estresse pode causar a dor na costela esquerda abaixo da mama
O estresse e a ansiedade podem causar um aumento nos níveis de transpiração.
Dor de cabeça

Dor de cabeça no lado direito – Causas, diagnóstico e tratamento



As dores de cabeça podem causar uma dor intensa em diferentes áreas, como a dor de cabeça no lado direito, no topo da cabeça, nos dentes, olhos ou pescoço.

Embora a dor de cabeça no lado direito possa ser desconfortável, é improvável que ela esteja relacionada com uma dor no cérebro. O cérebro e o crânio não possuem terminações nervosas, pelo que é improvável que causem dor diretamente. Em vez disso, existe uma panóplia enorme de fatores que podem causar a dor de cabeça no lado direito, desde a falta de sono à retirada do consumo de cafeína do seu quotidiano.

Visite este artigo sobre a dor na parte de trás da cabeça.

Causas da dor de cabeça no lado direito

Fatores relacionados com o estilo de vida

  • estresse
  • fatiga
  • não fazer certas refeições como o almoço ou o jantar
  • problemas musculares no pescoço
  • efeitos secundários relacionados com medicação, como o uso prolongado de medicação sem prescrição médica

Infeções e alergias

dor de cabeça no lado direito causada por alergias
Apesar de existirem pólenes no ar durante todo o ano, é na primavera que as concentrações são mais elevadas.

Sinusite e alergias também podem provocar este tipo de dor de cabeça. As dores de cabeça resultantes da sinusite são o resultado da inflamação, que leva ao aumento da pressão e dor atrás das bochechas e da testa.

Uso excessivo de medicação

medicação pode causar dor de cabeça no lado direito
Para descobrir os efeitos secundários de determinada medicação consulte o folheto da mesma.

O uso excessivo de medicação para tratar a dor de cabeça pode ser a causa dessa dor. Esta é a causa secundária mais comum da dor de cabeça e afeta cerca de 5% da população mundial. Este problema tende a ser pior ao acordar.



Causas neurológicas

Neuralgia occipital: existem dois nervos occipitais na coluna vertebral do pescoço superior que atravessam os músculos para o couro cabeludo. A irritação de um desses nervos pode causar picadas ou formigamento. Muitas vezes a dor estará em apenas um lado da sua cabeça, neste caso, no lado direito.

Arterite Temporal: Esta é uma condição em que ocorre a inflamação ou danificação das artérias que fornecem sangue à sua cabeça e ao cérebro. Esta pressão pode causar outros sintomas como problemas na visão, dor no ombro ou no quadril, dor no maxilar e perda de peso.

Leia ainda -   Dor na parte de trás da cabeça - Causas possíveis

Neuralgia do trigêmeo: esta é uma condição crônica que afeta o nervo que traz sensação do seu rosto ao seu cérebro. O simples toco no rosto pode causar uma enorme dor.

Outras causas

Causas mais sérias deste tipo de dor de cabeça incluem:

  • trauma
  • aneurisma
  • tumores, que podem ser benignos ou malignos

Tipos de dor de cabeça

Existem diferentes tipos de dores de cabeça e cada um deles possui diferentes causar e sintomas. Descobrir qual dos tipos tem pode ajudar o seu médico a diagnosticar a causa.



Cefaleia tensional

A cefaleia tensional é a dor de cabeça mais comuns, afetando 75 porcento dos adultos. Apesar de normalmente afetar ambos os lados, esta dor também pode ser unilateral, ocorrendo apenas em um dos lados da cabeça.

Enxaqueca

As enxaquecas podem ocorrem em um ou nos dois lados da cabeça e pode resultar em sintomas como sensibilidade à luz e som, náuseas e vômitos, visão turva ou parestesia.

Antes ou durante uma enxaqueca, algumas pessoas observam uma aura.

As causas mais comuns das enxaquecas são o estresse, esforço físico, odores muito fortes, mudanças de temperatura e umidade, jejum prolongado, fatores hormonais ou o abuso de medicação.



