esclerodermia causa sensação de algo preso na garganta
A esclerodermia é uma doença reumática crônica.
Garganta Saúde

O que é bom para garganta inflamada?



A garganta inflamada pode ser um dos primeiros sinais de um resfriado, quebra vocal ou estar relacionada com algo mais sério como a faringite estreptocócica. Hoje vamos mostrar-lhe o que é bom para garganta inflamada e como pode aliviar e acelerar o processo de recuperação.

Independentemente da causa, a primeira preocupação após o começo das dores é ter algum alívio, de forma rápida e eficaz. Por vezes pode-se sentir tentado a ir ao médico, mas para casos mais simples o melhor será mesmo usar remédios caseiros e produtos de fácil acesso.

Sintomas da garganta inflamada

tosse bebe
A garganta inflamada tem vários sintomas associados, como por exemplo a tosse.

Antes de descobrir o que é bom para garganta inflamada será importante que preste atenção aos sintomas que tem e que os compare aos sintomas mais comuns da garganta inflamada. São eles:

Dificuldade em engolir

Este é um dos sintomas mais comuns. A garganta está ferida e em recuperação e por isso o tecido da mesma encontra-se muito sensível. O fato de a garganta estar inchada também dificulta a passagem dos alimentos.

Febre

Um dos sintomas mais comuns da garganta inflamada é a febre, que está normalmente acompanhada da tosse seca, dor de garganta e dificuldade em falar. A febre é parte integral do processo inflamatório e é uma das maneiras que o corpo encontra para combater as bactérias causadoras do problema.



Halitose

A halitose, também conhecida como mau hálito, altera os odores que saem da boca durante a respiração. O mau odor tem, neste caso, justificação pelo excesso de células mortas na garganta e que normalmente passa com a melhoria da inflamação da garganta.

Tosse seca

Este é outro dos sintomas bastante comuns da garganta inflamada. A irritação do tecido da garganta pode causar sessões longas de tosse fraca e curta.

Leia ainda -   Coceira na garganta e tosse - Causas e Tratamentos

Então o que é bom para garganta inflamada?

Anti-inflamatórios

Um dos tratamentos mais eficazes para a garganta inflamada é o uso de anti-inflamatórios, que quase de certeza possui armazenados em casa.

Estes medicamentos são uma conjunção de analgésicos e anti-inflamatórios, portanto vão aliviá-lo e reduzir algum do inchaço associado à condição.

Se também estiver com febre os anti-inflamatórios vão com certeza ajudar. Pode consultar os valores normais da temperatura do corpo humano neste artigo.



Gargarejo de água com sal

sal remédio garganta inflamada
O sal tem vários usos, como por exemplo para acabar com as aftas.

Vários estudos chegaram à conclusão de que o gargarejar água com sal várias vezes ao dia é bom para a garganta inflamada, pois ajuda a reduzir o inchaço da garganta e contribui também para soltar o muco, ajudando a eliminar as substâncias irritantes e as bactérias.

É recomendado que os doentes dissolvam metade de uma colher de chá num copo de água. Se o sabor do sal é muito desagradável pode sempre optar por adicionar uma pequena quantidade de mel para adoçar a mistura.

Não se esqueça também de cuspir a água após o gargarejo, ao invés de engolir.



Balas e sprays

Chupar balas para a tosse vai estimular a produção de saliva o que ajuda a manter a sua garganta úmida. São ainda aconselhadas marcas com ingredientes de arrefecimento ou entorpecentes como mentol ou eucalipto.

Outros produtos como sprays para garganta inflamada também são bons para o alívio de dor, pois estes produtos costumam possuir antissépticos e propriedades anti-bacterianas.



Xarope da tosse

Mesmo que não tenha tosse (ainda), o xarope comum é um bom remédio para a infeção da garganta, pois eles a revestem e proporcionam um alívio da dor temporário.

Líquidos

água remédio para dor de garganta
Beba bastantes líquidos ao longo do dia, sobretudo água.

Manter-se hidratado é bastante importante, especialmente quando se encontra doente e a sua garganta está irritada ou inflamada. A água é desta forma o melhor remédio natural para a dor de garganta.

Deve beber líquidos suficientes para que a sua urina esteja amarela esbranquiçada ou mesmo transparente. Isto vai manter as suas membranas mucosas úmidas e mais competentes para combater bactérias e substâncias irritantes como os alérgenos. Também vai ajudar o seu corpo a combater outros sintomas do resfriado, caso tenha.

Leia ainda -   Sensação de bolo na garganta - Causas e Tratamentos

A água é sempre o líquido mais aconselhado, mas pode também beber algo com um pouco de açúcar, como suco de fruta diluída ou algo mais salgado como caldo de galinha.

Chá

O chá vai ajudar a aliviar a dor provocada pela inflamação da garganta.
O chá vai ajudar a aliviar a dor provocada pela inflamação da garganta.

Cansado de beber água? Um chávena quente de chá de ervas pode oferecer um alívio imediato e calmante para a dor de garganta causada pela garganta inflamada.

Para além disso, chás de folhas pretas, verdes ou brancas contém antioxidantes que fortalecem o sistema imunitário e afastam as infeções.

O mel também é bom para garganta inflamada e por isso pode sempre adicionar uma colher deste produto ao chá, que pode sempre ajudar com as suas propriedades anti-bacterianas que o vão ajudar na sua recuperação.

Sopa de galinha

A sopa de galinha já é um remédio antigo para as constipações, mas continua a ser um alimento muito válido para ajudar a aliviar a dor de garganta, pois o sódio do caldo tem propriedades anti-inflamatórias.

A sopa tem um benefício adicional, pois a garganta inflamada pode dificultar o ato de comer e beber, logo a ingestão de alguns alimentos líquidos irá assegurar que o seu corpo recebe os nutrientes que precisa para combater a infeção.

Descanso

Pode não ser a solução mais rápida, mas descansar é bom para garganta inflamada e poderá ser a melhor maneira de combater a infeção que causou a inflamação.

A maior parte dos casos de garganta inflamada são causados por resfriados. Ter a certeza de que o nosso corpo está descansado vai, sem dúvida, ajudar no combate ao vírus e permitir uma melhoria mais rápida.

Antibióticos

Por vezes a garganta inflamada pode ser causada por uma infeção bacteriana provocada, por exemplo, pela espécie Streptococcus pyogenes. Quando estes casos são positivos o profissional de saúde deve prescrever um antibiótico.

Tome sempre o número pedido de antibióticos pelo médico, mesmo que se sinta melhor ao fim de alguns dias.



 




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.