Gravidez

Benefícios da manga na gravidez – 9 benefícios comprovados



A manga é a fruta favorita de várias mulheres grávidas porque ajuda a reduzir a ânsia de vômito que é, muitas vezes, experienciada. Desta forma é importante que saiba alguns dos benefícios da manga na gravidez.

Ela é recomendada durante a gravidez porque é rica em vitaminas e minerais muito importantes nesta fase da vida da mulher, como ferro, ácido fólico, vitamina C, vitamina A, vitamina B6, potássio e magnésio.

Quais os benefícios da manga na gravidez?

Previne a anemia

A anemia é uma condição comum durante a gravidez. Mulheres grávidas precisam de ingerir mais ferro para prevenir a anemia e é aí que entra a manga. Ingira mangas regularmente para aumentar a contagem de glóbulos vermelhos.

O seu ácido fólico é fundamental para o desenvolvimento do feto

Um dos grandes benefícios da manga é a ajuda que ela pode dar para o desenvolvimento do feto. O ácido fólico que ela contem é necessário para a formação do sistema nervoso do feto, que ocorre no primeiro trimestre da gravidez.

O ácido fólico também ajuda a prevenir defeitos do tubo neural do feto que podem ocorrer no início da gravidez.



Previne a constipação

A manga tem um alto teor de fibras alimentares, que são essenciais para o sistema digestivo. Pelo seu alto teor em fibras alimentares, a manga pode ajudá-lo a ultrapassar os sintomas de constipação relatados por muitas mulheres em período de gravidez. No entanto, as grávidas não devem consumir manga em elevadas porções de uma vez, porque isso causa excesso de gases no estômago.

Leia ainda -   Como saber se estou grávida na primeira semana - Primeiros sintomas

Obtenha os benefícios da manga na gravidez consumindo-a em uma quantidade adequada, não muito e não muito pouco.

Rico em Vitamina C

prevenir gravidez prematura com manga
Os nascimentos prematuros aumentam de ano para ano.

A vitamina C presente na manga atua como um poderoso antioxidante que previnem os radicais livres no corpo. Radicais livres são moléculas instáveis que provem da radiação solar, tabaco ou outras substâncias químicas.

Para além de poder causarem câncer, os radicais livres podem interferir com o desenvolvimento do feto durante a gravidez. Consuma vitamina C, pois ela também reduz o risco de um parto prematuro.



Vitamina A

Outro dos benefícios da manga na gravidez é o facto de conter vitamina a. Esta vitamina é importante, pois ela ajuda à formação dos ossos e dentes e é essencial para a saúde geral do sistema imunitário e dos olhos do feto.



A falta de vitamina A pode levar a problemas de visão no bebê.

Manga ajuda ao desenvolvimento do cérebro fetal e do sistema nervoso

Para além do ácido fólico, a manga possui ainda vitamina B6, essencial para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do feto.

Previna pré-eclâmpsia durante a gravidez

A manga também ajuda a prevenir pré-eclâmpsia e este é mais um dos benefícios da manga na gravidez. Esta condição é uma complicação grave da gravidez que é caracterizada pelo aparecimento de convulsões e é precedida pelo aumento da albuminúria, hipertensão arterial, edemas, oligúria, vertigens, zumbidos nos ouvidos, cefaleias persistentes, fadiga, sonolência e vômitos. A ocorrência desta doença pode provocar complicações mortais para o feto e para a mãe.

A manga possui magnésio, que é um excelente remédio natural para o aumento da pressão arterial durante a gravidez. Para além disso, a vitamina E contida ajuda a fortificar os músculos do feto.

Leia ainda -   Grávida pode comer abacate? - 11 benefícios para a gravidez

Prevenir enjoos matinais

benefícios da manga na gravidez
As náuseas são bastante comuns na gravidez.

O sabor fresco desta fruta ajuda a evitar a má indisposição, enjoos matinais e perfaz assim a lista de benefícios da manga na gravidez. Para além disso, esta fruta contém vitamina B6 que pode reduzir estes sintomas indesejados.



Balanceamento dos fluidos corporais

A manga contém potássio, que é uma substâncias útil, visto que ela ajuda a manter os fluídos corporais balanceados. Este é um dos beníficios da manga na gravidez, porque se existir o desequilíbrio no nível de fluídos, a mãe e o feto podem ficar em risco.

O coração sobrecarregará e o fluido se acumulará nas pernas, originando um edema, dificultando a facilidade de caminhar.

Conclusão

Como conseguiu perceber, a lista de benefícios da manga na gravidez é enorme. No entanto, tenha cuidado com a alta quantidade de açúcar desta fruta. A manga contém 15g de açúcar por 100g, o que torna esta fruta naturalmente doce. Você deve evitá-la se tiver diabetes gestacional em que o açúcar no sangue aumenta durante a gravidez.

Aconselhamos a que consuma até a um máximo de 2 mangas por dia.






O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.