Boca

Dor no céu da boca – Causas e Tratamentos



O que causa a dor no céu da boca? Esta condição é bastante comum e pode ser desencadeada pelo câncer da garganta, infeções, câncer oral, entre outros. Tome nota dos seus sintomas para conseguir determinar a causa e para ajudar o médico mais tarde, caso tenha que recorrer a um.

O céu da boca pode ser facilmente magoado. A boca é uma parte sensível do corpo, que entra frequentemente em contato com vários tipos de substâncias que podem causar um impacto negativo no corpo. O palato (céu da boca) pode inflamar ou desenvolver uma sensação de ardência. Estes efeitos secundários são facilmente detectados quando acorda ou come alimentos picantes.

Causas e Tratamentos para a dor no céu da boca

dor no céu da boca

Tecido queimado

Beber bebidas excessivamente quentes pode escaldar o céu da boca. Da mesma forma, comer alimentos excessivamente quentes ou picantes também pode irritar o palato.

Nestes casos o palato pode ficar muito mais sensível ao toque, podendo o céu da boca ficar inchado, ou pode-se formar um caroço no céu da boca.



Estas condições podem perdurar durante vários dias após a queimadura. Refrescar o céu da boca logo após o sucedido pode ajudar a aliviar as dores e a diminuir problemas futuros.

Enquanto estiver com o céu da boca queimado deve evitar comidas picantes ou dolorosas de ingerir.



Substâncias irritantes

O uso de substâncias que são irritantes para a pele pode causar a inflamação do céu da boca.

Alimentos afiados podem raspar o tecido e causar algum desconforto, podendo mesmo rasgar. Alimentos picantes ou alimentos extremamente frios ou quentes também podem danificar, levando à dor do céu da boca.

Leia ainda -   Caroço na gengiva - Causas e Tratamentos

O uso de tabaco também pode ter uma influência negativa.



Se tem um palato mais sensível deve optar por alterar a dieta e evitar substâncias e alimentos que causam sofrimento.

Aftas

As aftas também podem aparecer no céu da boca. Elas podem ser causadas pela exposição a bactérias ou quando a pele se encontra magoada devido a estar rasgada ou queimada. As aftas no seu da boca vão ser primeiramente vermelhas, passando depois a brancas ou amarelas devido ao pus.

As aftas do céu da boca não costumam durar mais que uma semana.

Para as tratas pode ir à farmácia comprar medicação ou optar por aplicar sal ou bicarbonato de sódio para matar a infeção.

Infeção

Se o seu corpo entrou em contato com uma bactéria ou vírus como, por exemplo, resfriado, sinusite, infecção da garganta por estreptococos, amigdalite  ou outros pode vir a desenvolver uma dor no céu da boca.



Consumir alimentos com elevados teores de vitamina B e C pode ajudar as feridas infetadas da boca a curar mais rapidamente.

Síndrome da Ardência Bucal

O Síndrome da Ardência Bucal é uma condição caracterizada por uma sensação de ardência da mucosa bucal sem qualquer causa aparente.

A causa exata desta doença é desconhecida, mas julga-se que a secura na boca ou candidíase oral possam contribuir para o desconforto.

O grupo afetado é, normalmente, o das mulheres na pós-menopausa, com idade superior a 50 anos.

Para redução a sensação de ardência pode optar por comer um iogurte.

Câncer da boca

Uma causa menos comum da dor no céu da boca poderá ser o câncer da boca. Este câncer pode desenvolver-se em qualquer local dentro da boca, sendo o céu da boca uma das possibilidades.

Leia ainda -   Saliva grossa - As 9 causas e tratamentos mais comuns

Se notar em feridas que mudam de cor ou que estão a crescer a um ritmo muito rápido deve consultar ajuda especializada imediatamente.



 

2 comentários

Clique aqui para comentar

  • Estou com inflamação no palatino minha boca de manhã tem uma secreção (gosma) parece clara de ovo outra vezes parece nata de leite… hoje apareceu cor marrom como chocolate…faço limpeza bucal fazendo bochecho com vinagre que que tem ação bacteriana..
    Ja fui ao Otorrino.. Ia ao dentista mas percebi que a primeira intenção dele era fazer implantes… coisa que faria se estivesse com minha boca saudável…primeiro preciso cuidar da minha boca…




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.