foto de pernilongo
Pernilongo comum.
Pernilongos

Armadilha para pernilongo ūü°™ Aprenda j√° a fazer a sua



Meta as mãos à obra e elimine de sua casa os pernilongos com esta armadilha para pernilongo que  lhe ensinaremos a fazer, passo a passo. Feita a partir de uma garrafa de água, esta armadilha convidará os pernilongos a entrar, mas não os deixará escapar.

A isca usada √© totalmente org√Ęnica e permite o uso desta armadilha tanta fora como dentro de casa, em ambientes com animais de estima√ß√£o ou crian√ßas. √Č feita com produtos de f√°cil acesso e demora apenas alguns minutos a ser feita.

O dióxido de carbono que exalamos durante a nossa respiração atrai os pernilongos e esta simples armadilha produzirá CO2 para atrair e capturar uma variedade enorme de insetos.

Como fazer a armadilha para pernilongo

Cortando a garrafa de pl√°stico

armadilha para pernilongo corte da garrafa
Corte a parte superior da garrafa.

Esta armadilha de pernilongo pode ser feita com uma garrafa normal de 1,5 litros ou 2 litros. Use um x-acto ou outra ferramenta de corte afiada para fazer uma incis√£o na parte superior da garrafa, onde a mesma come√ßa a “emagrecer” em dire√ß√£o √† rolha.

Tenha cuidado, o x-acto é muito afiado e pode facilmente cortar o plástico e atingir um dedo, por isso faça as coisas com calma e muita atenção.



Você tem agora duas partes, que se juntarão para fazer a armadilha. Inverta a parte superior cortada e remova a rolha, de modo a que esta pareça um funil.

Montando a armadilha para pernilongo

As duas partes da garrafa.

Vire a parte superior ao contrário e coloque-a na outra parte da garrafa, deixando-a da mesma forma que é possível ver na imagem.

Leia ainda -   Quanto tempo vive um pernilongo?

N√£o empurre o “funil” at√© ao fundo da garrafa. Deixe espa√ßo suficiente entre o orif√≠cio original da garrafa e o fundo da mesma, para que os insetos possam entrar e para que seja poss√≠vel adicionar o l√≠quido que os atrair√°. No nosso caso, o espa√ßo ficou em cerca de 5 cent√≠metros.

Encaixe uma na outra.

Selando a rotas de escapatória

Use fita adesiva para selar todos os caminhos de fuga possíveis. A fita adesiva segura a parte superior da garrafa e tapa espaços por onde os pernilongos poderiam fugir.

Cobra as partes laterais da garrafa com um papel ou cart√£o preto, ou pinte-as com um spray isto. Esta cor bloqueia mais raios solares, mantendo a armadilha para pernilongo fria, o que ajudar√° a prolongar o tempo √ļtil da isca.





Desta forma os pernilongos n√£o conseguem fugir.

A diferença está na isca

Os pernilongos são atraídos pelo dióxido de carbono. Quando expiramos, estamos a expulsar do corpo vapor de dióxido de carbono. Os mosquitos seguem os rastos de CO2, sabendo que do outro lado está um corpo humano pronto para ser infestado. Desta forma, precisamos de uma fonte deste gás para atrair os insetos.

√Č aqui que as leveduras e o a√ß√ļcar mascavo entram. Colocar as leveduras na mistura, estimula o seu crescimento e multiplica√ß√£o, sendo libertado di√≥xido de carbono no processo. Os pernilongos esfomeados seguir√£o o rasto de CO2 para dentro da garrafa.

Quando reparam que não existe comida, eles começam a voar na superfície da mistura, para os lados da armadilha para pernilongo. Quando chegam às paredes, começam a voar para cima, sendo que a saída é bloqueada pela parte superior da garrafa, que está agora investida e pela fita adesiva.

Os pernilongos vão cansar-se, cair na mistura da garrafa e afogar. Alguns mais sortudos podem conseguir fugir pelo mesmo sítio por onde entram, mas a grande maioria morrem afogados.

Leia ainda -   Diferen√ßa entre pernilongo e mosquito da dengue

Ingredientes da isca de pernilongo

leveduras secas ativas, √°gua e a√ß√ļcar castanho
Os ingredientes necess√°rios.
  • 1/4 de x√≠cara de a√ß√ļcar mascavo
  • 1 copo de √°gua quente
  • 1 pacote de leveduras secas ativas

Instru√ß√Ķes

  1. Para misturar o isco do mosquito: Adicione 1/4 x√≠cara de a√ß√ļcar mascavo a 1 x√≠cara de √°gua a ferver e misture bem at√© que o a√ß√ļcar seja completamente dissolvido.
  2. Deixe a mistura esfriar até que você consiga facilmente colocar o dedo na mesma; idealmente, a temperatura da água açucarada deve estar em volta dos 50 graus Celsius. Uma temperatura muito alta matará as levaduras e uma muito fria não as ativará.
  3. Quando a mistura de a√ß√ļcar atingir a temperatura ideal, misture suavemente a levedura.
  4. Coloque o resultado final no interior da garrafa através do funil invertido.

Colocando a armadilha para pernilongo

armadilha para pernilongo fase final
A armadilha para pernilongo em uso, pronta para apanhar todo o tipo de insetos.

Coloque a armadilha numa área muito movimentada por insetos voadores. Tente colocar a armadilha entre os sítios em que você está ou frequenta e os locais de origem dos insetos. Desta forma eles entrarão na garrafa antes de o atacarem a si.



Esta armadilha eliminar√° todos os insetos voadores da √°rea?

A resposta é não, esta armadilha caseira para pernilongos não captura todos os mosquitos ou elimina por completo o risco de ser picado. Par ter os melhores resultados, tente combiná-la com outras técnicas, como um repelente de pernilongo, ou equipamentos que eliminam pernilongos.

Esta armadilha realmente funciona e tem imensas vantagens sobre outros métodos:

  • Funciona durante todo o dia, at√© duas semanas
  • √Č f√°cil de fazer, barata e usa produtos caseiros. N√£o s√£o necess√°rias ferramentas especializadas.
  • N√£o usa eletricidade ou fios
  • A manuten√ß√£o √© f√°cil e n√£o existem ventoinhas ou outras partes moveis que possam partir
  • A isca √© completamente org√Ęnica e pode ser usada com seguran√ßa perto de crian√ßas

Vídeo tutorial e resultado final






O conte√ļdo deste website √© completamente informativo e n√£o deve ser considerado como um diagn√≥stico m√©dico. Procure um profissional de sa√ļde para saber seu diagn√≥stico e op√ß√Ķes de tratamento.