Braço

Dormência no braço direito – 6 causas prováveis



A dormência no braço direito é, por vezes, descartado como um problema temporário, no entanto, qualquer sintoma que a acompanhe deve ser anotado, por poder ser indicação de alguma condição médica mais grave.

A dormência no braço direito pode ocorrer em apenas uma parte do mesmo ou em todo o seu comprimento. Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas das causas possíveis e de que forma pode aliviar esta dor.

Causas da dormência no braço direito

O formigamento no braço direito é temporário se for causado por pressão, como adormecer com o corpo em cima do braço. Pode também ocorrer na gravidez, estar associado às enxaquecas ou a distúrbios como esclerose múltipla, à doença do disco cervical e à doença de Raynauld.

Em casos mais sérios o formigamento no braço direito pode ser permanente e causado por lesões graves ou acidentes vasculares cerebrais.

Existem muitas condições que podem estar a causar este problema. Agora examinaremos as causas relacionadas e os respetivos sintomas.



Lesão

hérnia de disco pode causar dormência no braço direito
15% da população mundial sofre com a hérnia de disco.

Uma lesão que afete os nervos do braço, pescoço, ombros ou mesmo costas pode causar uma sensação de formigamento no braço direito.  As lesões podem incluir a compressão dos vasos sanguíneos, cicatrização de tecido ou uma infeção. Incidentes como uma mordida de animal, uma hérnia de disco ou o congelamento podem causar este problema.

Síndrome do túnel do carpo

Uma causa comum da dormência temporária do braço direito é a síndrome do túnel do carpo. Como esta é uma lesão específica do nervo mediano na zona do pulso, você pode sentir o formigamento na parte inferior do braço, assim como na mão e nos dedos. Pode ainda experienciar alguma dor. É associada com a gravidez, artrite reumatoide e comum depois da rotação exaustiva do pulso.

Neuropatia diabética

A inflamação dos nervos pela flutuação dos valores de açúcar no sangue pode gerar dormência. Este é um dos maiores sintomas da diabetes assim como a sede excessiva, fraqueza e a vontade frequente de urinar.

Deficiências nutritivas

O nosso corpo depende de nutrientes essenciais como as vitaminas B6, B12, B5, D e C e minerais puros como potássio, cálcio e fósforo para funcionar de forma correta. Uma quebra da quantidade de qualquer um destes pode gerar formigamento em qualquer parte do corpo, incluindo no braço direito.

Leia ainda -   Caroço no braço - Causas, sintomas e consequências

Toxinas

A exposição interna e externa a toxinas pode levar ao formigamento no braço direito. Estas toxinas variam e podem ir desde medicação, a tabaco ou até o uso excessivo de álcool e de radioterapia. Podem ainda ser encontradas toxinas ocultas em alimentos provenientes do mar ou até em picadas de insetos.



Acidente vascular cerebral (AVC)

A dormência no braço direito causada por um acidente vascular cerebral pode estar ligada às funções do lado esquerdo do cérebro na maioria das pessoas. Isso pode afetar a sua concentração e fala. Outros sintomas podem incluir paralisia, dor de cabeça severa ou desmaios.

Um acidente vascular cerebral ocorre por falta de suprimento de sangue devido ao tecido cerebral danificado. Um precursor de um acidente vascular cerebral pode ser um ataque isquêmico transitório. Este é um bloqueio parcial e temporário do suprimento de sangue e a dormência é um sintoma importante.

Como tratar o formigamento no braço direito

O formigamento ou dormência no braço direito pode requerer cuidados especializados, dependendo da causa e da gravidade dos sintomas. Em casos mais graves da síndrome do túnel do carpo, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a pressão no nervo mediano. Fisioterapia regular também pode ajudar.

Terapia anticoagulação ou cirurgia de emergência para remover o coágulo sanguíneo pode ser necessária para ataques isquêmicos transitórios ou AVC.



