tosse seca noturna
A tosse noturna impede um sono reconfortante e descansado.
Tosse

Como parar a tosse seca noturna – 8 dicas



A tosse seca noturna pode causar grande desconforto e quase que impossibilitar o sono a quem está a tossir. O remédio milagroso é aliviar a garganta e as vias aéreas antes de ir dormir.

O que fazer para parar a tosse seca noturna?

Chá de ervas com mel

Beber chá de ervas sem cafeína e com mel é um excelente hábito, especialmente em altura de tosse seca. É também excelente para melhorar a garganta inflamada. Qualquer liquido quente vai ajudar a soltaro muco acumulado nas vias respiratórias. O mel é uma boa adição pois será bastante importante no alívio da dor e uma ótima fonte de energia numa altura de mais cansaço.

Durma inclinado

No caso da tosse seca noturna a gravidade pode ser sua inimiga. Toda a drenagem pós-nasal e muco que você engole durante o dia vai voltar e irritar a garganta quando se deita. Tenta desafiar a gravidade e durma com uma almofada ou travesseiro que o deixe com a cabeça mais alta que o resto do corpo.

Para pessoas com refluxo gastroesofágico existe uma outra dica preciosa que envolve a inserção de bloco de madeira por baixo da cabeça da cama de forma a incliná-la. Com o novo ângulo será mais difícil a subida dos ácidos do estômago à garganta.

Use o vapor com cautela

As vias respiratórias secas podem piorar a sua tosse. Pode encontrar algum alívio ao tomar um banho quente antes de dormir ou mesmo inspirar o vapor de uma vasilha de água quente, mas para quem tem doenças como a asma a situação pode ficar muito pior e não é aconselhável.

Leia ainda -   Tosse com catarro branco - Causas e Tratamento


Tenha atenção à humidade

Umidificadores podem ajudar com a tosse se o ar está seco, no entanto precisa de ter atenção porque muita umidade pode levar ao aparecimento de ácaros e mofo, ambos alérgenos comuns que prosperam no ar úmido e também levam à tosse seca.



Os níveis de umidade devem estar entre os 40 e 50%.

Prepare-se

remédio tosse à noite
É sempre bom ter um copo de água à mão para umedecer a garganta.

Tenha sempre ao lado da cama um copo de água, remédio ou gotas para a tosse ou algo que posso ajudar. Quanto mais cedo combater a tosse seca noturna melhor.

Manter a cama limpa

Se está com tosse e é propenso às alergias tente dar maior atenção à sua cama. Os ácaros, pequenas criaturas que se alimentam de partículas resultantes da descamação de pele humana, são um gatilho da alergia comum. Para se livrar deles lave a roupa da sua cama frequentemente, sendo aconselhável que o faça pelo menos uma vez por semana.

Será também importante perceber as diferenças entre uma tosse de resfriado e uma tosse alérgica.



Considere os medicamentos de venda livre

Medicamentos de venda livre para a tosse podem ajudar de duas formas. Um expectorante pode ajudar a soltar o muco. Um xarope normal vai reduzir o reflexo da tosse e assim a vontade de tossir, diminuindo a tosse seca e irritativa.

Consulte o seu médico

Uma tosse seca noturna que dura por mais de sete dias não é normal e nesses casos será aconselhável que consulte o seu médico.



 

 




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.