Boca

Gosto de ferro na boca – Principais causas e prevenção



O gosto de ferro na boca é causado por uma diminuição ou distorção do senso do paladar conhecida como parageusia. Este sabor desconfortável pode desenvolver de forma súbita ou ao longo de largos períodos de tempo.

O senso do paladar é controlado pelo paladar e pelos neurónios do olfato. As terminações nervosas transferem informação do paladar e dos neurónios do olfato para o cérebro, que identifica sabores específicos. Existem bastantes fatores que podem afetar este sistema complexo e, neste caso, criar um gosto metálico na boca.

Causas do gosto de ferro na boca

Existem várias causas possíveis para o aparecimento do gosto de ferro na boca.

Medicação

A distorção do sentido de paladar é um efeito secundário comum de certos tipos de medicação. Estes medicamentos são:

  • Antibióticos como claritromicina e metronidazol oral
  • Medicação para a hipertensão arterial como captopril
  • Medicamentos para glaucoma, como metazolamida
  • Medicação para a osteoperose

Quimioterapia e radiação

Existem vários tipos de quimioterapia que podem causar o aparecimento de um gosto metálico na boca. Alguns estudos sugerem que certos suplementos vitaminicos, como vitamina D ou zinco podem ajudar a prevenir a distorção do paladar em pessoas que estão a fazer tratamentos de radioterapia ou quimioterapia.



Estes dados sugerem que a falta de certas vitaminas podem ser um dos fatores que contribui para a distorção do paladar.

Sinusite

gosto de ferro na boca
A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios nasais.

O paladar está em muito ligado ao olfato. Quando o olfato se encontra destorcido, pode existir um impacto no paladar. A sinusite é uma das causas mais comuns do gosto a metal da boca.

Leia ainda -   Caroço no céu da boca: O que pode ser?

Este problema pode ser causado por:

  • Alergias
  • Resfriado comum
  • Tabagismo
  • Outra infeções respiratórias

Outros sintomas da sinusite incluem pressão ou dor facial, dores de ouvido, tosse, garganta inflamada ou mau hálito.

Sistema Nervoso Central

O Sistema Nervoso Central está encarregado de enviar mensagens para todo o corpo, incluindo mensagens relacionadas com o paladar. Uma lesão, como um acidente vascular cerebral ou paralisia de Bell, pode distorcer estas mensagens. Isto pode resultar na distorção do paladar e do aparecimento de sabores metálicos na boca.



Gravidez

Não é incomum as grávidas se queixarem de um gosto metálico na boca, especialmente numa fase mais recente da gravidez. A causa é desconhecida, mas pensa-se que seja causado pelas mudanças hormonais que ocorrem no início da gravidez. Um aumento do olfato, que é outro dos sintomas da gravidez, também foi identificado como uma das causas possíveis.



Alergias alimentares

Camarão, ovos e leite são alguns dos alimentos que podem causar alergias.
Camarão, ovos e leite são alguns dos alimentos que podem causar alergias.

O gosto a metal está identificado como um dos sintomas de algumas alergias alimentares. Se experiencia uma distorção do paladar após comer certos tipos de comida, como marisco ou nozes, é possível que tenha uma alergia alimentar. Neste casos é importante que procure ajuda especializada o mais rápido possível.

Outros frutos secos, ovo, leite de vaca, peixe, trigo e soja são responsáveis por mais de 90% das reações alérgicas (alimentares).

Vômito, pieira, diarreia, dores abdominais, urticaria, erupções cutâneas, eczema, formigueiro na boca e dificuldades respiratórias são outros dos sintomas mais comuns.

Higiene oral

Uma pobre higiene oral pode contribuir para o aumento da intensidade da distorção. Limpezas regulares ao dentes e restaurações dentais são atos importantes para diminuir o risco de desenvolver distorções no paladar.

Leia ainda -   Porque a língua fica branca? - Causas e Tratamentos


Quando procurar ajuda especializada

O gosto de ferro na boca vai embora assim que a sua causa seja tratada, especialmente se estamos perante um causa temporária. Deve contatar ajuda especializada se o paladar persiste esquisito durante um longo período de tempo.

Normalmente o médico vai sugerir-lhe um otorrinolaringologista, que vai realizar testes ao paladar para determinar a causa e a extensão do problema. Este tipo de testes são realizados observando a resposta da pessoa a diferentes produtos químicos.

A perda do paladar é um assunto sério e deve ser tratado como tal. Um problema deste tipo pode levar à perda ou ganho de peso descontrolado ou depressão.

Para pessoas que se têm de restringir a determinados tipos de dietas, como diabéticos, a distorção do paladar pode tornar as suas vidas num inferno.

Esta distorção pode também ser um sinal de certas doenças, como Parkinson ou Alzheimer.

Prevenindo o aparecimento do gosto de ferro na boca

boca metálica
A água vai manter a boca saudável.

Infelizmente, existem poucas medidas que pode tomar para prevenir este problema. Se a sinusite é um problema, o sintoma deve ir embora depois de ela desaparecer. Se a distorção é causa pela medicação de toma, informe o seu médico e discuta alternativas.

Depois de adquirir o sintoma pode tratar de encontrar maneiras para o mascarar, até que ele desapareça. Fique agora com algumas maneiras para reduzir ou eliminar temporariamente o problema.



  • Mascar chiclete sem açúcar ou balas
  • Lavar os dentes depois das principais refeições do dia
  • Manter-se hidratado
  • Evitar fumar



O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.