Costas

Dor nas costas do lado direito – Causas mais comuns e exercícios



A grande maioria dos adultos já sentiu a dor nas costas do lado direito pelo menos uma vez na vida. Esta dor é bastante comum e é normalmente desencadeada quando os músculos sofrem um estiramento.

A dor nas costas do lado direito também pode estar relacionada a causas mais sérias e por isso é importante que conheça as várias possibilidades e que anote sintomas adicionais que possa ter.

Causas da dor nas costas do lado direito

Esta dor pode ocorrer numa situação específica (aguda) ou de forma consistente (crônica). A dor aguda é intensa e tem um início súbito. A dor crônica persiste por um longo período de tempo e, apesar de não ser tão intensa como a aguda, pode afetar bastante a qualidade de vida da pessoa.

Infeções urinárias

As infeções urinárias são uma das causas mais comuns para a dor nas costas do lado direito. Estas infeções afetam milhões de pessoas anualmente e podem inflamar os rins, a uretra, os ureteres e a bexiga.

Os sintomas das infeções urinárias, para além da dor nas costas, incluem a sensação de ardência ao urinar, aumento da vontade de urinar, pressão no osso púbico, diminuição da produção de urina e fatiga. Em alguns casos a infeção urinária pode causar a secreção de urina de cor avermelhada.



Fratura da escápula

Dor nas costas do lado direito
Os acidentes de carro são uma das causas mais comuns das costelas partidas.

Esta fratura ocorre no ombro e apesar de ser rara, pode ser a causa da sua dor de costa no lado direito. As causas mais comuns são os acidentes de viação ou quedas aparatosas.

É necessária muita força para fraturar esse osso, pelo que quando ocorre, normalmente são fraturadas também costelas e muitas das vezes ocorrem lesões nos pulmões, cabeça ou medula espinhal.

Para além da dor de costas, pode ainda ocorrer a redução dos movimentos do braço ou um inchaço no ombro afetado.

Distensão do músculo lombar

A distensão do músculo lombar resulta numa dor de costas intensa, especialmente na parte inferior. Pode ocorrer com um movimento súbito, que desencadeia um espasmo no músculo ou pelo constante levantamento de itens com um peso elevado.

A dor pode ser súbita e intensa ou pode aumentar gradualmente. Os sintomas da tensão distensão do músculo lombar, incluem ainda o aparecimento de inchaços ou contusões e a redução de movimentos, especialmente quando se dobra para a frente ou para o lado.





Hérnia de disco

A medula espinhal é protegida por uma série de pequenos ossos e entre cada um existe um disco de tecido de cartilagem. A finalidade deste tecido é adicionar flexibilidade de movimento e criar absorção ao choque.

Este problema ocorre quando parte de um dos discos sai da sua posição normal. Isso cria pressão sobre os nervos espinhais, o que gera a dor nas costas do lado direito, dor nos braços e pernas, sensação de fraqueza, formigamento e câimbras nas pernas e braços.

Postura incorreta

Hoje em dia, devido ao aumento das pessoas que seguem um estilo de vida sedentário, a postura incorreta é um problema bastante comum. Uma postura correta ajudar a aliviar a pressão sobre a coluna vertebral e protege os órgãos internos. Apesar disto não é fácil conseguir uma postura ideal constante, especialmente se sempre teve uma postura menos boa.

O resultado da má postura constante é a dor crônica. Uma postura incorreta por muitas horas enquanto dorme ou está sentado pode causar dores de cabeça e espasmos musculares.

A má postura também pode causar dor na parte de trás da cabeça e dor na nuca e tontura.



Problemas na vesícula biliar

A vesícula biliar também pode provocar  a dor nas costas do lado direito. Inflamação da vesícula ou cálculos biliares são as causas mais comuns. A dor geralmente está centrada na parte direita das costas e pode-se estender para cima, para o ombro direito.

Os cálculos biliares podem-se transformar em problemas médicos graves, por isso é importante estar ciente dos sintomas associados à condição. Se a dor nas costas é associada à dor de estômago, náuseas ou vômitos, você deve procurar cuidados médicos imediatamente.

Ciática

A ciática é uma causa extremamente comum das dores nas costas no lado direito do corpo. Os nervos ciáticos estão localizados na parte inferior das costas e alcançam as duas pernas. Quando uma das hérnias de disco invade o nervo ciático, isso resulta em uma enorme dor. A dor também se pode espalhar para as nádegas e descer a perna.

Tratamentos para a dor nas costas do lado direito

Os próximos vídeos vão mostrar-lhe de que forma pode fazer este tipo de dor desaparecer.

No primeiro vídeo é mostrado como o ioga e outras técnicas de alongamento podem ser usadas para melhorar a intensidade da dor e prevenir problemas futuros.

No segundo vídeo são mostradas, novamente, várias posições de ioga que visam melhorar a dor nas costas do lado direito.



Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.