Boca

Gengiva machucada perto do dente – 6 causas mais comuns e tratamentos



Quanto você está lavando os dentes, é normal reparar em problemas que não reparou antes, como por exemplo na gengiva machucada perto do dente. Existem várias razões pelas quais a gengiva pode estar machucada em apenas uma área, incluindo problemas como um abcesso dentário, gengivite ou uso de fio dental e da escova dos dentes inadequados.

Causas da gengiva machucada perto do dente

Falhas na higiene dentária

escova dos dentes
A higiene dentária pode impedir o aparecimento de vários problemas.

Se tem a gengiva machucada perto do dente, em apenas uma área, isso pode ocorrer porque não limpou ou usou o fio dental bem nessa zona, o que pode levar à acumulação de detritos alimentares que causam o apodrecimento e inflamação.

Com o avançar do tempo, esta higiene oral inadequada também pode causar gengivite. Procure por zonas pálidas, vermelhas ou inchadas da gengiva, assim como sangramentos enquanto escova os dentes, pus a sair de algum dente, dentes soltos ou um mau hálito e gosto persistentes.

Gengivite

Um dos culpados comuns da ferida na gengiva perto do dente é a gengivite. Estima-se que este problema afete metade dos adultos com 30 anos ou mais de alguma forma. Nas suas fases iniciais, os sintomas associados são gengivas avermelhadas e inchadas, que, mesmo sem doerem podem sangrar. Com o avanço da doença, os dentes podem começar a ficar soltos.

Abcesso dentário

Um abcesso dentário é uma das causas mais comuns do inchaço local da gengiva e indica que você tem uma infeção num dente ou em volta dele. Normalmente, isto origina a partir de uma cavidade não tratada, que faz com que as bactérias se espalhem pelo dente e o infetem. Isto vai causar dor e irritação e pode mesmo causar a perda do dente se não for tratado.

Leia ainda -   Céu da boca amarelo - Causas, Tratamentos e Prevenção




Os sinais reveladores incluem dor, gengivas vermelhas ou inchadas, um maxilar ou rosto inchado, um dente macio ou dolorido, uma febre e até mesmo um sabor salgado na boca. Como o tratamento é necessário para um dente abcessado. Seu dentista pode dar-lhe antibióticos para a infecção, um canal radicular para remover a polpa infectada ou extrair o dente inteiramente, dependendo da gravidade.

Aftas

Gengiva machucada perto do dente
As aftas podem ser bastante dolorosas.

As aftas podem aparecer no interior da boca, na língua ou por baixo dela, nas parte interior das bochechas ou lábios, no céu da boca ou nas gengivas. Elas são pequenas, e redondas ou ovais, com o centro branco ou amarelo e uma borda vermelha.

Elas são, normalmente, muito dolorosas e desaparecem entre uma a duas semanas. Não são contagiosas quando comparadas com as feridas causadas pelo vírus Herpes Simples. São mais comuns em adolescentes em jovens adultos, especialmente nas mulheres.

As aftas também são resultado de certas doenças como a doença celíaca, colite ulcerativa, doença de Crohn, doença de Behçet e infecção pelo HIV.

Dentes em erupção

As crianças cujos dentes permanentes ainda estão em erupção podem ter a gengiva machucada perto do dente.



Deficiências na dieta

Uma dieta com falta de vitamina C, vitamina B-12, zinco, ácido fólico ou ferro pode causar esta dor.



Dicas para evitar a gengiva machucada perto do dente

Higiene dentária cuidada

  • Escove os dentes macia usando movimentos circulares, durante dois minutos, duas ou três vezes por dia.
  • Use uma pasta de dente de flúor.
  • Use fio dental de forma regular.
  • Lave a boca bem com um enxaguante bucal. A água salgada quente (1 colher de chá de sal em 1 xícara de água) ou 3% de peróxido de hidrogênio podem fazer maravilhas.
Leia ainda -   Caroço no céu da boca: O que pode ser?

Outros cuidados de higiene

  • Lave as mãos antes de comer ou tocar suas gengivas e dentes.
  • Use uma tampa de escova para a proteger da sujeira e germes no ar.
  • Mude sua escova de dentes a cada três meses.
  • Lembre-se de desinfetar sua escova de dentes em 3% de peróxido de hidrogênio de vez em quando.

Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.