tontura ao acordar
Boca

Caroço no céu da boca: O que pode ser?



É normal ficar preocupado com o aparecimento de um caroço em qualquer parte do corpo, mas quando aparece um caroço no céu da boca (palato) pode ser bem mais preocupante. No entanto é importante mencionar que a maioria dos caroços que aparecem na boca são benignos.

Estes caroços podem ser tratados em casa, a não ser que estejam a encobrir um problema mais grave. Será sempre importante consultar um profissional de saúde para que ele possa avaliar a situação e encontrar um tratamento adequado.

Apareceu-me um caroço no céu da boca. O que pode ser?

caroço no céu da boca
O aparecimento de caroços no palato podem causar algum desconforto e preocupação.

Fumar

Fumar, especialmente cigarros ou cachimbos, pode resultar numa condição conhecida como céu da boca de fumador ou estomatite nicotínica. Esta condição causa o aparecimento de pequenos caroços brancos no palato.

Com a remoção do hábito de fumar é expectável que o problema desapareça em cerca de duas semanas.

Problemas dentais

Esta condição revela-se com o aparecimento de cáries no maxilar superior e que por vezes passam para o canal radicular, causando a formação abcessos dentários.



A acumulação de placa e tártaro como resultado de uma má higiene oral pode causar o  inchaço da gengiva da mandíbula superior. Este inchaço pode aparecer sob forma de caroços no céu da boca.

Mucocele

O caroço no céu da boca pode também estar associado a uma lesão cística benigna chamada mucocele. Esta lesão é causada pelo rompimento do ducto de glândulas salivares menores que pertencem à cavidade bucal.

Leia ainda -   Gosto ruim na boca - 7 causas mais prováveis

Em circunstâncias normais, a saliva escorre das glândulas para a boca, no entanto, se existir uma obstrução do ducto ela fica presa, causando a sua acumulação e o aparecimento dos caroços.

A maior parte das mucoceles resolvem-se espontaneamente, pouco tempo após o seu aparecimento.



Tórus platino

O tórus platino é marcado pelo crescimento ósseo no céu da boca. Este crescimento não deve ser razão de preocupação, uma vez que é normal que ocorra ao longo da vida e não causa qualquer problema.



Estas variações podem, esporadicamente, causar o aparecimento de pequenos caroços no palato.

Pérolas de Epstein

caroços no céu da boca criança

As Pérolas de Epstein são caroços que ocorrem na boca de recém-nascidos ou de crianças relativamente novas. Estes caroços afetam quase 80 por cento das crianças e são normais, benignos e não causam qualquer dor. Têm uma cor amarelada ou até branca.

As Pérolas de Epstein devem desaparecer uma ou duas semanas após o seu aparecimento, de forma espontânea.

Câncer de boca

Este problema pode indicar um caso de câncer de boca se os caroços aparecerem no palato e permanecem durante um grande período de tempo. Esta condição pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada cedo.



Esta doença pode também afetar os lábios, bochechas, amígdalas, glândulas, língua, garganta,  ou até o assoalho da boca. Os seus caroços são caracterizados por terem uma cor escura e estarem localizados em qualquer parte da boca.

Se sentir que o seu caso se enquadra nas características descritas deve procurar de imediato ajuda especializada.

Outras causas

Existem outras causas menos comuns como osteocondroma ou exostose e pequenas feridas causadas por objetos exteriores.

Quando me devo preocupar?

Existem momentos em que um caroço vai aparecer no céu da boca e desaparecer rapidamente, sem razão aparente. No entanto há casos mais graves onde a situação se complica e pode vir a causar graves problemas. Deve consultar ajuda especializada nestes casos:

  • Quando os caroços crescem
  • Quando sangram
  • Quando são dolorosos
  • Quando duram por mais de duas semanas
Leia ainda -   Dor no céu da boca - Causas e Tratamentos

Se sofre de um ou mais destes sintomas é bastante aconselhável que procura ajuda profissional, para que seja examinado e decidido se precisa de algum tipo de tratamento.



10 comentários

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.