Pele

Caroço embaixo do queixo – As causas mais comuns



Normalmente não há necessidade de se preocupar com um caroço embaixo do queixo. A inflamação da garganta ou um resfriado podem causar o inchaço dos gânglios linfáticos sob o seu queixo, em ambos os lados do pescoço ou atrás das orelhas.

O alargamento das glândulas também pode ser causado por infecções graves, o que as torna bastante mais macias. Lesões como mordidas, cortes ou tumores do pescoço, boca ou da cabeça também podem causar ternura e inchar as glândulas. Os nódulos podem ser indolores ou dolorosos, firmes ou suaves. Eles podem permanecer no mesmo tamanho ou crescer muito rapidamente.

Leia também o artigo que fizemos sobre caroços atrás da orelha.

Caroço embaixo do queixo que dói

Nestes casos deve procurar ajuda imediata de um especialista. Esta dor pode ser originada em qualquer uma das estruturas que se localizam embaixo do queixo.

O pescoço contém linfonodos, também conhecidos por gânglios linfáticos, que são uma componente importante do sistema imunitário.



Existem dois linfonodos localizados embaixo do queixo e é muito provável que a dor sentir surja a partir deles, visto que é comum a sua inflamação quando o corpo combate certos tipos de infeções.

A glândula submandibular é uma glândula salivar que se localiza por baixo da mandíbula e é outra das estruturas que pode provocar dor e o aparecimento de um caroço na região. A maior parte dos problemas relacionados com estas glândulas ocorre aquando da presença de pedras no seu interior. O seu otorrinolaringologista será capaz de examinar a mandíbula e de lhe realizar um diagnóstico fiável e conciso.

Leia ainda -   Impetigo bolhoso e não bolhoso - O que é impetigo e fotos

Caroço embaixo do queixo que pode ser movido

E se o caroço pode ser movimentado? Este é um problema comum durante a infância, que geralmente perdura na idade adulta. Normalmente, se o caroço é móvel, significa que não está ligado a outro tecido, descartando a possibilidade de cancro.



Este tipo de lesões podem ser provocadas pela fraturação da mandíbula ou trauma interno que resulte em um inchaço.

Os caroços móveis também podem ser tumores benignos como um lipoma, quisto ou uma lesão cística causada por acne.



O caroço pode significar câncer?

Um pedaço grande ou mesmo pequeno sob o queixo causa sempre grande preocupação. Na maioria das vezes o caroço não deve gerar tal inquietação, a menos que comece a causar dor no maxilar, que aumenta com a passagem do tempo e que piora quando você come.

Outros sintomas que podem indicar que o caroço no queixo ou maxilar é câncer incluem o inchaço da mandíbula, dentes em movimento, edema facial, formigamento ou dormência na mandíbula e inchaço dos gânglios linfáticos.

É importante que visite ajuda especializada se está a experienciar os sintomas referidos.



Outras causas para o aparecimento do caroço embaixo do queixo

sinuste gera caroço embaixo do queixo
A sinusite pode criar ardência na garganta e tonturas ao acordar.
  • Abcesso dentário
  • Adenite cervical
  • Osteomielite
  • Angina de Ludwig
  • Sinusite
  • Mandíbula fraturada
  • Parotidite

12 comentários

Clique aqui para comentar

  • Oi apareceu um baita caroço em baixo do meu pescoço ele apareceu da noite pro dia fui dormir normal e quando acordei não podia nem mexer o pescoço por que ele foi muito e ele cresceu bastante desde quando eu vi de manhã .Eu devo me preocupar ?o q pode ser?

  • A mais de um ano apareceu um caroço abaixo do meu queijo ele cresce depois tomo antiflamatorio se volta a diminuir me dá corpo ruim toda vez que cresce aí tomando antiflamatorio ele some e fica pequeno de novo o que pode ser ?

  • Também estou, vou marcar médico dia 1° de Março, pq não estão marcando agora.
    Os meus são pequenos, doem e se movimentam.
    Tenho uma leve dor na garganta.
    Não enfiei minhoca na cabeça. Não se preocupem tbm.
    Minha irmã tirou 7 nódulos malignos do pescoço, tomou apenas uma dose de iodo e está 100% (com cuidados e medicações). Fazem mais de 2 anos.
    Deus à frente e confiem na medicina.
    Procurem um médico.

  • Apareceu dois caraços um perto queixo e outro no queixo dois quando eu como é dói quando eu abro muito a boca e um desses caroços cresceu isso pode ser câncer?

  • Eu estou preocupado com meu filho, ele está com com um nódulo embaixo do queixo. Fizemos uma ultrassonografia aparece várias ínguas, acho que vamos fazer uma biópsia. Não devemos perder tempo!




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.