mau hálito
Mau hálito

Aprenda como acabar com o mau hálito facilmente



Manter um bom hálito nem sempre é fácil, mas existem várias coisas que você pode fazer para o tornar agradável e cheiroso. Hoje vamos dar algumas dicas em como acabar com o mau hálito com truques simples, eficazes e acessíveis a qualquer pessoa.

 

Manter uma boa rotina

E o que significa isto? Uma das grandes causas do mau hálito é a falta de uma cuidada e frequente higiene oral. Como é do conhecimento geral, lavar os dentes é o primeiro passo para uma boa higiene mas existem outras componentes importantes. Uma deles é o fio dental, extremamente importante para remover blocos de comida que ficam presos entre os dentes e aos quais uma escova normal não consegue chegar.

Os enxaguantes bucais são também um excelente complemento ao uso da escova dos dentes e do fio dental pois além dos muitos benefícios que contem ao nível da saúde oral são também muito importantes para refrescar o hálito. Lembre-se porém de que depois de os utilizar não deve enxaguar a boca com água, de forma a deixar o enxaguante bucal fazer efeito.

 

Beba muita água

Beber água é um dos hábitos que ajuda a acabar com o mau hálito. A água vai manter a boca umedecida e remover resíduos alimentares, reduzindo a formação de placa bacteriana na língua, uma das causadoras do mau hálito.

Evite também beber bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína, como o chá preto, o chá verde ou o café em demasiada frequência. A cafeína e o álcool deixam a boca seca e isso proporciona o aparecimento das bactérias causadoras de vários problemas, incluindo o mau hálito.acabar com o mau hálito

Leia ainda -   Como acabar com mau hálito que vem do estômago - 3 causas comuns e tratamentos


 

 

Limpar a língua e as amígdalas

A língua é muitas vezes esquecida quando se fala na higiene oral e é por isso uma das maiores causadoras da halitose. A limpeza da língua é tão importante como outras rotinas de higiene oral e não deve ser esquecida, portanto arranje um limpador de língua e comece a limpar a língua pelo menos uma vez por dia.

Fique também atento aos cáseos amigdalianos, pequenas bolinhas brancas, que podem aparecer nas cavidades das amígdalas e emitem odores fortes e desagradáveis. O nosso corpo pode expelir estes cáseos de forma natural, através da tosse e dos espirros, mas eles também podem ser removidos pela pessoa de forma intencional.

mau hálito língua



 

 

Não se mantenha em jejum

Tente comer sempre alguma coisa de três em três horas. Durante o jejum o nosso organismo começa a queimar a gordura armazenada de forma a obter energia. Os compostos libertados por essa reação são depois expelidos pela respiração e pelo facto de serem compostos constituídos à base de enxofre possuem um cheiro bastante desagradável.

Tente fazer lanches entre o almoço e o jantar, comendo alimentos como por exemplo uma maça, hortelã, gengibre, cenoura ou beba, por exemplo, um suco de limão para acabar com o mau hálito.



 

Chicletes

As chicletes não vão acabar com o mau hálito, mas podem ser um elemento importante para o disfarçar. Mascar chicletes, de preferência sem açúcar, pode ajudar com o mau hálito, por exemplo em situações em que fique por muito tempo sem comer ou quando não pode escovar os dentes depois de uma refeição.

Desta forma lembre-se sempre de andar com uma caixa de chicletes sem açúcar no bolso pois nunca sabe quando pode vir a precisar.

Leia ainda -   Como acabar com mau hálito que vem do estômago - 3 causas comuns e tratamentos

chiclete mau hálito

 

Respirar pelo nariz

A halitose também pode ser provocada pela respiração bucal, visto que esta ação provoca o ressecamento na boca, que por sua vez origina uma descamação excessiva de células da mucosa bucal. Isto vai atrair as bactérias que provocam o mau hálito.

Acabar com o mau hálito causado pela respiração pela boca não é fácil, mas pode ser conseguido, pois existem vários exercícios que pode realizar para se acostumar a respirar pelo nariz



respiração pela boca mau hálito

Alimentos causadores da halitose

Alimentos como carnes vermelhas, leite, alchofra, couve-flor, azeitonas, alho, cebola, molhos ácidos ou alimentos em conserva são alguns dos maiores causadores do mau hálito. Não precisará de riscar complemente estes alimentos da sua dieta, mas deve considerar consumi-los em menor quantidade no caso de sofrer de halitose.

Visite um especialista

As recomendações dadas em cima funcionam na maior parte dos casos, mas por vezes a halitose também pode estar relacionada a problemas de saúde como as amigdalites, doenças renais, doenças do aparelho digestivo, entre outras.

É muito recomendável que visite um especialista nestes casos para se descobrir qual a causa da halitose e dessa forma acabar com o mau hálito e prevenir possíveis problemas futuros.



Para mais artigos sobre a halitose e como acabar com o mau hálito visita a nossa categoria de mau hálito.

2 comentários

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.