Garganta

Caroço na garganta – Causas e Tratamentos



O caroço na garganta, também conhecido como sensação de bolo na garganta, é a sensação de que temos algo a dificultar a passagem de substâncias na garganta.

Apesar de não existir uma razão aparente para o aparecimento desta sensação (não há nada na sua garganta que esteja a causar a sensação), você tem a impressão de que tem mais dificuldade para ingerir os alimentos e em respirar devido ao falso bloqueio da garganta ou das vias aéreas.

Estes caroços, também chamados de caroços de ansiedade, podem ocorrer com pouca ou muita frequência ou até persistirem indefinidamente. Por exemplo, pode sentir um caroço na garganta uma vez de vez em quando, raramente ou a toda a hora.

Esta sensação também pode preceder, acompanhar ou proceder outros sintomas associados à ansiedade, ou ocorrer sozinha.

Para além da dificuldade em engolir, este problema também pode ser acompanhado por tonturas, insegurança ao falar, sensação de vomito ou falta de ar.



Como distinguir caroços causados por ansiedade e problema de saúde?

Se está preocupado e pensa que pode ter um problema sério de saúde, o melhor é mesmo consultar ajuda especializada. É raro, mas por vezes um caroço na garganta pode ser algo mais sério, como câncer. Também pode ser algo menos sério, mas mesmo assim relacionado com a saúde como o refluxo gastroesofágico.

Mesmo assim, em muito dos casos o problema não é nada mais que ansiedade. Apenas um profissional especializado lhe pode dizer com certeza a diferença, mas existem alguns fatores que indicam que é causado pela ansiedade.

  • Quando não existe dor intensa ao engolir
  • Quando o problema não é persistente
  • Quando o problema é mais comum quando está com elevados níveis de ansiedade ou estresse
Leia ainda -   Ardência na garganta - Causas comuns e Tratamentos

Pode ficar descansado, pois quando a ansiedade é a causadora do problema, ela não é muito grave e não o pode deixar sem respirar ou bloquear a ingestão dos alimentos.

A ansiedade pode mesmo causar um caroço na garganta?

A resposta é sim. Estar ansioso causa uma resposta ao estresse. Esta resposta vai causar mudanças imediatas a nível psicológico, físico e emocional, que vai melhorar a capacidade do corpo para lidar com as ameaças.



Como parte da resposta ao estresse, o corpo vai causar a contração dos músculos para que eles sejam mais resistentes a danos. Esta contração dos músculos pode afetar qualquer grupo de músculos, incluindo os que ajudam o seu corpo a engolir substâncias na garganta.



Desta forma a ansiedade pode causar a sensação de caroço na garganta.

O estresse elevado e contínuo também pode fazer com que o corpo apresente respostas similares. A sensação constante de caroço é um sintoma comum do estresse elevado e um bom exemplo de como ele pode influenciar os músculos do corpo.

Tratamento

caroço na garganta
O estresse também pode causar a sensação de bolo na garganta.

O primeiro passo será acalmar. Apesar de não ser fácil, tente perceber que esta sensação não passa disso mesmo, uma sensação.

Descontraia o corpo e a mente e o caroço começará a ficar mais “pequeno”, até que desapareça por completo. Tenha em mente que isto pode demorar até vinte minutos.

Fique com mais algumas dicas.





  • Identifique medicamentos que possam estar a exacerbar o problema
  • Deixe de ingerir cafeína
  • Experimente métodos de relaxamento
  • Use medicamentos para combater a ansiedade
  • Beba bastante água
  • Aplique compressas quentes no pescoço
  • Massaje a garganta
  • Identifique o que causa o estresse para que possa encontrar um padrão de quando os sintomas são mais acentuados
  • Registre quando experiência o caroço na garganta e sob que circunstâncias
  • Visite um terapeuta ou psiquiatra para ter algum alívio dos sintomas. O seu terapeuta pode sugerir técnicas de relaxamento ou em alguns casos receitar medicação para combater a ansiedade
  • A terapia cognitiva comportamental pode ser uma estratégia efetiva para reduzir os sintomas
  • Correr ou caminhar pode não ser ideal durante uma crise de ansiedade ou se está com problemas em respirar, mas é uma das melhores formas de combater o estresse
Leia ainda -   Sensação de bolo na garganta - Causas e Tratamentos



O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.