dor embaixo da costela esquerda
A dor epigástrica pode ser muito dolorosa.
Costelas

Dor na costela esquerda – Quais as causas e tratamentos



Neste artigo vamos explicar-lhe as principais causas da dor na costela esquerda, a sua gravidade e de que forma pode contornar ou resolver este problema.

As costelas são um conjunto de ossos alongados, que se estendem da coluna vertebral até ao esterno e são unidas através das cartilagens costais.

A dor na costela esquerda tende a causar bastante preocupação, especialmente se surge de forma repentina, sem razão aparente. De qualquer forma, este tipo de dor pode ter vários significados, um mais graves que outros, dependendo dos sintomas adjacentes e da localização das dores.

Principais causas da dor na costela esquerda

Costela partida

As costelas podem partir após certos tipos de lesões, normalmente acidentes de carro ou outros tipos de colisões ou forças exercidas na área. O sintoma mais comum das costelas partidas é a dor intensa na área, especialmente quando se tenta realizar algum movimento ou dobrar a curvar o corpo. A dor na costela esquerda ao respirar nestes casos também não é incomum, mas depende da localização específica da costela partida.

Podem ainda existir sinais de hematomas em volta do local da lesão.



Danos no baço

O baço é um órgão usado para filtrar o sangue vermelho e está localizado na parte superior do abdômen. Um baço inchado ou perfurado pode causar dores súbitas ou crônicas nas costelas do lado esquerdo, que acaba por se alastrar às costas e ombros.

Um baço aumentado está, normalmente, associado a tipos específicos de infeções ou a condições hereditárias que afetam as funções do órgão. Outros sintomas incluem cansaço, anemias ou uma maior facilidade em sangrar.

Leia ainda -   Dor embaixo da costela - As 13 causas mais comuns

Um baço perfurado é muito mais preocupante e pode causar dores súbitas e intensas sob a caixa torácica superior esquerda, bem como dores no ombro esquerdo, tonturas e confusão. Ele pode romper em resposta a um trauma ou quando está inchado por um tempo muito prolongado e não é tratado.

Pedras nos rins

Pedras nos rins são depósitos de cálcio que se podem formar sob várias condições. Se a pedra migrar para a passagem urinária, isto pode resultar numa dor aguda sob a costela esquerda ou direita, dependendo do rum.

As pedras nos rins são especialmente dolorosas e se tem suspeitas, não tarde em visitar ajuda especializada.



Doença do refluxo gastroesofágico

No espetro mais amigável das causas possíveis para a dor na costela esquerdo temos a doença do refluxo gastroesofágico. Ela ocorre quando os ácidos produzidos no estômago sobem para o esôfago, ao invés de seguirem o fluxo normal da digestão. Isto pode criar uma dor forte nas costelas, que parece vir do coração.

Nestes casos esta dor é mais comum após a ingestão de alimentos, especialmente se são mais ácidos ou picantes que o normal. A sensação de inchaço é outro sintoma comum.

Esta condição é conhecida por causar outros problemas como a sensação de bolo na garganta, dor na costela esquerda abaixo da mama, dor embaixo da costela esquerda ou ardência na garganta.



Ataque de coração

ataque de coração causa dor na costela esquerda
As tonturas são um dos sintomas dos ataques cardíacos.

O coração está localizado sob a costela esquerda, então é normal que um ataque cardíaco provoque a sensação de dor na mesma. Um ataque cardíaco caracteriza-se pelo bloqueio da circulação sanguínea para o coração.

Os sintomas de um ataque cardíaco podem surgir de forma mais gradual do que a maioria das pessoas pensa, pelo que existem vários sinais com um aperto no coração e uma dor no peito que se pode propagar para o braço esquerdo, costas, abdómen ou queixo, falta de ar, náusea e vômitos, fraques, suor excessivo e tonturas.

Leia ainda -   Dor embaixo da costela esquerda - 8 causas possíveis e tratamentos


Úlceras no estômago

Uma úlcera surge quando uma ferida se desenvolve no revestimento do estômago ou do intestino delgado e é causada pelo uso prolongado de anti-inflamatórios, infeções bacterianas ou excesso de ácido no estômago.

A irritação deste tipo de úlceras pode causar dor nas costelas do lado esquerdo, refluxo ácido, náuseas, vômitos, azia, redução de apetite e à perda de peso.

Em casos mais graves, este tipo de úlceras podem levar a uma dor persistente e até ao sangramento do trato digestivo.

Indigestão ou Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável pode resultar na irritação intestinal em resposta à digestão, que produz dores fortes por baixo da caixa torácica, juntamente com outros sintomas como cólicas intestinais, diarreia ou constipação, especialmente após grandes refeições.

Problemas nos pulmões

Se algo está errados com seus pulmões, como inflamações, infeções ou a acumulação de fluidos, então a dor na costela esquerda será uma consequência normal.

Se notar que a dor na costela esquerda está associada à dificuldade em respirar, deve procurar ajuda especializada o mais rápido possível.

Tratamentos para a dor na costela esquerda

tratamentos para dor na costela esquerda
Se sentir falta de ar visite o seu médico o mais rápido possível.

As condições descritas acima possuem diversos e diferentes tratamentos. De uma forma geral pode tentar o uso de antibióticos, mudanças na sua dieta alimentar ou uma cirurgia, dependendo do problema e no caso de aconselhamento por parte do profissional de saúde.

O melhor tratamento é, portanto, estar atento aos sinais que o seu corpo lhe dá e transmito-los para o seu médico.



Para sumarizar, se a dor na costela esquerda está ligada ao ato de comer, então é bastante provável que o seu problema seja digestivo. Em outras circunstâncias, especialmente se está com dificuldades em respirar ou sofreu uma lesão no peito nos últimos dias, é aconselhável que visite ajuda especializada rapidamente.

Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.