Cupim
Cupim

Como acabar com cupins



O cupim é um inseto que se alimenta da madeira e que no caso de infestação pode causar graves problemas às casas que ataca. A maior parte das pessoas acaba por contratar técnicos especializados para tratar deste problema, mas existem várias maneiras em como acabar com cupins, que apesar de não serem fáceis, podem ser realizadas com produtos acessíveis a qualquer pessoa.

Tipos de cupins

Os Cupins de madeira seca são os mais comuns, normalmente encontrados dentro da madeira, atacam portas, móveis, forros, rodapés, entre outros. Não precisam de qualquer contacto com o solo e são normalmente encontrados em climas húmidos ao longo de zonas costeiras. Hoje em dia são os maiores causadores de infestações em casas.

Os Cupins subterrâneos criam as suas colónias no sub-solo. São mais difíceis de detetar que os anteriores e atacam pisos e paredes, podendo mesmo chegar a danificar tomadas e interruptores.

6 maneiras de acabar com cupins

Espumas e inseticidas

Este é provavelmente o método mais comum para se tentar eliminar os cupins. Na maior parte dos casos, ao usar estes produtos será necessário abandonar a zona onde foram aplicados durante algum tempo. As espumas são excelente porque deixam que o veneno escorregue pelas fendas deixadas pela térmitas na madeira e mata tanto os cupins, como qualquer outro tipo de inseto presente na madeira. Tanto as espumas como os inseticidas são excelente formas de acabar com os cupins rapidamente.

Como acabar com cupins usando uma isca

 cupim madeira



Muitas pessoas usam também o ácido bórico para acabar com os cupins. Este ácido ataca o sistema nervoso do inseto, causando nele desidratação. Basta borrifar um pedaço de maneira ou papelão de forma uniforme com o ácido e colocar a isca perto do local onde a infestação está a ocorrer.



Durante este processo será necessário conferir regularmente a armadilha, de forma a perceber se é necessário reaplicar o ácido bórico na isca usada. Usando este método não será preciso muito tempo para começar a ver carcaças de cupins nas redondezas.

Livre-se dos restos de madeira

Os cupins são atraídos pelos restos de madeira, pois é o alimento ideal do inseto. Dessa forma certifique-se de que na sua casa não existem resto de madeira que possam fazer da sua habitação uma local ideal para um ataque de cupins.

Inundar o solo

No caso de estar a lidar com cupins subterrâneos pode localizar e inundar com água a área localizada, tendo assim uma forma eficaz e barata de acabar com cupins. Os cupins não sabem nadar e desta forma poderão ser facilmente mortos e fazer com que se livre facilmente de uma infestação de cupins subterrâneos.

Temperaturas extremas

Os cupins, como qualquer outro animal, não conseguem resistir a temperatura muito extremas. No caso de estarem a infestar um móvel, coloque-o dentro de um saco de plástico. Depois de fechar o saco de plástico deixe-o ao sol num dia quente e passado algumas horas a temperatura lá dentro deverá ser superior a 50º, o suficiente para acabar com cupins.



No caso oposto, o nitrogénio liquido, em contacto com os cupins, irá  congelá-los e matá-los, pelo que esta também é uma boa solução.

Como acabar com cupins usando nermatodas

Este será porventura o método mais difícil de realizar e também o mais demoroso. As nermatodas são parasitas naturais de pestes de jardim como os cupins. Elas procuram por seres hospedeiros e infiltram-se neles. As nermatodas vão atacar as larvas de cupim, reduzindo ao longo do tempo as populações do inseto.

 

Estes são os métodos mais eficazes e populares e deverão chegar para conter todas as infestações de cupins. No caso de não conseguir conter a infestação deverá mesmo procurar ajuda especializada, antes que seja tarde de mais e acabe com prejuízos materiais altíssimos.



1 comentário

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.