tontura ao acordar
Boca

Coceira no céu da boca – 6 maneiras para a evitar



Não é incomum que uma pessoa com alergias sazonais fique com coceira no nariz ou nos olhos, mas parece surpreendente que quem sofra de febre dos fenos tenha sintomas de coceira no céu da boca, na garganta ou nos lábios quando comem determinados tipos de comida.

Esta condição é conhecida como síndrome da alergia oral e é a forma de alergia alimentar mais comum nos adultos. Ela acontece porque as proteínas encontradas em determinados frutos e vegetais são parecidas às proteínas que causam alergias encontradas nos pólenes.

Pouco tempo após algumas pessoas com alergias sazonais comerem frutas e vegetais crus, assim como nozes ou especiarias, os seus sistemas imunológicos vão reconhecer parecenças entre as proteínas dos alimentos e dos pólenes. Isto é chamado de reação cruzada.

O aparecimento de caroços no céu da boca ou o céu da boca inchado são outros problemas comuns que podem ocorrer no palato.

Dicas para parar a coceira no céu da boca

coceira no céu da boca
A coceira no céu da boca pode ser causada por alergias.

Conheça as piores comidas

Maçãs, pêssegos, ameixas, cerejas, nectarinas, avelãs, amêndoas e cenouras são os alimentos mais comuns que podem ativar os sintomas da alergia oral.





Melões, meloa, melada ou melancia, juntamente com pepino, abobrinha, kiwi e banana são alguns dos alimentos que podem desencadear reações cruzadas em pessoas que são sensíveis ao pólen de ervas.

Tomates, laranjas e melões podem incomodar pessoas com alergia ao pólen de gramíneas.

Leia ainda -   Gosto ruim na boca - 7 causas mais prováveis

Conheça os sintomas

Coceira e formigueiro na garganta e boca, coceira no céu da boca e o inchaço dos lábios são os sintomas mais comuns e podem acontecer passado alguns segundos ou minutos após entrar em contato com a comida.

Nem todos são afetados

A síndrome de alergia oral é bem comum em pessoas com alergias sazonais, mas nem todas as pessoas com alergia ao pólen são afetadas.

Para algumas pessoas, os sintomas podem apenas ocorrer durante certas alturas e podem conseguir comer sem restrições durante o resto do ano. Para alguns, os alimentos podem ativar os sintomas durante todo o ano, sendo uma época de pólen ou não.



Não ignore os sintomas

Normalmente os sintomas são rápidos e vão embora após alguns minutos ou uma hora. No entanto, se fica com coceira no céu da boca ou no resto da boca após comer, descubra, deixe esses alimentos de fora da sua dieta e procure ajuda especializada.

Experimente outras formas do mesmo alimento

Uma pessoa com alergia ao pólen da pólen pode ter sintomas de alergia oral ao comer uma maça, mas não vai ter se beber, por exemplo, molho de maça ou sumo de maça. Isto acontece porque a proteína que causa a alergia é processada e modificada.

Descascar os vegetais ou a fruta também pode ser uma ideia, pois a maior parte dos alérgenos tendem a estar concentrados por baixo da camada exterior.

Consulte um especialista

A síndrome da alergia oral pode aparecer em crianças desde os 3 ou 4 anos, mas os sintomas podem também aparecer pela primeira vez em idade adulta.

Se acha que os sintomas que tem se enquadram nesta síndrome deve procurar um especialista assim que possível.

Leia ainda -   Caroço no céu da boca: O que pode ser?







O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.