Gravidez

Grávida pode comer camarão? – Riscos e benefícios do camarão na gravidez



A gravidez é uma altura da vida de uma mulher em que o desejo por certas comidas é maior que nunca. Ostras, sushi, camarão ou outras comidas provenientes do mar são das comidas mais desejadas, mas será que uma grávida pode comer camarão?

Afinal, uma grávida pode comer camarão?

Sim, você pode comer camarão, visto que eles são um alimento com um baixo teor em mercúrio. No entanto, você deve limitar o consumo a 340 gramas por semana e o camarão deve ser bem cozinhado.

Benefícios do camarão na gravidez

Rico em ômega 3

O camarão é conhecido como a segunda fonte mais importante de ácidos graxos ômega 3, que contêm ácido eicosapentaenóico e ácido docosa-hexaenóico. O ácido graxo docosa-hexaenóico é muito importante para o feto em crescimento, pois ajuda no desenvolvimento do cérebro, sistema nervoso central e olhos.

Um estudo concluiu que as mulheres que consumiram camarão e outros alimentos vindos do mar deram à luz crianças com melhores habilidades cognitivas e neurodesenvolvimento. Como nossos corpos não conseguem produzir os ácidos graxos essenciais, precisamos de fontes externas, como camarões, para atender essa necessidade.

Abundante em aminoácidos e proteínas

Cerca de 75% da parte comestível de camarão é água. Dos 25% restantes, 80% são proteínas; 100 gramas de camarão fresco tem cerca de 19,4 gramas de proteína.

Leia ainda -   Como saber se estou grávida na primeira semana - Primeiros sintomas


Os camarões também são ricos em aminoácidos, que devem ser consumidos a partir de fontes externas ao nosso corpo.

Abundante em vitaminas e minerais essenciais

Cálcio, potássio, sódio e magnésio são minerais essenciais durante a gravidez. Eles estimulam a saúde dos ossos, regulam a produção de enzimas e fazem a manutenção dos níveis de fluído no corpo.

100 g de camarão fresco darão cerca de 100 mg de cálcio, 300 mg de fósforo e 40 μg de selênio. Camarão também contém uma boa quantidade de vitaminas A, D, E, B12 e B3.

O cálcio e o fósforo são essenciais para os ossos e dentes em adultos e desenvolvimento ósseo em bebês. O selênio aumenta a imunidade da mãe.



Alto teor de ferro

grávida pode comer camarão mas sem exagerar
Os nascimentos prematuros aumentam de ano para ano.

O camarão possui 1,8 mg de ferro a cada 100 g. O ferro ajuda a reduzir o risco de anemia durante a gravidez e ajuda o fornecimento de sangue ao feto. Reduz ainda o risco de parto prematuro.



Baixo teor de gordura

A grávida pode comer camarão e deve fazê-lo, visto que ele é um dos frutos-do-mar com baixo teor de gordura, o que significa que você não precisa se preocupar com excesso de peso ao comer camarão durante a gravidez.

Posso comer camarão cru ou mal cozinhado na gravidez?

Você nunca deve comer camarão cru ou mal cozinhado durante sua gravidez. Eles são conhecidos por causar listeriose, uma infeção bacteriana causada pela listeria monocytogenes encontrada em frutos-do-mar crus. A bactéria também pode infetar o feto através da placenta e causar problemas graves.

Como cozinhar o camarão na gravidez

O processo de confeição do camarão é importante, para que evite as hipóteses de infeções.

  • Use água morna para limpar o camarão. Escale o camarão e remover o trato intestinal e a veia traseira que são facilmente visíveis. Use uma faca afiada para limpar o camarão.
  • Se você os guardou na geladeira, certifique-se de descongelá-los completamente.
  • A ferver é o melhor método para cozinhar camarões. Cozinhe-os a 74ºC, pois as bactérias mais comuns morrem após essa temperatura.
  • Se você estiver usando o microondas, deixe-o repousar por três a quatro minutos, e depois cozinhe-o bem.
Leia ainda -   Grávida pode comer inhame? - 10 beníficios para a gravidez

Grávida pode comer pasta de camarão na gravidez?

Grávida pode comer camarão, mas será que o pode fazer se ele estiver em formato de pasta? A pasta de camarão é bastante comum. Grande parte dos países asiáticos usam esta pasta regularmente em sua dieta. Você pode comer esta pasta, desde que siga as indicações dadas em cima quando cozinha o camarão.

Não se esqueça de falar com seu médico e esclarecer todas as dúvidas.








O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.