Boca

Afta no céu da boca é normal? – Fotos e como tratar



As úlceras na boca não são incomuns, mas o desenvolvimento de uma afta no céu da boca pode deixá-lo preocupado. No entanto, a localização desta ferida oral tem muitas fontes possíveis, então você não deve assumir imediatamente o pior.

Feridas que aparecem no céu da boca, particularmente aquelas que não desaparecem passado um ou dois dias, podem muito bem ser aftas. As aftas são um crescimento comum, causado pelo vírus do herpes simples, que geralmente é encontrado nos lábios, mas que também pode aparecer no palato duro. Estas feridas apresentam-se como bolhas dolorosas cheias de líquido. As bolhas acabam por rebentar e deixar a zona bem sensível ao toque.

As aftas normalmente tornam-se mais dolorosas 4 dias após aparecerem e vão curar completamente entre o dia 8 e 10. Enquanto seu céu da boca está em processo de recuperação, evite tocar-lhe ou coçar. Se a afta no céu da boca não desaparecer sozinha após algumas semanas, não hesite em procurar ajuda especializada.

A coceira no céu da boca, dor no céu da boca ou céu da boca inchado são alguns dos problemas que podem surgir com o aparecimento da afta no palato.

Afta no céu da boca – Como tratar

Bálsamo de limão

O bálsamo de limão, um membro da família da hortelã, ajuda a reduzir a vermelhidão e o inchaço associados à bolha. Sintomas como a dor não irão melhor com este método.

Leia ainda -   Caroço no céu da boca: O que pode ser?


O bálsamo de limão também pode ser importante para prevenir o aparecimento deste problema no futuro.

Medicamentos antivirais sem prescrição médica

Os produtos que contenham docosanol ou álcool benzílico podem ser úteis na redução da duração da dor e do tempo de vida da afta.

Gelo

O gelo pode não ajudar a reduzir a duração da afta, mas pode melhorar o desconforto e inflamação causados pela afta. Aplique com um saquinho na afta para um alívio temporário.

Babosa

O gel de babosa é de fácil acesso e a sua aplicação tópica pode ajudar a aliviar as dores após a afta abrir. Tem também propriedade anti-inflamatórias que são sempre úteis.



Redução de estresse

Visto que o estresse pode “acordar” o vírus herpes simples do tipo 1, acalmar-se poderá ser uma das melhores formas de prevenir o aparecimento deste problema. Meditação e exercício regular podem ajudar.



Ibuprofeno ou acetaminofeno

Ambos os medicamentos podem ajudar a aliviar a dor associada às aftas.

Tratamentos de prescrição

As aftas, geralmente, desaparecem sozinhas depois de alguns dias, mas existem vários tratamentos de prescrição que podem ajudar a acelerar esse tempo de cura. Se você tiver vários surtos por ano, você pode até tomar medicação antiviral oral durante todo o ano para evitar surtos por completo.

Esses tratamentos incluem:



  • aciclovir (Zovirax)
  • valacyclovir (Valtrex)
  • famciclovir (Famvir)
  • penciclovir (Denavir)

Afta no céu da boca – Fotos

afta no palato duro afta no céu da boca fotos afta no céu da boca

 

 




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.