Boca

Boca inchada – As 4 principais causas



A boca inchada pode ocorrer por vários motivos, mas o mais normal é que aconteça devido a uma alergia alimentar. O próprio cheiro do alimento pode ser suficiente para causar o inchaço na boca.

A boca inchada também pode ter como causas infeções, lábios queimado ou secos e mucocele. Quando o inchaço já dura há 3 dias ou mais e está acompanhado de outros sintomas como a dificuldade em respirar,  deve contatar ajuda especializada.

Causas da boca inchada

Alergias alimentares

Camarão, ovos e leite são alguns dos alimentos que podem causar alergias.
Camarão, ovos e leite são alguns dos alimentos que podem causar alergias.

As alergias alimentares são as principais causadoras de problemas como a boca ou os lábios inchados. Este tipo de problema é mais comum nas crianças e bebês e é uma reação do sistema imunológico que acontece quando o paciente ingere ou até cheira o alimento ao qual é alérgico.

Glúten, frutas secas, amendoim, camarão, caranguejo, lagosta, leite, soja e ovos são os alimentos que mais alergias alimentares causam nas crianças.

Os adultos são maioritariamente afetados pelo peixe, amendoim, frutas secas e frutos do mar.



Para além do inchaço e da irritação da boca, olhos, pele e garganta, as alergias alimentares pode ser acompanhadas de náuseas e vômitos, falta de ar, bolhas na pele, tonturas, inchaço do céu da boca, bolhas de sangue na boca, entre outros.

Infeção na boca

Existem alguns tipos de infeções na boca que podem tornar a boca inchada, incluindo os lábios. Herpes e candidíase oral são alguns dos exemplos.

As feridas nos lábios podem permitir uma penetração mais fácil por parte dos microorganismos.

Leia ainda -   Saliva grossa - As 9 causas e tratamentos mais comuns


Para além do inchaço da boca, este tipo de infeções pode trazer outros sintomas como coceira, vermelhões à volta dos lábios e dor na zona.

Lábios queimados ou secos

Cortes, pancadas, lábios secos ou queimados pelo sol e alimentos quentes podem agredir os lábios de forma intensa e levar a um inchaço da boca, que pode durar entre um a três dias.



Neste tipo de lesões, a dor da zona afetada é o único sintoma.

Para reduzir o inchaço da boca pode aplicar panos frios ou a mesmo gelo, desde que não use diretamente para não queimar mais a pele. Tente colocar sempre um pano entre o gelo e a zona afetada para diminuir o inchaço.

Mucocele

boca inchada
A mucocele é uma lesão cística benigna que pode causar alguma dor.

Mucocele é uma condição que se caracteriza pelo aparecimento de bolhas, normalmente preenchidas por saliva no seu interior e que pode dar um aspeto inchado à boca. Esta lesão aparece devido ao rompimento do ducto das glândulas salivares ou devido a pancadas na boca.

O mais comum é que apareça no lábio inferior, apesar de poder ocorrer em qualquer parte da boca. Em casos mais graves chegam a ter até três centímetros de diâmetro.

Geralmente as bolhas desaparecem espontâneamente após três dias, mas em casos crônicos pode ser necessária a realização de uma cirurgia.



Quando devo procurar ajuda especializada?

Em alguns casos pode ser preciso procurar ajuda especializada, sobretudo se for uma criança a ter a boca inchada. Deve procurar ajuda especializada nos seguintes casos:



Leia ainda -   Coceira no céu da boca - 6 maneiras para a evitar

 




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.