Quando devo procurar ajuda especializada?

contactar médico por dormência no braço direito
Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

Quando tem algum destes sintomas a acompanhar o formigamento no braço:



  • Ferimento na cabeça, pescoço ou costas após um acidente
  • Fala arrastada
  • Problemas de visão repentinos
  • Dificuldades de movimento
  • Desmaios
  • Espasmos musculares
  • Erupções cutâneas
  • Períodos prolongados de dormência

Remédios caseiros para a dormência no braço direito

Quando o formigamento é causado pela deficiência de nutrientes, baixos níveis de açúcar no sangue ou lesões simples, existem vários remédios caseiros que podem ser úteis para melhorar a situação.

Compressas quentes

Use compressas quentes para passar no braço e tratar os nervos e os músculos da área afetada. O calor vai promover a circulação sanguínea e ajudá-lo a recuperar.

Elevar o braço direito

Uma das causas da dormência é dificuldade de circulação sanguínea na água, que pode ser melhorada ao elevar o braço acima do nível do coração por alguns minutos.

Mantenha-se ativo

Também é possível promover o aumento da circulação sanguínea através do movimento. A dormência pode dissipar se realizar exercício de levantamento de pesos com o braço direito ou outro tipo de atividades.

Tente não deixar o seu braço na mesma posição durante muito tempo, como, por exemplo, deixando-o pousado na secretária.

Leia ainda -   Caroço no braço - Causas, sintomas e consequências

Exercício regular e moderado pode prevenir estes tipos de problemas.

Massagem

Aumente a circulação sanguínea do braço direito com massagens na área em que sente o formigamento.

Use óleo aquecido, como óleo de coco ou azeite diretamente no braço e pressione firmemente em movimentos circulares para melhorar a circulação da área desejada.

Sal de Epsom

Você pode tratar o formigamento no braço direito, embebendo os pés em um banho de sais de Epsom, pois eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea em todo o corpo aumentando os níveis de magnésio. Adicione ½ xícara de sais a água quente e mergulhe sempre que sentir a sensação de dormência.

Açafrão

A propriedade anti-inflamatória da curcumina encontrada no açafrão pode aumentar o fluxo sanguíneo no braço esquerdo ou direito. Tente aplicar uma pasta de água e pó de açafrão na área de dormência. Se você tem esses episódios regularmente, você pode beber um copo de leite aquecido com uma colher de chá de pó por dia.

Certifique-se de discutir qualquer remédio herbal com o seu médico, que irá aconselhá-lo sobre possíveis reações alérgicas com base em seu historial médico.

Ingestão vitamínica e mineral

Aumente a ingestão de nutrientes com alimentos enriquecidos com vitaminas B, como ovos, cereais fortificados, produtos lácteos, peixe, feijão, frutos secos e nozes e sementes.

Você também pode aumentar os níveis de magnésio para evitar o entorpecimento, desfrutando de iogurte com baixo teor de gordura, vegetais verdes escuros, nozes e sementes, bananas, soja, peixe e até chocolate escuro.

Adicionar canela à sua dieta pode promover o fluxo sanguíneo. Você pode adicioná-lo aos pratos ou beber um copo de água quente misturado com uma colher de chá de pó de canela por dia.

Evite supressores de circulação

Existem alimentos e rotinas diárias que podem dificultar a circulação sanguínea adequada. Evite alimentos processados, desidratação e uso de cafeína, álcool e produtos com tabaco.

Conclusão

O entorpecimento no braço direito ou uma sensação de formigamento pode ser motivo de preocupação se for duradouro ou acompanhado de outros sintomas desconfortáveis. Sempre há uma razão para o entorpecimento, nem que seja um caso menos graves, surgindo por manter seu braço em uma mesma posição por muito tempo ou um nervo comprimido.

Pode ser difícil apontar a causa, pois muitas desordens e condições graves de saúde possuem a dormência dos membros do corpo como um sintoma comum. Tome nota de todos os sintomas que acompanham a dormência no braço direito, para que possa mais tarde revelá-los ao seu médico e encontrar a melhor solução para o problema rapidamente.



Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.