para acabar com a dor de cabeça. Se sentir dores de cabeça, pegue numa maça madura, retire-lhe a casca e junte-lhe um pouco de sal. Coma essa mistura e em seguida beba um copo de água quente. Passado algum tempo deverá começar a sentir um alivio nas dores de cabeça.

Hortelã

A hortelã é uma planta aromática rica em vitaminas A, B, C e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Com as suas propriedades calmantes e suavizantes é aconselhável fazer um chá de ervas secas de hortelã. Alguns alimentos também podem ser juntados a este chá, como o mel ou o gengibre.
Fazendo isto terá um alívio imediato da dor de cabeça, podendo também inalar o cheiro da hortelã, para aliviar os sintomas.

Canela

A canela tem propriedades antioxidantes extremamente importantes, pois podem ser usadas para acabar com a dor de cabeça. Aplique pasta de canela, canela em pó com alguma água, na testa e têmporas e relaxe assim durante 25 minutos.

Após algum tempo deverá começar a sentir as propriedades relaxantes da canela.



Prevenir é a melhor cura

Prevenir é sempre a melhor cura, portanto tente evitar alguns hábitos e comportamentos que podem levar à dor de cabeça. Atividades como fumar, sedentarismo, consumir álcool de forma excessiva, estress e grandes períodos de tempo sem comer podem levar a dores de cabeça. Tente evitar estes comportamentos e logo verá que as dores de cabeça se tornarão menos frequentes e podem, por ventura, vir mesmo a desaparecer completamente.

 

Caso as dores de cabeça sejam muito fortes e frequentes deverá procurar ajuda especializada o mais rápido possível.

Para mais artigos nesta matéria visite a categoria Dores de Cabeça.



 

4 comentários

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.