urinálise células epitiliais
A urinálise é usada como um recurso de triagem ou de diagnóstico de doenças.
Urina

Células epiteliais na urina – O que significam?



A presença de células epiteliais na urina podem causar preocupação se os números estão acima dos considerados normais. Os valores elevados podem indicar um problema nos rins ou uma infeção do sistema urinário, mas na maior parte dos casos não deve ser motivo para preocupação.

A urinálise é um tipo de exame clínico em que a urina do paciente é analisada com fins de diagnóstico ou prognóstico de estados fisilógicos ou patológicos.

Este artigo examina algumas das causas possíveis e o que significam.

O que são as células epiteliais?

células epiteliais
As células epiteliais estão intimamente ligadas entre si e formam o tecido epitelial.

As células epiteliais são um constituinte do tecido epitélio, que cobre uma parte das superfícies do nosso organismo, como a pele ou os tubos dos sistemas urinário e digestivo.

Na urinálise, as células epiteliais que costumam aparecer são as células epiteliais de descamação. Este tipo de células epiteliais da uretra e bexiga, se descamam com alguma frequência para renovação, sendo que isto é mais comum no sexo feminino.



Uma quantidade elevada destas células pode indicar infeções uterinas ou urinárias ou em casos mais graves como o cancro do colo do útero.



Indicações da presença elevada de células epiteliais na urina

urinálise
A urinálise é usada como um recurso de triagem ou de diagnóstico de doenças.

É normal, tanto para o sexo masculino e feminino, que exista uma pequena quantidade de células epiteliais, libertadas regularmente do exterior da bexiga e da uretra. É, no entanto, rara a libertação de células epiteliais provenientes dos rins.

Apesar de em casos normais a presença destas células não causar preocupação, o mesmo não se pode dizer quando estas estão no formato de cilindros epiteliais. Isto acontece quando estas células se juntam em forma de cilindro.

O que quer isto dizer? Quando estas células estão no formato de cilindros epiteliais, significa que estas substâncias vieram dos túbulos renais, ao invés de outros zonas do trato urinário como a uretra ou a bexiga.

As células epiteliais organizadas em forma de cilindros podem indicar uma lesão nos túbulos renais e se existem em quantidades elevadas, podem mesmo ser um indicador de um problema renal grave como a síndrome nefrótica.



Concluindo

É normal que haja a presença deste tipo de células nas análises da urina. O problema surge quando estas existem em quantidades elevadas ou se encontram em forma cilíndrica. Este tipo de resultados podem indicar que possui uma infeção no seu organismo, sendo que as do sistema urinário são as mais comuns.

Quando receber os exames não se esqueça de que é importante que visite o seu médico para uma avaliação profissional e um tratamento adequado.



Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.