Pele

Mancha branca no rosto – 3 causas possíveis e tratamentos



Uma mancha branca no rosto pode aparecer devido a um número variado de razões, que podem ser benignas ou severas. Os pacientes afetados por este problema devem sempre consultar um dermatologista, que pode realmente avaliar a situação e escolher o melhor tratamento.

Estas manchas podem aparecer em várias partes do corpo, mas é na cara que se tornam num problema maior. Podem ainda existir outros sintomas associados às manchas brancas na cara como a irritação ou comichão da pele.

As manchas marrons na pele são uma variação comum deste problema e que também pode trazer muitas dores de cabeça.

Causas do aparecimento da mancha branca no rosto

A mancha branca no rosto pode surgir por várias razões. Perceber estas razões e causas pode ser importante para a definição do tratamento ideal e até mesmo para evitar o problema no futuro.

Micose de praia

Pitiríase Versicolor, Tinea Versicolor ou Micose de praia é uma infeção fúngica da pele caracterizada pelo aparecimento de marcas por todo o corpo, que podem ser marrons, brancas, laranjas ou rosas.



Exposição solar exagerada, calor, climas tropicais, pele oleosa e suor excessivo são alguns dos fatores que aumentam o risco de infeção.

É sugerido um tratamento com pomadas à base de zinco, piritiona, sulfeto de selênio, miconazol ou clotrimazol.

Vitiligo

Vitiligo é uma condição da pele não-contagiosa que se caracterizada pela perda da pigmentação natural da pele.

As causas do vitiligo não são claras, mas pensa-se que seja uma doença autoimune com transmissão genética e que surja devido a fatores externos como a exposição solar excessiva, estresse e produtos químicos.

Leia ainda -   Suor nas mãos - Dicas e tratamentos

Apesar de o vitiligo poder afetar qualquer parte do corpo, as áreas afetadas mais comuns são o rosto, mãos, pés, cotovelos e a área genital.





Pitiríase alba

Pitiríase alba tipo de mancha branca no rosto
As causas da pitiríase alba ainda não são conhecidas.

A pitiríase alba é uma doença de pele com causa desconhecida e que é mais comum nas crianças.

O aparecimento da doença é mais comum no verão, após a exposição solar e é confirmado após surgirem manchas claras e arredondadas no rosto (principalmente nas bochechas), no tronco ou nos membros superiores.

Este tipo de mancha branca no rosto desaparece após alguns meses, mas pode permanecer na pele durante vários anos em casos mais complexos.

Como retirar as manchas brancas do rosto

Os tratamentos para retirar as manchas brancas dependem diretamente da causa da doença. Existem certos passos que pode tomar para acelerar o processo de desaparecimento das manchas usando remédios caseiros ou tratamentos profissionais.



Tratamentos médicos

  • Cremes antifúngicos e loções, tais como, clotrimazol e miconazol podem ajudar a tratar a pitiríase versicolor
  • O vitiligo não é uma condição da pele facilmente tratada, no entanto existem várias opções de tratamento profissional, tais como, fototerapia UV, enxerto de pele, entre outros

Remédios caseiros

  • O consumo de suco de gengibre é recomendado para tratar vitiligo, pois promove o fluxo sanguíneo. Aplicar creme de óleo de mostarda com cúrcuma à área afetada também pode trazer benefícios
  • A aplicação de um cremes hidratantes nas manchas da pitiríase alba é uma boa forma de acelerar o processo de recuperação
  • O tratamento da pitiríase versicolor foca-se em retirar as leveduras da pele. Isto pode ser feito usando xampus e cremes antimicóticos e tomando banhos com bucha vegetal



O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.