Gravidez

Quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea por dentro?



Você provavelmente já leu tudo sobre a cesárea, como é feito o procedimento, os riscos associados e quando é necessária, mas sabe quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea por dentro?

Neste artigo vamos responder-lhe a essa perguntar e dar algumas dicas para acelerar o processo de cicatrização.

Mas afinal, quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea por dentro?

A pele demora cerca de 5 a 10 dias a cicatrizar, enquanto que as camadas de músculo, assim como a parede abdominal, demoram entre 4 a 6 semanas. Respondendo à pergunta, quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea por dentro, a um nível mais profundo, o músculo do útero pode demorar até 12 semanas para cicatrizar completamente.

Se pretender fazer exercício físico após a gravidez, aconselhamos a que espere entre 2 a 3 semanas para o fazer, após uma cesárea. Se você se sente bem e acha que consegue exercitar sem grande dificuldade pode fazê-lo, mas será melhor começar com atividades como corrida leve, nadar ou levantamento de pesos relativamente leves.

Você pode aumentar o nível de intensidade conforme se sente. Normalmente, exercícios que envolvem os músculos mais afetados, como treinos abdominais, devem ser adiados por 8 a 12 semanas após a cirurgia. Isto permitirá que os músculos recuperem bem antes que você coloque uma pressão adicional sobre eles.



Dicas para acelerar o tempo demora para cicatrizar a cesárea por dentro

Descanse o suficiente

A cesárea é uma cirurgia bastante desgastante. Como em qualquer outra cirurgia, seu corpo necessita de tempo para se recuperar após ela terminar. Espere ficar entre 3 a 4 dias no hospital após ter o bebê, ou mais, no caso de complicações.

Leia ainda -   Grávida pode comer inhame? - 10 beníficios para a gravidez

É mais fácil falar do que fazer, pois é difícil ficar na cama durante muitas horas quando se tem um bebê pedindo atenção e cuidados a toda a hora. Você provavelmente já recebeu este conselho de seus amigos e familiares: “descanse quando seu bebê descansa”.

Proteja o seu corpo

Tome um cuidado extra com o seu corpo enquanto está a recuperar. Evite subir e descer escadas muitas vezes. Mantenha tudo o que precisa perto, para que não precise de se movimentar muito.

Não levante nada mais pesado que o seu bebê. Peça ajuda ao seu companheiro, amigos e familiares. Sempre que tossir, seguro no seu abdómen para proteger o local de incisão.

Pode levar até 8 semanas a voltar à sua rotina normal. Pergunte ao seu médico quando estará apta para exercitar, trabalhar ou conduzir.



Evite exercícios extenuantes, mas faça caminhadas leves com a frequência que puder. O movimento ajudará seu corpo a melhor e prevenir constipação e coágulos sanguíneos. Além disso, caminhadas são uma ótima maneira de mostrar ao seu bebê o mundo.

Assim como toma protege o seu corpo, não se esqueça de cuidar também da sua saúde mental. Ter um bebê pode ser muito exaustivo ao nível psicológico.



Alivie a sua dor

quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea por dentro
Para descobrir os efeitos secundários de determinada medicação consulte o folheto da mesma.

Pergunte ao seu médico que medicação deve tomar para aliviar as dores que sente, especialmente se está a amamentar. Dependendo do nível do seu desconforto, o médico pode prescrever um analgésico ou aconselhá-lo a tomar um medicamento sem receita médica (Advil, Motrin) ou acetaminofeno (Tylenol).

Além do medicamento para dor, você pode usar uma almofada térmica para aliviar o desconforto no local da cirurgia.

Foque-se numa boa nutrição

Uma boa nutrição é tão importante nos meses após a gravidez como quando você estava grávida. Se está a amamentar, você ainda é a fonte primária de alimento do bebê.

Leia ainda -   Benefícios da uva na gravidez - Grávida pode comer uva?


Comer uma variedade de alimentos manterá o seu bebê saudável e ajudá-la a ficar mais forte. Pesquisas mostram que comer vegetais durante a amamentação transmite sabores no leite materno que aumentam a diversão e o consumo desses vegetais à medida que seus filhos crescem.

Beba bastantes líquidos, especialmente água. Você precisa deles para aumentar o suprimento do leite materno e para evitar a constipação.

Quando procurar ajuda médica

Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

Você provavelmente sentirá algum incômodo na incisão e poderá ter hemorragias ou descargas até seis semanas após a cesárea. Isso é normal. Mas os seguintes sintomas não o são, pois podem sinalizar uma infecção:

  • vermelhidão, inchaço ou excremento de pus no local da incisão
  • dor forte ao redor na incisão
  • febre alta
  • descarga com mau cheiro da vagina
  • sangramento vaginal pesado
  • vermelhidão ou inchaço na perna
  • dificuldade em respirar
  • dor no peito
  • dor nos seios

Ligue para o seu médico se sentir triste e se o seu humor parece não melhorar, especialmente se você pensa em machucar seu bebê.

Finalmente, se você tem algum conhecido que teve uma cesárea, tente não se comparar com ela. A experiência de cada mulher com esta cirurgia é diferente. Concentre-se em seu próprio caso no momento e dê ao seu corpo o tempo necessário para voltar ao normal.

Com este artigo esperamos ter respondido à pergunta “quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea por dentro”. Se surgirem dúvidas não hesite em fazer um comentário abaixo.



Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.