Queixo

Ansiedade causa a dor no queixo? – Tratamentos adequados



Existem muitos sintomas que surgem com a ansiedade que ainda não são reconhecidos por muitas pessoas. A maior parte conhece sintomas associados como náuseas ou o aceleramento do batimento cardíaco, mas muitos não estão cientes de que a ansiedade também pode causar outros problemas como a dor no queixo e outras dores por todo o corpo.

Isto pode criar um problema, porque sintomas da ansiedade não comuns e inesperados podem levar ao aumento da ansiedade e, em muitos dos casos, resultar em visitas a profissionais de saúde que de outra forma não seriam necessárias. Isto é comum acontecer quando a ansiedade causa a dor no queixo.

Mas, a ansiedade causa a dor no queixo?

A ansiedade pode sim causar a dor no queixo, através da tensão e ranger dos dentes. Também pode fazer com que repare mais rápido nas dores, dores essas que noutra situação você poderia até ignorar.

É óbvio que esta dor também pode ser causada por outros motivos como problemas dentários. A dor no queixo também é muito raramente um sintoma único da ansiedade. Pode ler nosso artigo sobre a dor no queixo para descobrir mais causas deste problema.

O que está a causar o desconforto no queixo?

Muitas das dores nesta parte do corpo são causadas pela tensão dos músculos ou simplesmente pela tensão em geral. A associação entre a dor no queixo e a ansiedade não é sempre óbvia, mas, geralmente, existem duas causas:



Tensão facial

Todas as formas de tensão facial podem levar à dor no queixo. Você pode nem reparar que está a gerar tensão em sua face. Os hormônios do nosso corpo conseguem colocar os músculos e articulações tensas sem qualquer ação sua. A tensão facial pode ser sentida de muitas forma e a dor no queixo é uma das mais comuns.

Leia ainda -   Dor no queixo - O que pode ser? Causas, sintomas e tratamentos

Aperto da mandíbula

O aperto da mandíbula é talvez a razão mais comum para o aparecimento desta dor. Este tipo de aperto pode nem ocorrer durante o dia. Muitas das pessoas que sofrem de ansiedade apertam e rangem os dentes durante a noite e quando acordam, os dentes e gengivas estiveram expostos a tanta pressão que estão doridos, assim como o queixo.



O estresse também pode ter efeitos pouco comuns em seu corpo, incluindo o queixo e dentes, portanto, é possível que a causa do seu problema não tenha origem nas causas já referidas. Um efeito bola de neve pode acontecer, com a ansiedade a não deixar sua mente tirar o foco do desconforto, aumentando a sensação de dor.

Como parar a dor no queixo causada pela ansiedade

dor no queixo ansiedade
O estresse e a ansiedade podem causar um aumento nos níveis de transpiração.

Existem algumas soluções relativamente fáceis para controlar a dor no queixo causada pela ansiedade. A melhor forma de resolver este problema é comprando um protetor bucal, para proteger seus dentes durante o sono. Existem vários protetores de boca para as pessoas que rangem os dentes à noite e isso pode proporcionar algum alívio para aqueles com ansiedade persistente.

Preste atenção à sua ansiedade. Quando se sentir estressado, repare na sua boca. Se estiver a apertar os dentes, pare. Eventualmente, você pode treinar seu cérebro para parar essas ações assim que elas comecem, em períodos de maior ansiedade.



No entanto, a chave será sempre acabar com sua ansiedade de vez, porque só assim irá sentir o alívio imediato na área da boca e face. É mais fácil dizer que fazer, mas pode tentar algumas opções mais tradicionais como:

  • Terapia cognitiva comportamental
  • Medicação

Para diminuir a tensão nestes músculos:



  • Abra sua mandíbula o máximo que puder, segure por alguns instantes e, em seguida, deixe-a relaxar gradualmente. Você pode sentir mais dor inicialmente, mas isso é uma função da rigidez muscular; o desconforto deve dissipar enquanto você trabalha os músculos.
  • Tente criar um hábito de manter a mandíbula aberta um pouco para que os dentes superiores e inferiores não se toquem. Descansar a língua contra o céu da boca enquanto você faz isso pode ajudar a manter os dentes separados para que você não os aperte.
Leia ainda -   Dor no queixo - O que pode ser? Causas, sintomas e tratamentos

 

Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.