lingua preta
Língua

Língua preta – Causas e Tratamento



Porque é que estou com a língua preta? Esta pergunta nem sempre é fácil de responder pois não existe apenas uma resposta possível, visto que existem várias situações que podem causar esta condição. A língua pode também não ser preta, mas sim amarelada ou acastanhada. Pode também ser acompanhada pelo mau hálito ou até deixar um sabor a metal na boca.

Porque é que tenho a língua preta?

As manchas pretas na língua estão normalmente associadas ao aparecimento de fungos ou bactérias na boca. As papilas da língua acumulam bactérias e leveduras. O normal é que estes fungos e bactérias desapareçam por conta própria, mas em alguns casos eles crescem, prosperam e podem até ficar parecidos a pêlos, deixando uma mancha preta na língua.

A proliferação destes organismos na língua não costuma causar dor, mas alguns pacientes queixam-se de uma sensação de queimadura ou de picadas na língua.

A cor das papilas é, normalmente, rosa, mas o tipo de alimentação de cada pessoa tem uma grande influência nesta característica. O café pode colocar a língua acastanhada. Já o excesso de leveduras pode colocá-la amarela ou preta.

O excesso de açúcar na alimentação pode promover o crescimento das leveduras na língua.



Causas da língua preta

  • Falta de higiene oral
  • Fumar
  • Consumo excessivo de chá e chá preto em especial
  • Falta de saliva ou condições que afetam as glândulas salivares
  • Antibióticos que causem o crescimento de leveduras na boca
  • Desidratação e ingestão inadequada de líquidos
  • Medicamentos que contenham bismuto
  • Gênero (mais frequente nas mulheres)
Leia ainda -   Língua amarela - Causas e Tratamentos

Como tratar a língua pilosa negra?

Melhorar a higiene oral

Procure melhorar a sua rotina de higiene oral. Lave os dentes no mínimo duas vezes por dia e a seguir a cada refeição no caso de ter a língua preta.

É ainda aconselhável que use uma pasta de dentes com fluoreto, que é uma das substâncias que ajudam a matar as bactérias.



mau hálito língua preta

Preste mais atenção à sua língua. Se não está com dores use um limpador de língua, que muitas vezes vem incluído nas escovas de dentes. Este ato vai remover quaisquer pedaços de comida, células ou bactérias, sobretudo quando realizado com alguma frequência (uma vez ao dia).

Aumenta a quantidade de água que bebe ao longo do dia. Se não puder lavar os dentes depois de uma refeição tente fazer alguns bochechos com água.



Use fio dental. O uso de fio dental diário pode ajudar a diminuir de forma significativa a quantidade de bactérias que estão entre os dentes.

Enxaguar água salgada. Pegue num copo de água quente e dissolva uma colher (de chá) de sal. Bocheche a solução e não a engula. Faça isto duas vezes por dia.

Dieta e estilo de vida saudáveis

Deixe de fumar. Se consegue deixar de fumar é aconselhável que o faça. Caso não consiga, diminua a frequência com que fuma enquanto tem a língua preta.

Aumente a ingestão de fibras. Aumente o consumo de alimentos com elevadas quantidades de fibra como saladas e vegetais. Eles vão ajudar a limpar a língua enquanto come.

Visite o dentista de forma regular. Faça visitas regulares ao dentista e tente marcar limpezas aos dentes pelo menos duas vezes por ano.





Leia ainda -   Caroço na língua - 8 causas mais comuns

 

Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.