Gengiva machucada perto do dente
As aftas podem ser bastante dolorosas.
Aftas

9 remédios caseiros para acabar com aftas



As aftas são feridas incômodas que podem aparecer na língua, no céu da boca, nas bochechas ou na garganta e que podem perdurar por dias ou até semanas.

Apesar de ser bastante difícil prevenir por completo o aparecimento de aftas, existem várias dicas que pode seguir para diminuir a frequência com que aparecem.

Como evitar as aftas

Não é fácil evitar o aparecimento de aftas, mas as dicas passam por consumir menos alimentos com um teor muito ácido ou picantes. Para além deste tipo de alimentos, café, chocolate, amêndoas, amendoim, morangos, queijo, tomate, leite de vaca, batata, frutas cítricas, figo, canela e farinha de trigo ou ingredientes como temperos, glúten, óleos essenciais e agentes realçadores de sabor podem também ser causas do aparecimento de aftas.

É também aconselhável manter-se sempre uma boa higiene oral e uma alimentação regular e saudável.

As aftas também podem ser desencadeadas pelo estresse psicológico ou pelas poucas horas de sono.



Como acabar com aftas

Sal

Encha um copo com água morna e adicione uma pequena colher de sal grosso. Deve enxaguar esta solução várias vezes ao dia até ao desaparecimento da ou das aftas.

As propriedades anti-sépticas do sal irão manter a boca limpa e livrar as aftas de possíveis bactérias que possam surgir.

Cravo-da-índia

Cravo-da-índia acabar com aftas



O cravo-da-índia pode também ser uma grande ajuda para acabar com aftas, pois ele possui propriedades anti-sépticas e analgésicas. Mastigue lentamente o cravo-da-índia e logo vai sentir um alívio nas dores, com a afta a ser também curada mais rapidamente.

Peróxido de hidrogênio

Coloque peróxido de hidrogênio e água num cotonete e passe por cima das aftas que encontrar na boca. Ele é outro anti-séptico que vai ajudar na limpeza de bactérias ou detritos que se possam ser acumulados nas aftas.

Chá-preto

Outra forma de acabar com aftas é molhando um saquinho de chá-preto em água morna e aplicar sobre as aftas que encontradas na boca durante 15 minutos. Repita este processo entre duas a três vezes por dia, até ao desaparecimento das aftas.





Leite de magnésia

Misture uma colher de leite de magnésia num copo de água e bocheche durante algum tempo. O leite de magnésia vai ajudar a acabar com aftas mais rápido, pois ele vai recobri-la, acelerando o processo de cicatrização.

Iogurte

Consuma pelo menos um iogurte constituído com probióticos e bifídios uma vez ao dia. Estes iogurtes serão muito úteis para acabar com aftas pois irão fortalecer o sistema imunológico e as defesas do organismo.

Bicarbonato de sódio

bicarbonato sódio acabar com aftas

O bicarbonato de sódio, sendo também um poderoso anti-séptico bucal, pode ser usado para aliviar e acelerar o desaparecimento das aftas.

O método é um muito similar ao do peróxido de hidrogênio. Junte uma pequena colher com bicarbonato de sódio a um copo de água e enxague durante alguns segundos.

Pode também criar uma pasta, juntando bicarbonato de sódio e água em quantidades iguais. Depois pode usar, por exemplo, um cotonete para espalhar a mistura sobre as aftas que tem na boca.

Desinfestante bucal

O uso de um desinfetante bucal é bastante recomendado no caso do aparecimento de aftas. Ele vai ajudar a acabar com aftas, pois vai libertar a boca de bactérias, acelerando o processo de cicatrização dos locais afetados.

Plantas medicinais

Os chás manjericão, melissa, sálvia, gerânio, mirra, tomilho ou de folhas de abacateiro podem ser usados para acabar com aftas. Todos eles possuem propriedades anti-sépticas, pelo que deve enxaguar diariamente pelo menos um deles no caso do aparecimento das aftas.

Estes chás limpam e protegem a boca dos micro-organismos, o que vai ajudar a acabar com aftas de forma rápida e eficaz.

Se tratadas, as aftas não duram mais que uma ou duas semana. No caso de persistência ou do aparecimento de mais deverá procurar ajuda especializada.

Para mais artigos sobre como acabar com aftas visite a nossa categoria Aftas.



3 comentários

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.