Olhos

Dor atrás dos olhos – As 11 causas possíveis e prevenção



A dor atrás dos olhos pode ser bastante preocupante, mas será que existe razão para tal reação? Neste artigo vamos apresentar-lhe algumas das causas que estão na origem deste problema, em que situações deve procurar ajuda médica e ainda lhe vamos dar algumas dicas para prevenir novas ocorrências do problema.

Dor atrás dos olhos, o que pode ser?

Como já foi referido, não é provável que a dor atrás dos olhos seja preocupante, mas mesmo assim será importante identificar a causa e evitar problemas futuros. A lista seguinte contem as causas mais comuns associadas a este tipo de dor.

Sinusite

sinusite pode dor atrás do olho
A sinusite pode criar ardência na garganta e tonturas ao acordar.

A sinusite é a inflamação dos seios paranasais, também conhecidos como seios da face. Estas cavidades estão concentradas no nariz, atrás das bochechas e à volta dos olhos.

Existem outros sintomas que costumam acompanhar a sinusite, como a fatiga, dores de dentes, febre, paladar reduzido, pressão no rosto, garganta seca, tosse com catarro verde ou branco e nariz entupido.

A sinusite pode ser causada por infeções do trato respiratório, alergias, poeiras, choque térmico ou exposição a certos cheiros. Em casos mais raros, a sinusite pode ser desencadeada pela presença de um tumor.



Problemas de visão

miopia dor atrás dos olhos
Um paciente com miopia tem dificuldade em ver ao longe.

As dores atrás dos olhos são, por vezes, associadas a outros problemas de visão, como a hipermetropia, a miopia ou o astigmatismo.

A presbiopia, conhecida por “vista cansada”, coloca a visão embaciada é outra causa possível das dores. Este problema é bastante comum com o avançar da idade.

A dor de olhos vai resultar das tentativas que o cérebro faz para compensar os problemas de visão. A tentativa de foco intensa e o apertar dos olhos criam e aumentam a dor.

Síndrome do olho seco

Pensa-se que entre 17% e 30% das pessoas sofram deste problema em algum ponto das suas vidas. Quando este problema é persistente, as dores nos olhos e cabeça surgem de uma forma natural, assim como o possível aumento da sensibilidade à luz.

Neurite óptica

A neurite óptica ocorre quando o nervo óptico fica inflamado. O nervo óptico é o que conecta o cérebro aos olhos. Como consequência, é possível que sinta algum desconforto, especialmente quando move os olhos.



A neurite óptica é causada por esclerose múltipla, infeções virais ou por uma reação pós-vacinação.

Esclerite

A esclerite consiste na inflamação da esclera, a parte branca dos olhos. Este transtorno pode ser bastante doloroso e em casos mais graves pode até levar à cegueira.

Os seus sintomas incluem a vermelhidão e dor na parte branca dos olhos, embaçamento da visão e também a sensação de picada na parte de trás dos olhos, especialmente após o movimento dos mesmos.

A maior parte dos casos estão associados a doenças sistémicas subjacentes, como a artrite reumatoide, granulomatose de Wegener, policondrite recidivante, lúpus eritematoso sistémico, artrite reativa, poliartrite nodosa e espondilite anquilosante, gota, sífilis, síndrome de Churg-Strauss, entre outras. Pode ainda surgir após cirurgias oculares, infeções ou ferimentos.



Enxaqueca

enxaqueca pode causar dor atrás dos olhos
As enxaquecas são mais comuns nas mulheres.

A enxaqueca pode ser a razão da dor atrás dos olhos. As enxaquecas são apenas 6% do número total de dores de cabeça que ocorrem, mas elas podem ser muito intensas e dolorosas.



As enxaquecas podem ocorrer devido à inalação de certos cheiros, reações alérgicas a alimentos, estresse, esforço físico ou mudança bruscas de temperatura ou umidade.

Enxaqueca oftálmica

A enxaqueca oftálmica é rara e um problema mais sério, que afeta cerca de uma em cada duzenta pessoas que sofrem de enxaquecas regularmente. O mais comum nestas situações é que a dor atrás dos olhos ocorra em apenas um deles de cada vez.

Este tipo de enxaqueca pode causar a perda temporária de visão, durante cerca de uma hora, acompanhada por dores de cabeça.

Esta condição requere atenção médica imediata, pois pode estar relacionada com o aparecimento de um tumor.

Cefaleia em salvas

A cefaleia em salvas é uma doença rara, mas bastante fácil de identificar. Caracteriza-se por uma dor de cabeça extremamente intensa, num dos lados da cabeça, com episódios até três vezes por dia.

Estas dores vão aparecer no período de salvas, que pode durar desde uma semana até três meses.

Vermelhidão nos olhos, congestão nasal e o inchaço dos olhos são alguns dos sintomas associados.

Aneurisma cerebral

Um aneurisma cerebral ocorre quando a parede da artéria ou os vasos sanguíneos no cérebro são fracos. Como resultado, o sangramento hemorrágico ou um acidente vascular cerebral são uma possibilidade.

Papiledema

O papiledema é uma condição em que ocorre o inchaço do nervo óptico, causado pelo aumento da pressão no cérebro.Pode ainda ser originado por inflamações, hemorragias ou tumores cerebrais.

O inchaço vai-se manter por horas ou até semanas em alguns casos. Tossir e espirrar podem piorar a situação, mas o descanso vai melhorar os sintomas.

Dor de cabeça, visão turva ou a dobrar e a dor atrás dos olhos são os sintomas mais comuns.

Glaucoma

Esta condição é conhecida por causar a perda de visão, devido ao aumento da pressão intraocular. A dor atrás do olho vai ocorrer após o aumento da pressão e vai, eventualmente, causar danos à própria visão.

Visão embaçada, náuseas, vômitos, dores de cabeça, olho lacrimejante, perda gradual da visão periférica e pálpebras inchadas são alguns dos sintomas mais comuns.

A diabetes é uma das principais causas da glaucoma.

Quando devo visitar ajuda especializada?

Mas então quando é a altura ideal para procurar ajuda médica? Se tem um sistema imune debilitado, se usa lentes de contato ou se a dor tem piorado mesmo depois de tomar a medicação, deve procurar ajuda médica assim que possível.

Se possui um destes sintomas procure ajuda médica imediatamente:

  • Vê halos à volta de objetos
  • A dor atrás dos olhos é muito intensa
  • A sua visão piorou de forma repentina
  • Tem dificuldade em mover os olhos
  • A dor nos olhos é acompanhada por vômitos ou dor abdominal
  • A dor atrás dos olhos é causada por químicos ou algum tipo de objeto

Como posso prevenir a dor atrás dos olhos?

vida saudável
O consumo regular de água é a chave para uma vida mais saudável.

Um estilo de vida saudável é sempre importante e fundamental para prevenir e tratar a dor atrás dos olhos, especialmente quando são as dores de cabeça que estão na origem do problema. O estilo de vida saudável inclui um tempo de descanso adequado e uma alimentação saudável e equilibrada. Também será um boa ideia beber água regularmente e evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

No caso de usar lentes de contato, não se esqueça as manter armazenadas em ambiente adequado e não as use para lá do tempo recomendado.



Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.