Costelas

Dor na costela esquerda abaixo da mama – 12 causas possíveis



Ter uma dor na costela esquerda abaixo da mama pode ser uma experiência bastante assustadora. Felizmente, na maior parte dos casos ela não significa nada grave. Pode ocorrer devido a uma dor musculoesquelética temporária e passar depois de algum tempo.

Em outros casos, a dor na costela esquerda abaixo da mama pode ser o resultado de uma condição médica mais séria. Se tem dúvidas da gravidade da sua situação, não hesite em procurar ajuda especializada.

O que pode a dor na costela esquerda abaixo da mama indicar?

Existe um número enorme de causas que podem causar esta dor. Elas variam de condições pouco dolorosas até outras mais dolorosas e graves. Fique agora com as mais comuns.

Problemas no sistema digestivo

Excesso de gás no sistema digestivo

Seu estômago está localizado no lado esquerdo do abdômen e pode encher-se com gás quando engole alimentos. Estes gases presos podem gerar dor nos nervos  do estômago, que pode ser expressada por uma dor aguda abaixo dos seios.

Azia

A azia é uma causa comum da dor de peito, especialmente por baixo do seio esquerdo. Pode ser causada pelo ácido do estômago que sobe para o esôfago e irrita a mucosa esofágica. Neste caso é conhecido por doença do refluxo gastroesofágico.



Hérnia hiatal

Uma hérnia hiatal ocorre quando existe um furo no diafragma que permite que os conteúdos do estômago ou do intestino viajam para a cavidade torácica. Quanto se tem esta condição, é comum o aparecimento de sintomas como a dor torácica, sensações de inchaço após comer, dificuldades em respirar ou azia.

Leia ainda -   Dor embaixo da costela esquerda - 8 causas possíveis e tratamentos

Gastrite

A gastrite consiste na inflamação do revestimento do estômago, que pode ocorrer através de infeções que surgem da ingestão de água ou alimentos contaminados.

Como o estômago está no lado esquerdo do corpo, a gastrite pode causar a dor abaixo da mama desse mesmo lado. Sintomas como como náuseas, indigestão, inchaço e vômitos também podem surgir.

Problemas no peito

Cisto

Você pode desenvolver um cisto na parede torácica, que irrita os nervos dos músculos aí presentes. O cisto pode ou não ser palpável, apesar da dor.

Lesões nas costelas ou dor nos músculos intercostais

dor embaixo do seio esquerdo
A costocondrite pode causar dificuldade em respirar.

Você pode ter uma inflamação ou trauma no peito ou uma resposta inflamatória que afeta a articulação que conecta as costelas ao esterno. Isto pode levar a uma dor aguda conhecida por costocondrite. Esta dor pode ser muito intensa, mas normalmente não representa um problema sério.



Lesão da parede torácica

Você pode também ter uma lesão na sua parede torácica, resultante de um acidente de viação ou de uma queda. Isto pode causar a dor na costela esquerda abaixo da mama e pode significar que tem uma costela ou várias partidas ou os músculos da área afetados.

Inflamação da área torácica

A inflamação dos constituintes da área torácica também podem ser uma das causas da dor que sente.

 

Problemas no sistema cardiovascular

Pericardite

Este é um dos problemas mais graves que pode levar ao aparecimento da dor debaixo do seio esquerdo. A pericardite consiste na inflamação do saco pericárdio que circula o coração. A pericardite manifesta-se através de outros sintomas como palpitações no coração, dor forte no peito do lado esquerdo, febre, fraqueza e náuseas.

Pode ainda ocorrer o inchaço do abdômen, falta de ar ou uma tosse severa. Esta dor é pior durante respirações profundas e prolongadas, períodos de tosse ou quando se está deitado. A dor pode ainda passar do peito para o ombro esquerdo ou pescoço.



Condições cardíacas

Quando tem as artérias do coração obstruídas, pode experienciar angina, uma dor sentida geralmente no lado esquerdo do peito, podendo também irradiar para a mão esquerda, pescoço, maxilar, ombro e costas.



Outros fatores

Estresse

estresse pode causar a dor na costela esquerda abaixo da mama
O estresse e a ansiedade podem causar um aumento nos níveis de transpiração.