Cefaleia em salvas

As cefaleias em salvas costumam ser muito dolorosas e envolver apenas um dos lados da cabeça. Pode ainda experienciar vermelhidão do olho do lado afetado, o nariz pingando no lado afetado e a pele do rosto corada ou pálida.



Esta dor intensa pode ainda radiar para áreas como o pescoço, rosto, cabeça e ombro.

Cefaleia crônica

A cefaleia crônica é aquela que ocorre em 15 ou mais dias do mês. Estas cefaleias podem ser enxaquecas crônicas ou cefaleias tensionais.

Procure ajuda médica se acha que sofre deste problema.

Quando procurar ajuda médica

Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

Em casos raros, a dor de cabeça no lado direito pode ser um sintoma de emergência. Procure ajuda médica imediatamente se está a ter a dor de cabeça após um trauma ou se tem uma dor de cabeça em conjunto com um dos seguintes sintomas:

  • febre
  • torcicolo
  • fraqueza
  • perda de visão
  • visão dupla
  • dor perto do osso temporal
  • aumento da dor quando se move ou tosse

Deve ainda procurar ajuda especializada se a dor é súbita e severa, o acorda à noite ou se está a piorar a um ritmo alarmante.

Como é que a dor de cabeça no lado direito será diagnosticada?

Marque uma consulta com o seu médica se nota uma mudança na frequência ou na gravidade das dores de cabeça.

Leia ainda -   12 soluções acabar com a dor de cabeça rapidamente

Quando for ao médico, ele vai realizar um exame físico e perguntar-lhe o seu historial médico e os sintomas que está a experienciar.

Seguem agora algumas das perguntas que lhe serão feitas:

  • Quando é que a dor começou?
  • Que outros sintomas tem?
  • A dor de cabeça é o primeiro sintoma?
  • Qual a frequência? É diária?
  • Tem algum historial de dores de cabeça na família ou outras condições relevantes?
  • Há algo que comece as dores de cabeça?

O médico vai então realizar alguns exames para lhe dar um diagnóstico definitivo. A lista de testes inclui:

  • Exames de sangue, para procurar infecções da medula espinhal ou cérebro, toxinas ou problemas nos vasos sanguíneos
  • Tomografia computadorizada craniana, para obter uma visão transversal do seu cérebro, o que pode ajudar a diagnosticar infecções, tumores, hemorragias no cérebro ou danos cerebrais.
  • Exames de ressonância magnética da cabeça, para revelar imagens detalhadas de vasos sanguíneos e do seu cérebro, incluindo anormalidades em seu cérebro e sistema nervoso, sangramento, acidentes vasculares cerebrais, problemas com vasos sanguíneos e infecções.

Maneiras rápidas de tratar a dor de cabeça no lado direito

Fique com algumas formas de melhorar rapidamente os tipos de dor de cabeça mais simples:

  • aplicar uma compressa quente na parte de trás do pescoço
  • tomar um banho quente
  • melhorar a sua postura para aliviar a tensão na cabeça, pescoço e ombros
  • sair da sala e ir para um novo ambiente, especialmente se luzes, sons ou cheiros estão causando a dor de cabeça ou cansaço nos olhos
  • fazer uma rápida soneca, que pode ajudar a aliviar dores de cabeça causadas por fadiga
  • beber mais água para evitar a desidratação

Pode ainda tomar medicamentos como o ibuprofeno, mas evite o uso dos mesmos se sofre de cefaleias crônicas.

A tensão muscular no pescoço pode levar à rigidez e pressionar os nervos, o que causam dor. Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a relaxar os músculos afetados e ensinar-lhe exercícios que proporcionarão um alívio de longo prazo.

Concluindo

Existem vários tipos de dor de cabeça que causam dor em apenas um lado da sua cabeça ou face. Muitas delas possuem causas benignas e desaparecem sozinhas, sem qualquer tipo de tratamento. Mudanças no quotidiano como a melhoria da postura, aumento da ingestão de água ou descansar os olhos podem ajudar.

Marque uma consulte com o médico se a dor de cabeça no lado direito interfere com a sua vida quotidiana. Apenas um médico pode diagnosticar com certeza a causa da dor e deixar de parte condições mais sérias.



Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.