bolinhas na língua de um paciente
As bolinhas podem aparecer em qualquer fase da vida.
Língua

Caroço na língua – 8 causas mais comuns



A língua é muitas das vezes considerada o músculo mais forte do corpo, que nos deixa falar, engolir e saborear os alimentos. Como estamos constantemente a usá-la, o aparecimento de um caroço na língua pode ser desconfortável e preocupante.

Existem várias causas possíveis para este problema, mas eles costumam ser bem simples e fáceis de resolver.

No entanto, em alguns casos, o aparecimento de caroços na língua conjugados com períodos intensos de dor podem ser indicativos de uma condição mais séria como cancro da boca, AIDS/HIV ou deficiências vitamínicas. Como tal, deve falar com o seu médico sempre que tenha os caroços na língua por longos períodos de tempo.

Potenciais causas para o aparecimento de caroço na língua

Papilite lingual transitória

Quase metade da população experiencia esta condição em algum ponto das suas vidas. A papilite lingual transitória é caracterizada pelo aparecimentos de pequenos caroços, brancos ou vermelhos, que se formam quando as papilas incham. Nem sempre é conhecida a causa deste problema, mas ela pode estar relacionada com o estresse, mudanças hormonais ou a certos tipos de alimentos.

A papila lingual eruptiva é mais comum entre as crianças e normalmente contagiosa. Pode ser acompanhada de outros sintomas como febre ou glândulas inchadas. É, por vezes, associada a uma infeção viral.



Normalmente não requere qualquer tratamento e resolve-se sozinha em menos de duas semanas. Enxaguar água salgada ou ingerir alimentos frios podem ajudar a aliviar a condição.

Leia ainda -   Língua preta - Causas e Tratamento

Aftas

caroço na língua
As aftas podem ser bastante dolorosas.

As aftas podem aparecer em qualquer lugar na boca, como embaixo da língua, na gengiva ou no céu da boca.



Para saber como acabar com as aftas pode visitar o artigo hiperligado anteriormente.

Sífilis

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que, geralmente, começa com o aparecimento de uma pequena ferida, que não causa dor e recebe pouca importância. Esta ferida é seguida de erupções cutâneas.

Durante a progressão da doença podem surgir mais feridas. Num estado inicial, a sífilis pode ser facilmente tratada com recurso a antibióticos.



Durante as fases secundárias podem aparecer para feridas na boca e língua. Estas feridas podem levar a graves complicações e por isso merecem a atenção e cuidado médico.

Escarlatina

A escarlatina pode resultar na língua com aspeto de morango. Esta condição deixa a língua vermelha, inchada e com a presença de caroços.

Esta infeção bacteriana também pode deixar a garganta inflamada, causar dor de cabeça, febre, dores musculares, entre outros sintomas. Complicações mais graves incluem pneumonia, febre reumática e lesões renal.

A escarlanita é normalmente tratada com antibióticos e por ser infeciosa, deve ser tratada com bastante cuidado e preocupação.

Cisto linfoepitelia

Esta condição causa o aparecimento de pequenos cistos amarelos, normalmente por baixo da língua. A causa ainda não é conhecida.



Estes cistos são benignos e podem ser removidos através de uma cirurgia.

Glossite

A glossite é a inflamação ou infeção da língua que se caracteriza pela mudança da coloração da língua, seu inchaço, caroço na língua e a perda das papilas gustativas, que lhe dá um aspeto mais liso.

Pode ser causada por reações alérgicas, fumar, agentes irritantes ou infeções. O tratamento depende da causa e deve ser apontado por ajuda especializada.

Leia ainda -   Língua amarela - Causas e Tratamentos

Câncer da boca

O aparecimento de um caroço na língua não é normalmente perigoso, mas em casos raros ele pode ter origens cancerígenas. O câncer mais comum que se pode desenvolver na língua é o carcinoma de células escamosas.

Os caroços cancerígenos costumam aparecer nos lados da língua e não no topo. Os caroços podem ser vermelhos, rosa ou cinzentos e o simples toque pode causar sangramento.

 

O Papiloma escamoso também pode estar no centro do aparecimento do caroço na língua.



Se sente dores ou se o problema já persiste há algum tempo não hesite em contatar ajuda especializada.

10 comentários

Clique aqui para comentar

  • Tenho um caroço no final da língua com três centímetros de dramático. Minha mãe tem dúvidas se tenho ele desde que nasci, quando era bebê tive muitas feridas pelo corpo . Hoje aos 30 anos mau consigo comer e está afetando minha fala.quero saber se existe tratamento e quais são as sequelas da sirurgia?

  • Boa noite
    Estou com um caroço na língua do lado direito com aparência amarelada sem dor.
    Gostaria de saber se tem possibilidade de ser um C.A

  • Olá estou com um caroço interno na língua às vezes ele cresce,e Depois diminui já tem quase 1 ano isso,fui no medico we me disse que era gordura. Mas fico preucupada o que devo fazer ?

  • Boa tarde!
    Tenho um caroço na ponta ds língua, indolor da mesma coloração da língua.
    Já tenho a mais de um ano e ele cresceu um pouco.
    Gostaria de saber o que pode ter causado isso.
    Obrigada

    • Cara Mirella, isso ter sido em consequência a alimentos ácidos, por exemplo: abacaxi, laranja bem como limão, na realidade pode ser trato com bicarbonato, lavar com alecrim, melhora muito.

  • Tenho caroço no fundo da linda parece verrugas, não fui ao médico ainda pra saber, quando escovo a linda sangra um pouco e não consigo escovar direito tô preocupada acho que é câncer de linda, quero saber mais sobre isso.
    Por favor!
    É câncer?




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.