esclerodermia causa sensação de algo preso na garganta
A esclerodermia é uma doença reumática crônica.
Garganta

Garganta arranhando – 12 causas mais comuns



A garganta arranhando pode ser um sinal  do começo de uma infeção viral. Muito frequente nas crianças, este sintoma causa um grande desconforto a comer, beber e por vezes a falar. No entanto esta condição não é grave e na maior parte dos casos não requer tratamento especializado, visto que a os sintomas desaparecem, normalmente, ao fim de alguns dias.

Sintomas associados

Secura e dor na garganta são alguns dos sintomas mais comuns que acompanham a condição referida. Como a coceira na garganta ocorre maioritariamente devido a um ataque viral, o paciente também pode ter sintomas como tosse seca, febre e o nariz pingando.

Minha garganta arranha. Quais as causas possíveis da sensação de garganta arranhando?

Resfriado

minha garganta arranha por causa do resfriado
Estes tipos de problemas são mais comuns no inverno.

Um simples resfriado pode deixar a garganta arranhando. Não há uma cura para os resfriados, mas o consumo de vitamina C, expectorantes, descongestionantes nasais e descanso podem acelerar o processo de recuperação.

Gripe

A garganta arranhada é um dos sintomas mais frequentes da gripe. Esta condição é preocupante, visto que o vírus invade o nariz, a garganta e os pulmões. Inicialmente, a gripe causa a sensação de garganta arranhada e deixa o nariz escorrendo. Com a progressão da doença a situação agrava-se e leva à secura da garganta, aumento da temperatura corporal, cansaço e dor de cabeça.

Uso excessivo da voz

Exercitar excessivamente é estressante para os músculos do nosso corpo. O mesmo acontece com os músculos da garganta, que podem inflamar quando se faz um uso excessivo das cordas vocais.

Leia ainda -   Ardência na garganta - Causas comuns e Tratamentos




Alergias

alergias deixam a garganta arranhando
A inflamação da garganta pode ser causada por alergias.

Alguns pacientes são alérgicos a poeira, pelo de animais, pólen e diversos alimentos. Como resultado, a exposição a estes alérgenos causa reações alérgicas, responsáveis pela sensação de garganta seca e arranhada, corrimento do nariz e olhos vermelhos e inchados.

Leia também o artigo que fizemos sobre as diferenças entre resfriado e alergia.

Ar seco

A inalação constante de ar seco também pode deixar a garganta arranhada. Este problema é mais comum no inverno e pode ser corrigido com a compra de um umidificador, que vai deixar o ar mais úmido e reduzir rapidamente os sintomas.

Poluição do ar

A introdução de gases nocivos e de produtos químicos no ambiente leva à poluição do ar. A constante inalação deste ar torna a garganta seca e áspera.

A poluição do ar é a maior causadora da garganta áspera em países como a China.



Hábitos prejudiciais

Fumar leva à secura da garganta. O consumo excessivo de álcool e de alimentos picantes são outras das causas conhecidas.

Infeções bacterianas

Bactérias nocivas que atacam a garganta, entrando pela boca ou pelo nariz também deixam a garganta arranhada. Amigdalite e faringite bacteriana são algumas das doenças mais comuns neste caso.

A faringite está associada a sintomas como a dificuldade em ingerir alimentos e falar, voz rouca, garganta seca, febre e a inflamação dos gânglios linfáticos.

A amigdalite manifesta-se pela inflamação e o inchaço das amígdalas, dificuldade ao engolir e febre.

Outros fatores

Dormir de boca aberta, ingestão insuficiente de líquidos e o uso de aquecedores durante o inverno são outros fatores que podem causar o problema.








O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.