Nariz

Espinha dentro do nariz – Causas e tratamentos disponíveis



Uma espinha dentro do nariz pode ser uma pequena complicação ou o sinal de uma infeção no interior do nariz. Perceber a diferença e como tratar uma espinha infecionada pode reduzir a probabilidade de a infeção se espalhar ou piorar.

O que causa a espinha dentro do nariz?

Sua pele está coberta por vários poros, que são pequenas aberturas que costumam alojar folículos capilares. Por baixo da superfície, os poros contem uma glândula produtora de óleo conhecida como glândula sebácea.  Estas glândulas produzem o sebo, que ajuda a manter a pele e o cabelo macios.

Por vezes os poros podem ficar bloqueados, com o excesso de óleo ou células da pele mortas. Quando eles começam a acumular nos poros, uma espinha pode aparecer. Apesar de as espinhas serem mais comuns na face, elas podem aparecer em outros sítios com o interior do nariz.

Bactérias também se podem infiltrar nos poros, causando vermelhidão, irritação e inflamação, que tornam a espinha dolorosa e sensível. Estas bactérias podem causar infecções, como vestibulite nasal e furúnculos nasais.

A vestibulite nasal, também conhecida por foliculite, pode gerar um conjunto de saliências brancas ou vermelhas na pele, geralmente na abertura da narina. As bactérias Staphylocuccus são uma causa comum deste problema. Hábitos como limpar ou soprar o nariz com muita frequência podem contribuir para o aparecimento da foliculite.



Furúnculos nasais são furúnculos ou infecções mais profundas no nariz. Esta condição é considerada mais séria porque pode levar à celulite. A celulite é uma infecção cutânea de propagação rápida que se pode espalhar pela corrente sanguínea. A condição provoca esfregaço de pele, inchaço e áreas vermelhas de inflamação. Em alguns casos, a celulite pode ser mortal. Staph, streptococcus e Staphylococcus aureus resistente à meticilina causam celulite. A infecção por MRSA é uma infecção grave porque é difícil de tratar e resistente a muitos antibióticos e pode até ser letal em alguns casos.

Leia ainda -   Ferida dentro do nariz - 9 causas possíveis, prevenção e tratamento

Uma espinha dentro do nariz, quando infecionada, pode ser perigosa, pois as veias presentes podem estar ligadas ao cérebro. Mesmo que raro, uma condição denominada por trombose do seio cavernoso pode ocorrer. Isso resulta quando um furúnculo infectado no nariz faz com que um coágulo sanguíneo se forme em uma veia grande na base do crânio, conhecido como o seio cavernoso. Os sintomas desta condição incluem:

Quando devo procurar ajuda médica

espinha dentro do nariz
Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

Procure ajuda especializada para a espinha dentro do nariz quando tem um dos seguintes sintomas:



  • tonturas
  • dificuldade em ver ou visão dupla
  • confusão súbita
  • pupilas desniveladas
  • uma erupção vermelha, inchada ou dolorosa, acompanhada por febre

Se tem uma espinha dentro do nariz que está cada vez pior e vem acompanhada de outros sintomas dolorosos, procure ajuda médica de imediato.

Como é que a espinha dentro do nariz é diagnosticada?

O médico vai perguntar-lhe várias questões sobre os sintomas associados. Estas incluem:



  • Como a espinha se parecia no início? A aparência mudou?
  • Que sintomas tem associados com a espinha?
  • Quando notou no aparecimento da espinha?
  • Já saiu pus ou sangue de dentro da espinha?

O médico também vai realizar um exame físico da espinha. Estudos de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada da cabeça podem ajudar a identificar possíveis sinais de infecção dentro dos seios.

O seu médico também pode retirar uma amostra do seu sangue e possivelmente uma amostra do fluido do interior espinha. Se bactérias estiverem presentes, um médico pode prescrever o antibiótico apropriado.

Leia ainda -   Ferida dentro do nariz - 9 causas possíveis, prevenção e tratamento

Como é que a espinha dentro do nariz é tratada?

espinha no nariz dor
Para descobrir os efeitos secundários de determinada medicação consulte a bula da mesma.

O tratamento para a espinha depende da causa original. Tradicionalmente, espinhas relacionadas com o acne vão desaparecer sem qualquer necessidade de intervenção externa.

As infeções bacterianas são tratadas, normalmente, com recurso a antibióticos. Estes incluem a aplicação de pomadas antibióticas como bacitracina ou mupirocina. Infecções graves podem requerer hospitalização e tratamento com antibióticos intravenosos.

Em casos raros, a área infectada pode exigir drenagem cirúrgica para evitar o inchaço.



Como posso tratar uma espinha dentro do nariz em casa?

Tomar uma medicação anti-inflamatória sem receita médica pode ajudar a aliviar a dor associada à espinha no nariz. Esta lista inclui ibuprofeno e acetaminofeno.

Aplicar compressas quentes e úmidas no nariz entre 15 e 20 minutos, três vezes por dia também pode ajudar a reduzir o desconforto e a dor associados.

Tentar picar ou coçar a espinha pode tornar o poro mais vulnerável à infecção bacteriana. Dar tempo à espinha para curar, sem que o processo de recuperação seja interrompido, é importante para evitar uma condição mais séria.






O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.