Febre

O que é bom para a febre? – 11 dicas preciosas



E afinal porque temos febre?

A febre, não sendo uma doença mas sim um sintoma, é a elevação da temperatura em resposta para o tratamento de alguma infeção, inflamação ou outros.

O aumento na temperatura é nada mais que uma sinalização do sistema imunológico do nosso corpo quando está a combater algum problema.

A partir de quantos graus centígrados é considerado febre?

Visite este artigo para mais informações nessa matéria.

porque temos febre
O termômetro deve ser usado para descobrir se temos ou não febre.

O que é bom para a febre?

Não fique desidratado

Quando estamos com febre o nosso corpo expele pela pele, devido à transpiração, quantidades de água muito maiores que o normal, fazendo com que o nosso corpo fique com falta dela.

Chegar a um estado de desidratação vai piorar ainda mais a febre, pois o corpo vai fechar os poros da pele para conter as perdas de água, desacelerando a queda da temperatura.



Sinta-se confortável

Escolha um local confortável para se instalar e descansar, não muito frio nem muito quente. Tenha também atenção a possíveis correntes de ar, que podem piorar bastante a febre.

Descansar!

Depois de escolher um bom local para se instalar, tire uma boa pausa para fazer uma sesta ou mesmo um longo sono caso necessário.

Leia ainda -   Qual a temperatura normal do corpo?

O importante é mesmo esquecer todos os problemas por um pouco e permitir ao seu corpo que recupere energias, que mais tarde serão, sem dúvida, úteis para a recuperação e o desaparecimento da febre.

Descansar é bom para a febre e pode rapidamente acabar com esse problema.

 bom para a febre
Arranje um lugar confortável para descansar.

Atenção às peças de roupa

Não se agasalhe de mais caso tenha febre. O excesso de roupa vai aprisionar o calor, fazendo com que a febre perdure por mais tempo.





O mesmo se aplica aos lençóis da cama.

Faça chás de ervas

Os chás de ervas podem ser uma forte arma na luta contra a febre. Chás de tília, casca de salgueiro, tomilho, sabugueiro-preto ou camomila podem ser ótimos para diminuir a febre.

As propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias e estimuladoras da transpiração destes chás vão com certeza ajudar a apaziguar a febre.

Compressas

Use e aplique uma compressa, que pode ser uma toalha também, úmida e aplique ao longo dos seus membros e do tronco. O uso de compressas é bom para a febre pois elas irão ajudar a atenuar a subida da temperatura.

Caso esteja com muito frio e não se esteja a sentir muito confortável com isso é melhor não usar este método.



Esponjas

Similar ao método das compressas, molhe uma esponja em uma água não muito fria e vá esfregando pelas partes mais quente do seu corpo.

O uso de esponjas é bom para a febre, pois ele vai diminuir a temperatura de nosso corpo, dissipando a febre.

Tomar um banho de imersão

Se a sua febre o está deixando com frio, encha a sua banheira com água morna e tome um banho bem relaxante.

O banho vai ser bom para a febre e pode ser uma boa maneira de a baixar mais rapidamente, pois vai refrescar o seu corpo, ajudando assim a que a temperatura desça.

Leia ainda -   Afinal a partir de quantos graus é considerado febre?

Analgésicos

Existem vários analgésicos que pode tomar para combater a febre. Paracetamol, ibuprofeno e aspirina podem ser bastante úteis, desde que usados de acordo com as prescrições de cada um.

Atenção à alimentação

Opte por não comer em grandes quantidades e evite comidas muito pesadas. Durante o período de febre tente fazer uma dieta à base sucos de fruta, sopas e alguns dos chás já recomendados em cima.

A dieta à base de líquidos vai ajudar a repor as enormes quantidades de água perdidas durante o estado febril.

Sorvetes

Esta será uma dica bem útil, especialmente para usar com crianças que estão com febre. O sorvete vai ajudar a normalizar a temperatura do corpo, assim como a hidratar. O açúcar presente nele também poderá ser bom para a febre, pois vai ajudar a repor a energia perdida durante o estado de febre.

O sorvete é bom para a febre e pode ser uma boa e fácil maneira de baixar a temperatura das crianças.

Poderá ser preciso consultar um médio caso

Para casos mais graves poderá ser necessário uma visita ao médico, especialmente se tem o pescoço demasiado rígido, dores de cabeça muito fortes, se a vítima é uma criança com menos de 5 meses, se  a febre está muito elevada e não dá sinais de paragem ou se já prolonga por demasiado tempo.

Nestes casos é de extrema importância que vá ao médica o mais rápido possível.



Para mais artigos neste tópico visite a categoria Febre.




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.