Boca

Porque a língua fica branca? – Causas e Tratamentos



Porque a língua fica branca parece ser uma questão alarmante, mas ela pode ser normalmente tratada usando remédios caseiros. Em casos muito raros e específicos poderá ser necessária a visita a um especialista.

Esta condição é normalmente temporária e benigna. É causada devido à presença de bactérias, células mortas e detritos, que acumulam na parte superior da língua, dando o conhecido aspeto esbranquiçado. Pode ainda ser, apesar de que com muita menos frequência, provocado devido a infeções ou condições pré-cancerígenas.

Porque a língua fica branca?

Detritos

A língua é revestida pelas papilas, onde os detritos se alojam e acumulam, dando o aspeto branco à língua. Este problema pode ser resolvido usando um limpador lingual ou até a própria escova dos dentes.

As causas principais são:

  • Boca seca, desidratação ou respirar pela boca
  • Pobre higiene oral
  • Fumar tabaco e beber álcool
  • Febre
  • Dieta com pouco teor em fibras

Leucoplasia

Esta condição causa a formação de placas brancas que podem aparecer nas gengivas, no interior das bochechas, na língua ou na parte inferior da boca.



Não causa qualquer dor, mas também não vai desaparecer com a técnica de raspar usando o limpador de língua.

O consumo de tabaco, fumado ou mastigado, é o principal responsável pela maioria dos casos de leucopastia. Também se pensa que o consumo elevado de álcool possa estar no centro de problema.

Candidíase oral

porque a língua fica branca
Diferenças entre a língua normal (1ª imagem) e a língua infetada por candidíase (2ª e 3ª imagens).

Uma das respostas mais comuns à pergunta porque a língua fica branca é a candidíase oral. Esta infeção fúngica, que também é a causa do céu da boca amarelo, pode originar outro tipo de sintomas como mau hálito, boca ardente ou o gosto de ferro na boca.

Leia ainda -   Coceira no céu da boca - 6 maneiras para a evitar

Nestes casos também pode usar um limpador de língua pare ser ver livre do revestimento branco.

A candidíase oral é mais comum em:



  • Pessoas com diabetes
  • Crianças e idosos
  • Pessoas com deficiências de ferro e vitamina B
  • Que tomam antibióticos regularmente
  • Com o sistema imunitário fragilizado
  • Que usam dentaduras

Diminuição do consumo de açúcar, melhorar a higiene oral e medicamentos antifúngicos são as formas mais eficazes de combater o problema.



Condições mais sérias

Existem outras condições mais graves que podem causar o aparecimento do revestimento branco na língua. Cancro da boca, cancro da língua, HIV/AIDS e sífilis são algumas das condições porque a língua fica branca.

Se os sintomas persistirem por mais de 2 semanas sem desaparecerem é importante que visite o seu médico. Ele vai investigar e com certeza descobrir a causa do problema.

Tratamento para a língua branca

Sal

O sal é um dos melhores produtos caseiros para se livrar das manchas brancas da língua. A sua textura grosseira vai raspar a língua de uma forma natural e remover as células mortas e os detritos. Também tem propriedades antissépticas, o que vai fazer com que elimine as bactérias da boca.

Probióticos

Quando o revestimento branco é causa pelo fungo cândida albicans, os probióticos que contêm bactérias úteis podem ser preciosos.



Iogurtes, suplementos ou enxaguantes bucais feitos a partir de cápsulas probióticas são excelentes formas de combater o problema.

Glicerina vegetal

Este é um método bastante popular e testado que é especialmente efetivo quando a língua branca é causada pela secura da boca. Este método também previne o mau hálito.

Coloque a glicerina vegetal na língua e use a escova de dentes para espalhar gentilmente. Faça isto duas vezes ao dia.

Leia ainda -   Afta no céu da boca é normal? - Fotos e como tratar

Peróxido de hidrogênio

A forte propriedade antibacteriana deste composto também serve para matar as bactérias que estão a causar a língua branca. Também pode ajudar a tornar os dentes mais brancos.

Deve usar a solução com 3%, a mais comum, mergulhando a escova na solução e raspando a língua de forma suave.

Lavagem regular

limpador língua branca
O limpador lingual é a forma mais eficaz de livrar a língua do revestimento branco.

Use a escova ou um limpador lingual para limpar a língua e retirar os detritos, bactérias e células mortas. Faça isto de forma ligeira, de forma a não magoar a língua.



Quando visitar o médico

  • Se nota alguma mudança drástica na língua
  • Se tem dores na língua
  • Se o revestimento branco permanece após algumas semanas de tratamentos



O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.