gravida propícia a resfriado
Este tipo de problemas são mais comuns no inverno.
Garganta Tosse

Coceira na garganta e tosse – Causas e Tratamentos



A coceira na garganta e tosse é uma combinação dolorosa e frustrante que pode ser causada por um número enorme de fatores. Esta condição é muitas das vezes chamada por tosse seca e indica, normalmente, uma reação alérgica ou infeção.

Em casos de coceira na garganta e tosse sem a presença de febre, o mais comum é que desapareça progressivamente com descanso ou remédios caseiros para a tosse. Se, por outro lado, a coceira na garganta e tosse forem persistentes e associadas a outros sintomas, pode ser um indício de uma condição mais grave e da necessidade de ajuda especializada.

Causas da coceira na garganta e tosse

Infeção viral

Na maioria dos casos esta condição é causada por um resfriado ou pelo vírus da gripe. Quando o sistema imunitário não consegue combater a infeção, o vírus começa a afetar as vias aéreas superiores. Em vez de causar uma inflamação da garganta e a produção excessiva de muco, o vírus vai irritar os nervos que revestem a área, levando à tosse com coceira.

Ar

Poluição, ar frio ou com excesso de fumo também podem causar coceira. As partículas que inalamos podem ficar presas no muco, irritando a garganta e causando a tosse.

Febre dos fenos

Com a febre dos fenos, a presença de pólen leva a que o corpo liberte grandes quantidades de histamina, um composto químico que leva à inflamação do trato respiratório e ao aparecimento da tosse e coceira.

Leia ainda -   Catarro no peito - Aprenda a tirar o catarro do peito


Dormir com a boca aberta

Existe um número infindável de condições que podem levar à dificuldade de respirar pelo nariz, como apnéia de sono, congestão nasal, sinusite ou pólipo nasal.

Quando não consegue respirar pelo nariz, vai acabar por dormir com a boca aberta. Combinado com o aquecimento artificial do ar no inverno, respirar pela boca vai gerar coceira na garganta e tosse.



Reações alérgicas

Quem tem alergia a um determinado tipo de alimentos também pode vir a sofrer destes sintomas. Os alimentos causadores de alergias mais comuns são: ovos, caju, amêndoas, amendoim, nozes, chocolate ou leite.

Fumar

Por vezes os fumadores podem ficar com coceira na garganta e tosse devido à inflamação do tecido dos pulmões ou da garganta. Para os fumadores, as tosses podem facilmente progredir, levando a bronquite crônica, enfisemas ou doenças cárdio pulmonares.

Efeitos secundários da medicação

Alguns tipos de medicação, sobretudo as que servem para controlar a alta pressão sanguínea, podem levar à tosse seca.



Se suspeita que esta possa ser a causa do seu problema deve ler os efeitos secundários dos medicamentos que toma e tentar encontrar o causador.

Estresse e nervos

O estresse e nervos podem estar na causa da tosse. Recentemente foram descobertos novos tipos de tosse, como a tosse nervosa ou a tosse emocional.

Remédios para coceira na garganta e tosse

O mel e o sal são alguns dos produtos que pode usar para fazer remédios caseiros para aliviar os sintomas. De qualquer das formas pode consultar um artigo que fizemos em como parar de tossir.

Quando visitar o médico

Deve procurar ajuda especializada quando:

  • A tosse dura 3 semanas ou mais
  • Quando a tosse é muito forte e está a piorar
  • Se tem dores no peito, dificuldade em respirar ou se está a tossir sangue
  • Se tem outros sintomas preocupantes como uma perda de peso não explicada, caroços no pescoço ou mudanças na voz
Leia ainda -   O que é bom para tosse alérgica?







O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.