Boca

Céu da boca inchado – Causas e Tratamentos



O céu da boca inchado pode ser causado por um grande número de condições e fatores, incluindo alergias, agentes irritantes encontrados em comida, lesões dos ossos, resfriados ou em casos mais graves, o vírus Epstein-Barr, também conhecido por EBV ou câncer do palato.

O tratamento vai depender do tipo de causa e a ajuda médica deve ser procurada se a condição piorar ou no caso de não desaparecer após algum tempo.

Se tem um caroço no seu da boca pode visitar o artigo que fizemos recentemente.

Causas e tratamento para o céu da boca inchado

Alergia

Os sintomas alérgicos surgem após o contacto do corpo com os alérgenos. O inchaço e a irritação os sintomas mais comuns. Outros sintomas são a tosse, espirros, coceira nos olhos, no nariz, nos ouvidos, na boca, na garganta e nos lábios, dificuldade em respirar, respiração ofegante, falta de ar, diarreia ou vómitos.

Tratamento



Para prevenir reações alérgicas tem apenas uma opção. Evitar os alérgenos. No caso de alergias ao pólen ou ácaros pode ser mais difícil de evitar, mas para alergias alimentares fica bem mais fácil. Os alimentos causadores de alergias mais comuns são: ovos, caju, amêndoas, amendoim, nozes, chocolate ou leite.

Mononucleose

A mononucleose é causada pelo vírus de Epsten-Barr e é mais comum em crianças, adolescentes e jovens adultos.

O vírus vai invadir as células que fazem o revestimento do nariz e da garganta e afetar os linfócitos B.

Esta doença pode tornar o céu da boca inchado e aumentar a coceira na região. Outros sintomas desta doenças são a garganta seca, glândulas inchadas, amígdalas inchadas, fatiga, fraqueza ou febre.

Leia ainda -   Caroço na gengiva - Causas e Tratamentos

Tratamento



O tratamento para esta doença inclui o gargarejo de água salgada, para aliviar as dores da garganta e curar a infeção e um maior descanso, sendo que é aconselhável que evite a prática de esportes físicos.

É aconselhável que use corticosteroides para ajudar a diminuir o inchaço do céu da boca, da garganta e das amígdalas.



Sinusite

céu da boca inchado

A sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, que também são chamados de seios da face. Estas cavidades estão localizadas no nariz, assim como atrás das bochechas e à volta dos olhos.

A sinusite pode colocar o céu da boca inchado e é normalmente causada por alergias, infeções, poeira ou choque térmico.



Outros sintomas que pode presenciar são uma sensação de pressão na cara, febre, dor de cabeça, garganta seca, tosse, entupimento nasal e tosse com catarro verde ou catarro branco.

Tratamento

Se a sua sinusite for causada por uma infeção bacteriana será importante que use antibióticos. Descongestionantes em forma de líquido ou spray também podem ser bastante úteis.

Pode também usar infusões de limão e mel, gengibre ou eucalipto.

Câncer do palato

Outra das causas possíveis para o inchaço no céu da boca é o câncer do palato. É uma condição rara caracterizada pela dificuldade em engolir alimentos, mudanças de fala, úlceras na boca, perda de peso, entre outros sintomas.

Uma das maiores causas do câncer do palato é o uso do tabaco. 90 por cento do câncer oral é atribuído ao ato de fumar tabaco. As bebidas alcoólicas são outra causa conhecida da doença.

Tratamento

Um tratamento atempado é a melhor maneira de vencer esta doença. Se suspeita que sofre de câncer do palato deve visitar de imediato ajuda especializada.

Leia ainda -   Gosto de sangue na boca - Causas possíveis e tratamentos


4 comentários

Clique aqui para comentar

  • Estou com o céu da boca inflamado (aparência amarelada) e doendo um pouco quando vou ingerir algum alimento, acredito que foi porque ontem passei sede em percusso em uma mata, onde devido ao mato ter fechado em relação a ultima vez que fomos acabamos demorando duas horas a mais para terminar, a agua acabou e essas duas horas a mais foram de sede, poeira, sol… terminei com a boca seca… acredito que foi devido a isso, se alguém tiver passado por situação parecida e tiver na dúvida…

  • ESTOU COM UM FURINHO NO CEU DA BOCA, PERTO DO DENTE DA FRENTE, E QUANDO EU FORÇO COM A LINGUA OU COM O DEDO SAI UM LIQUIDO PASTOSO PARECENDO CATARRO. GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL

  • Já estou com o seu da boca enflamado há um ano e seis meses,a cabeça também doi muito, toda vês que o seu da boca doi.
    Já procurei um neurológista fiz muito exames mas nada😯 tomo uma série de medicamentos antím inflamatória antibiótico e analgésicos, mesmo assim nada já não sei o que eu faço preciso de ajuda, nesse caso qual seria o especialista para mim? Será um dentista? 😕




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.