caroço no braço causa febre
A temperatura normal do corpo humano depende de vários fatores.
Febre Saúde

Qual a temperatura normal do corpo?



A pergunta qual a temperatura normal do corpo humano nem sempre tem uma resposta fácil, pois ela varia consoante mudanças na intensidade da atividade física realizada, da temperatura ambiente, entre outros fatores.

A temperatura considerada normal do corpo varia também tendo em conta as características da pessoa em questão, como o gênero ou até da hora do dia e o consumo recente de alimentos e líquidos.

Mais afinal qual a temperatura normal do corpo?

Qual a temperatura normal de uma criança?

qual a temperatura normal da criança
As crianças são mais suscetíveis a febres.

Quando a criança está com uma temperatura inferior a 36 graus pode ser sinal de que algo está mal e deverá ser procurada ajuda médica.

A temperatura normal de uma criança varia com vários fatores e consideramos que a febre em crianças acontece quando a sua temperatura corporal é igual ou superior a:

  • 38 ºC, medidos no ânus (retal)
  • 37,5 ºC, medidos na boca (oral)
  • 37,2 ºC, medidos na axila (axilar)

Temperatura axilar nas crianças

Quando a temperatura é medida nas axilas, 35,6 ºC ou menos são temperaturas baixas para a criança e podem ser problemáticas, sendo que se estiverem muito abaixo dos valores referidos deve procurar imediatamente ajuda especializada.



Temperatura retal nas crianças

No caso da temperatura retal nas crianças, se estiver entre 35,4 e 35,6 ºC ou se for inferior, é aconselhável que procure imediatamente ajuda especializada.



A temperatura retal deve ser 0,6 ºC maior que a temperatura oral e esta é a medição aconselhável a realizar em crianças com menos de 6 anos de idade.

Leia ainda -   Tosse: Qual é a diferença entre resfriado e alergia?

Temperatura oral nas crianças

No caso da temperatura oral, valores entre os 35,4 ºC e os 35,6 ºC são algo baixos e deve ser procurada ajuda para aumentar os valores da temperatura de forma eficaz.

Este tipo de medição não é aconselhável em crianças com menos de 6 anos.

Temperatura do corpo em adultos

qual a temperatura normal de um adulto
A alta temperatura

Normalmente, uma temperatura abaixo de 35,4, 35,5 ou 35,6 ºC pode ser um sintoma de que algo está errado no corpo de um adulto e pode mesmo ser uma sintoma de hipotermia. Dependendo dos vários fatores referidos na introdução, uma temperatura corporal entre os 36 ºC e os 37,5 ºC pode ser considerada normal.



A partir dos 37,2 ºC já pode ser considerado febre, como é mostrado em baixo.

  • Temperatura axilar – normal até aos 37,2ºC
  • Temperatura oral (boca)  – normal até aos 37,5ºC
  • Temperatura timpânica (ouvido) – normal até aos 37,5ºC
  • Temperatura retal (ânus) – normal até aos 38ºC

Como todos somos diferentes na nossa fisiologia, os valores em cima referidos podem ser diferentes de caso para caso, mas ainda assim constituem um bom guia para saber se o seu corpo se encontra numa temperatura normal.



A febre pode trazer fortes dores de cabeças e para isso fizemos um guia com 11 dicas para curar a febre.




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.