Boca

Caroço na gengiva – Causas e Tratamentos



Alguma vez reparou em algum caroço na gengiva? A resposta mais frequente é que sim, visto que o aparecimento de caroços é bastante comum e não trás qualquer problema quando dura apenas alguns dias.

Um caroço que permaneça na gengiva por mais tempo pode indicar o crescimento de bactérias por baixo do caroço. Também pode indicar um abscesso dentário.

O passo mais importante que pode tomar após o aparecimento de um destes caroços é o de tratá-lo o mais rápido possível, pois uma infeção destas pode espalhar-se pelos dentes circundantes e até pela corrente sanguínea.

Causas do caroço na gengiva

Um caroço nas gengivas pode ser de qualquer tamanho ou cor e pode ter sinais de infeções, como uma cor vermelha forte ou pus. A maior parte dos caroços são benignos e podem ser tratados facilmente em casa, com recurso a remédios caseiros.

Irritação

Por vezes uma simples irritação numa área particular da gengiva pode levar ao aparecimento dos caroços. Isto acontece quando tem alguma coisa a fazer pressão num ponto da gengiva ou pela forma como move os dentes, que acabam por raspar na gengiva oposta. As irritações levam à formação de caroços para proteger a área.



Aftas

Estas úlceras são bem comuns e podem ser causadas por um grande numero de fatores, como comidas picantes, infeções ou pelas temperaturas excessivamente altas do corpo. Elas são normalmente brancas e dolorosas, rosas ou vermelhas e assemelham-se a um caroço.

Leia ainda -   Bolha embaixo da língua - Causas e Tratamentos

Doença periodontal

Esta doença das gengivas começa como uma inflamação, que pode ser parecida com caroços ao longo das gengivas e que pode facilmente piorar se não for devidamente tratada. Nestes casos as bactérias estão a alimentar-se lentamente do tecido à volta.



Extração de um dente

Após a extração de um dente é bastante comum que surjam caroços na área. Isto acontece devido a coágulos de sangue que se formam durante o processo de cura ou pela simples irritação da área, que deve desaparecer em poucos dias.

Tratamentos

Água com sal e óleo de cravo

Quando está a lidar com a dor de um caroço na gengiva, enxaguar água salgada pode ser uma boa forma de aliviar as dores. Aplicar óleo de cravo no local também é outra boa forma de trazer algum alívio. Medicamentos de venda livre como ibuprofeno ou acetaminofeno também podem ser usados.

Pode ainda bochechar misturas de peróxido de hidrogênio e água.



Antibióticos

Os antibióticos são frequentemente prescritos para problemas deste gênero.

Opção especializada

Se o problema for demasiado grave, o dentista pode preferir realizar uma pequena cirurgia para o consertar.

A raspagem e o alisamento radicular são as primeiras opções colocadas na mesa. Se não funcionarem poderá ser necessário a realização de um tratamento de canal.

Em casos mais extremos pode ser necessária a remoção do dente ou uma cirurgia da gengiva.

Mantenha uma boa higiene oral

Mantenha os seus dentes livres de bactérias, lavando os dentes e usando fio dental diariamente. Comece a usar um enxaguante bucal com uma alta concentração em álcool para deixar a boca bem limpa e fresca.



Faça visitas regulares ao dentista

Deve visitar o dentista pelo menos uma vez por ano, para evitar os problemas na boca mesmo antes de eles começarem.

Leia ainda -   Boca inchada - As 4 principais causas

Deixe de fumar

Os fumadores têm uma maior probabilidade de vir a desenvolver problemas na gengiva, como o sangramento da gengiva, caroço na gengiva ou um inchaço na gengiva.



1 comentário

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.