congestão nasal causa sabor a sangue na boca
A congestão nasal pode causar o gosto de sangue na boca.
Tosse

O que fazer para parar de tossir?



A tosse é uma das respostas fisiológicas do corpo humano que ocorre aquando da irritação das vias áreas e que aparece sob forma de uma contração espasmódica e de forma geral repetitiva da cavidade torácica. O que fazer para parar de tossir é uma das primeiras perguntas que qualquer pessoa quer ver respondida quando começam a aparecer os primeiros sintomas e é isso que vamos tentar esclarecer neste artigo.

A época dos resfriados e gripe trás consigo tosses fulminantes que podem deixar o peito dorido durante vários dias. Apesar de estes serem os causadores mais comuns da tosse eles não são os únicos, visto que as alergias, asma, refluxo ácido, o ar seco e o tabaco são outras causas possíveis para o aparecimento deste problema. Mesmo medicamentos para tratar alergias ou pressões altas no sangue podem causar tosse crónica.

Na maior parte dos casos é possível lidar com a tosse de forma eficaz, usando medicamentos de venda livre, removendo os possíveis alérgenos causadores ou tomando um duche de vapor, mas em alguns casos isso não chega.

Para saber o que fazer para parar de tossir à noite pode consultar este artigo.

Mas então o que fazer para parar de tossir?

Mantenha-se hidratado

o que fazer para parar de tossir
A água vai ajudar a umedecer a garganta.

Uma infecção do trato respiratório superior como uma gripe ou resfriado causa escorrimento no nariz. As secreções extra vão escorrer para a garganta, irritando-a e provocando a tosse. Também já escrevevemos um artigo que explica o que é bom para a garganta inflamada.



Beber líquidos vai ajudar a movimentação do muco sobre a camada de cílio, mantendo as membranas mucosas úmidas.

Os homens devem beber cerca de três litros de líquidos diariamente enquanto se encontram com tosse. Para as mulheres é aconselhável que bebem 2,2 litros ou mais.

Fruta

As fibras presentes na fruta podem ajudar de forma significativa a reduzir a tosse crónica e ainda ajudar com outros sintomas respiratórios.

A maça possui ainda flavonoides, que ajudam de forma eficaz a tornar os seus pulmões saudáveis.

Pastilhas e bebidas quentes

Pode optar por tomas pastilhas para a tosse que possuem propriedades que vão anestesiar a parte  detrás da garganta, o que vai diminuir de forma temporária o reflexo da tosse.



Para alguns tipos de tosse, causadas por congestão ou rinorreia posterior os líquidos são bastante aconselhados por especialistas.

Leia ainda -   Como parar a tosse seca noturna - 8 dicas

Sendo assim, beber chá quente com mel também podem ser uma ótima maneira de trazer algum alívio à garganta, sendo que existem vários estudos clínicos a suportar esta estratégia.

Duches de vapor e umidificadores

Um duche quente pode ajudar a parar a tosse porque vai soltar as secreções do nariz. Esta estratégia pode melhorar a tosse proveniente de resfriados e alergias.

Umidificadores também podem ajudar. Em casas secas as secreções nasais podem secar e causar irritação. Colocar o ar mais úmido pode ser bastante útil, mas também é importante saber quando parar para não se exagerar e causar outro tipo de problemas.

Caso opte por esta estratégia será bastante importante que limpe o umidificador de forma frequente, pois ele vai acumulando fungos e mofo e pode tornar-se num problema.



Remover agentes irritantes do ar

Perfumes e ambientadores podem parecer benignos, mas para algumas pessoa eles são causadores de sinusite, provocando produção extra de muco que leva ao aparecimento da tosse crónica. Para quem possui este tipo de problemas será bastante importante eliminar estes produtos da sua casa.

O pior agente irritante do ar é, no entanto, o fumo. Quase todos os fumadores acabam por desenvolver a tosse de fumador. Quem permanece várias vezes e durante longos períodos em espaços com excesso de fumo também pode vir a desenvolver estes problemas.

A única solução? Deixar de fumar ou de visitar espaços com excesso de fumo. A tosse crónica causada por estes fatores também pode ser um sinal de cancro do pulmão ou de um enfisema pulmonar.

