Pestanas

Os cílios brancos são normais? – Causas e tratamento



O aparecimento de cílios brancos pode alarmá-lo, mas será que existe razão para tal? Neste artigo analisaremos as causas mais frequentes deste problema e de que forma o pode tratar.

A cor de cabelo e dos cílios de uma pessoa é determinada pela quantidade de melanina presente em cada cabelo. A melanina é produzida por células chamadas melanócitos, que estão presentes nos folículos capilares. Quando os melanócitos deixam de funcionar corretamente, o cabelo torna-se transparente e fica com um aspeto branco ou cinza.

Causas dos cílios brancos

As pestanas brancas são, normalmente, causadas pelo facto de os melanócitos não estarem a funcionar como devem. Isto pode ter várias causar como o envelhecimento e certas condições médicas como albinismo, vitiligo e blefarite.

Envelhecimento

À medida que a pessoa envelheça, os melanócitos deixam de produzir as mesmas quantidades de melanina e o cabelo fica cinzento ou branco. A idade em que isto acontece varia, mas é comum que o cabelo comece a mudar de cor na meia-idade.

Os cílios brancos costumam aparecer mais tarde, mas eles são algo comuns em indivíduos com 70 ou mais anos.



Albinismo

As pessoas com esse distúrbio congênito, comumente referido como albinos, nascem sem a capacidade de produzir a quantidade adequada de melanina. Isso geralmente resulta em falta de pigmento em seus cabelos, pele e olhos.

A maioria que sofrem deste distúrbio tem sobrancelhas brancas, cílios e cabelos, juntamente com a pele muito clara e os olhos rosados.

Vitiligo

O vitiligo é outro distúrbio médico que, ao contrário do albinismo, se desenvolve numa fase mais avançada da vida. Esta condição crônica é caracterizada por manchas na pele e cabelo que perde pigmentação e fica branco. As manchas brancas no corpo costumam aparecer nas extremidades e crescem com o tempo.

As mãos e cara são, geralmente, as primeiras partes a ser afetadas, especialmente em volta dos olhos e na boca. Os cílios brancos e as sobrancelhas brancas também são problemas comuns desta doença.



Muitas vezes considerada uma doença auto-imune, pensa-se que o vitiligo seja causado pelo ataque do sistema imunológico de uma pessoa à sua própria melanina. Algumas evidências sugerem que a condição é hereditária. Casos menores geralmente não precisam de tratamento além de cobrir as manchas leves da pele e do cabelo, mas em casos mais graves desta doença, a despigmentação pode ser revertida com cremes de corticosteroides.



Blefarite

A blefarite é uma infestação de bactérias que ocorre nos cílios da pessoa afetada. Na maioria dos casos, este problema é causado pela falta de higiene na área e a lista de sintomas inclui olhos vermelhos, caspa na base das pestanas e comichão e ardor nos olhos.

Em casos mais severos desta condição, a perda de pigmentação nos cílios pode torná-los brancos.

Tratamentos para os cílios brancos

cílios brancos
Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

O tratamento para os cílios brancos varia dependendo da causa da perda de pigmento. Não há nada que possa ser feito para reverter os cabelos cinzentos ou brancos causados pelo avanço de idade.

Os cílios brancos causados pelo envelhecimento podem, no entanto, ser cobertos com rímel ou um corante de cílios. Esses corantes estão disponíveis em uma série de tons para combinar a cor de cabelo real da pessoa, e podem ser aplicados por um profissional ou usando um kit em casa.



Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.