Boca

Boca ressecada – 7 causas comuns e Tratamentos



Todos nós precisamos de saliva para umedecer e limpar a boca e digerir os alimentos. A saliva também previne vários tipos de infeções, controlando as bactérias e fungos da boca. Quando você não produz saliva suficiente, fica com a boca ressecada e com o desconforto que a acompanha.

Neste artigo vamos mostrar-lhe as causas mais comuns e de que forma pode combater este problema.

Boca seca. O que pode ser?

Efeito secundário de certos tipos de medicação

boca ressecada causada por medicação
Para descobrir os efeitos secundários de determinada medicação consulte o folheto da mesma.

A boca ressecada pode surgir como um efeito secundário de alguns tipos de medicação usadas para tratar a depressão, ansiedade, dores físicas, alergias, resfriados (anti-histamínicos e descongestionantes), obesidade, acne, epilepsia, hipertensão, diarreia, náusea, perturbações psicóticas, incontinência urinária, asma e doença de Parkinson. Pode ainda ser um efeito secundário de relaxantes musculares e sedativos.

Efeito secundário de certas doenças e infeções

Condições como síndrome de Sjögren, HIV / SIDA, doença de Alzheimer, diabetes, anemia, fibrose cística, artrite reumatoide, a hipertensão, a doença de Parkinson, acidente vascular cerebral e papeira são conhecidas por deixarem a boca seca.

Efeito secundário de certos tratamentos

O dano nas glândulas salivares, responsáveis pela produção de saliva, pode reduzir a quantidade de saliva produzida. O dano pode vir de tratamentos com radiação na cabeça e pescoço e quimioterapia, usada para tratar certos tipos de câncer.



Leia ainda -   Gosto de ferro na boca - Principais causas e prevenção

Dano nervoso

A secura da boca pode ser um resultado de danos graves nos nervos da área da cabeça e do pescoço após uma lesão ou cirurgia.

Desidratação

A desidratação é a causa mais comum da secura da boca. Condições e sintomas como febre, suor excessivo nas mãos, vômitos, diarreia, hemorragia, queimaduras ou o simples fato de não beber água podem levar à desidratção e posterior boca ressecada.



Estilo de vida

Fumar pode afetar os níveis de produção de saliva e causar ou agravar a secura da boca. Respirar com a boca aberta é outras das causas mais comuns.

Remoção cirúrgica das glândulas salivares

Quais são os sintomas de boca seca?

Os sintomas mais comuns incluem:

  • Sede frequente
  • Feridas na boca; feridas ou pele dividida nos cantos da boca; lábios rachados
  • A sensação de secura na garganta
  • Ardência na língua ou formigamento na boca
  • Língua seca
  • Problemas para falar ou problemas de degustação, mastigação, deglutição e rouquidão, passagens nasais secas e dor de garganta
  • Mau hálito

Porque é que a boca ressecada é um problema?

boca seca
Diferenças entre uma boca e língua normais (1ª imagem) e a boca seca, com língua infetada por candidíase.

Para além dos sintomas acima referidos, a boca seca também aumenta o risco de gengivite, cárie dentária e de infeções na boca, como a candidíase oral, também conhecida por sapinho.



Como posso tratar este problema?

Se acha que a secura da boca é causada pela medicação que toma atualmente discuta o caso com o seu médico. Ele pode ajustar a dose de medicação tomada ou prescrever uma medicação diferente, que não cause esse efeito secundário.

O médico também pode prescrever um enxaguante bucal para restaurar a umidade boca ou medicamento que aumente a produção de saliva.

Fique com mais algumas dicas.



  • Chupar balas sem açúcar
  • Beber muita água para ajudar a manter sua boca úmida
  • Respirar pelo nariz e não pela boca, tanto quanto possível
  • Usar um umidificador nas divisões onde passa mais tempo
Leia ainda -   Boca inchada - As 4 principais causas



O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.