Descubra o que está a causar a sua tosse

como tratar tosse
A tosse pode ter origem em alergias.

As tosses que surgem após um simples resfriado acabam, normalmente, após poucas semanas. Tosses persistentes e crónicas podem ser causadas por problemas diferentes como alergias, asma, ácida refluxo ou até estarem relacionadas com a medicação tomada.



Será também importante perceber se a tosse está sendo causada por um resfriado ou uma alergia.

Deverá falar com o seu médico se a tosse durar mais que duas semanas, se está a tossir muco espesso ou se tem outros sintomas como perda de peso, febre, fatiga ou calafrios. Se está com dificuldades em respirar ou a tossir sangue deverá dirigir-se às urgências imediatamente.

Remédios caseiros para tosse seca

Um dos pontos mais importantes da lista o que fazer para parar de tossir é, sem dúvida, a produção de remédios caseiros como chás ou xaropes.

Mel

o que fazer para acabar tosse
O mel pode ajudar a acalmar a tosse.

O mel vai atuar como um supressor natural da tosse, acalmando a garganta irritada. É ainda uma excelente arma para ajudar no combate à tosse crónica provada por alergias. Em períodos de tosse tente sempre adicionar uma pequena quantidade de mel à sua alimentação para ajudar com os sintomas.

Leia ainda -   Como tirar catarro da garganta - 14 dicas que funcionam

Ele não deve ser ingerido por crianças com menos de 12 meses.

Sopas

As sopas de cebola e frango são excelente para combater a tosse. As suas soluções quentes e aguadas irão ajudar a diluir as secreções mucosas.

Chá de canela

Para fazer este chá de canela irá precisar de 1 pau de canela, 1 rodela de limão, meio litro de água e 3 cravos-da-índia.

Coloque os ingredientes em cima referidos num recipiente e deixar a ferver por cinco minutos. Deixe que a mistura arrefeça, filtre e junte uma colher de mel. Deve beber duas xícaras deste chá ao dia.

A canela e o cravo-da-índia irão dar uma ajuda para destruir os micro-organismos que causaram a tosse. O limão contêm uma alta quantidade de vitamina C e ainda tem propriedades expectorantes.

Suco de cenoura

xarope para tosse com cenoura
A cenoura tem propriedades que ajudam a diminuir a tosse.

Pode também optar for fazer um chá de suco puro de cenoura. Para isso vai precisar de ralar uma cenoura de tamanho médio e de colocá-la dentro de uma geladeira. Retire o recipiente da geladeira e filtre o suco para um copo.

Junte mel com a mesma quantidade do suco e tome este xarope entre duas a três vezes ao dia.

O mel atua como um supressor natural da tosse e a cenoura possuiu elevadas doses de vitamina C e tem propriedades antitússicas.

Chá de eucalipto

O eucalipto é bom para a tosse, pois ele é muitas vezes usado para tratar gripes e resfriados ou até problemas respiratórios como a bronquite ou a asma.

Para fazer este chá vai precisar de uma xícara de água fervente, uma colher (sopa) de mel e uma colher (de chá) de folhas de eucalipto.

Coloca as folhas de eucalipto num recipiente com mel e cubra com água quente. Deixe em repousou durante dez minutos e filtre a solução.

Podem também usar óleo essencial de eucalipto em fez de folhas, adicionando cerca de cinco gotas.

Chá de hortelã

remédio caseiro tosse
A hortelã pode ajudar a combater a tosse.

As propriedades anti-sépticas, analgésicas e tranquilizantes da hortelã vão ajudar a aliviar a tosse e constipações. A hortelã pode ajuda ajudar o corpo humano a combater vírus e bactérias.

Este chá que o vai ajudar a parar de tossir é composto por uma colher (de chá) de folhas de hortelã, uma colher e mel e uma xícara de água a ferver.

Deixa as folhas de hortelã picadas na xícara com água por cinco minutos. De seguida filtre e adicione uma colher de mel.

Chá de alteia

O chá de alteia também é bom para parar de tossir pois ele possuiu propriedades sedativas e anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a tosse.

Coloque 150 mililitros de água fria e 10 gramas de raízes de alteia numa chávena e deixa em repouso durante 90 minutos. Filtre a solução e beba-a morna várias vezes ao dia até ao desaparecimento da tosse.






O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.