Muitas das vezes esta dor surge quando a pessoa está sobre uma grande pressão e com níveis de estresse muito elevados. Nestes casos não há nada de errado com o corpo, mas o estresse causa a inflamação dos nervos.

Leia ainda -   Dor na costela esquerda - Quais as causas e tratamentos

Problemas nos pulmões

A pleura é o revestimento dos pulmões e a sua função é permitir a movimentação suave dos pulmões quando você respira. Quando a pleura se inflama, por exposição química, infeção ou trauma, é possível que surja a dor na costela esquerda abaixo da mama.

A experiência de um paciente

Tenho notado numa dor na costela esquerda abaixo da mama faz já um mês. Os sintomas associados são a transpiração excessiva, vômitos, falta de ar, náuseas, tonturas e a aceleração do batimento cardíaco. A dor está cada vez pior e não desaparece. Fica pior quando mudo o meu corpo para uma posição diferente ou quando faço uma respiração mais prolongada. Tenho 27 anos e um historial de cancro da ma e doenças de coração na família. A medicação não tem ajudado.

A resposta do médico foi a seguinte:

Este tipo de dor não costuma estar relacionada com o coração. As dores relacionadas com o coração não pioram quando se faz o tipo de movimentos descritos. A causa provável é uma condição conhecida como costocondrite. Esta condição consiste na inflamação da articulação que conecta as costelas ao esterno. Pode ainda sofrer de irritação da parede torácica ou da inflamação do revestimento dos pulmões.

O que posso fazer para aliviar a dor na costela esquerda abaixo da mama?

Medicação

dor embaixo das mamas
Para descobrir os efeitos secundários de determinada medicação consulte o folheto da mesma.

Se a sua dor é causada por lesões na parede torácica ou por uma inflamação pleurítica, a melhor coisa que pode fazer é tomar medicação anti-inflamatória. Pode demorar alguns dias até surgirem efeitos, mas normalmente esta é uma boa forma de tratar este problema.

Remoção do cisto

Se a dor é causada por um cisto, consulte o seu médico, que lhe poderá indicar se é necessário ou mesmo aconselhável a remoção cirúrgica do cisto.

Relaxe

Quando a dor é associada a ansiedade e estresse, a melhor solução é mesmo relaxar. Tente meditar ou arranje outras formas que permitiam o relaxamento do seu corpo e mente.

Altere o seu estilo de vida e dieta

A dor no peito também pode ser causada devido a problemas gastrointestinais. Alterar a sua dieta pode aliviar a inflamação do revestimento gástrico. Tente diminuir a quantidade de alimentos ingeridos se tem uma hérnia hiatal.

Antibióticos

Se a dor é causada por uma infeção mamária, os antibióticos serão o tratamento mais adequado, exceptuando certos casos.



4 comentários

Clique aqui para comentar

  • FAZES MAIS DE UM MÉS E VINTE DIA QUE TO COM UMA DOR EMBAIXO DA MAMA ESQUERDA JÁ FUI AO MEDICO TOMEI REMÉDIO DO E NÃO FIQUEI BOA O QUER DE VOU FAZE

  • Boa Noite, faz um mês , que tenho sentido igualmente uma dor por baixo do seio esquerdo, no princípio pensei que estivesse associada a TPM, mas a verdade é que ela tem aumentado, tenho dificuldades em fazer respirações profundas, deitar-me para dormir , tem sido um sacrifício, não tenho posição. Perdi um tanto quanto a mobilidade do braço esquerdo, e tenho que carregar o seio esquerdo, porque ele passou a ficar pesado e incomoda. Não tenho náuseas nem vômitos, mas tenho pouco apetite e dores constantes. Prático desporto, as vezes fico c a sensação de q estou a prender os músculos do lado esquerdo por baixo do seio. Já fui ao médico, tudo negativo até ao momento, não encontram nada no RX com 2 incidências. O que posso fazer?

  • Estou com uma dor na região do ombro esquerdo e qndo pego peso principalmente minha filha que tem dois anos doi o ombro e o braço o que pode ser estou preocupada?tenho muito medo,sou stressada ,temho medos …me ajudem




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.