dormência no braço esquerdo
Os insetos vivem durante pouco tempo mas podem ser uma grande dor de cabeça.
Pernilongos

Quanto tempo vive um pernilongo?



Os pernilongos, também conhecidos por mosquitos, ou pelo seu nome científico, Cuilicdae, são insetos atraídos pela água parada e pelo calor, que podem causar muitas preocupações aos donos de habitações.

Mais afinal, quando tempo vive um pernilongo?

Um pernilongo tem um ciclo de vida que dura cerca de 8 dias nos machos e até 1 mês nas fêmeas, também conhecidas por melgas.

Para além do sexo do pernilongo, existem outros fatores que influenciam a sua longevidade, como a temperatura, umidade e até o ciclo do ano.

O ciclo de vida de um pernilongo

Ovo

Nesta fase as fêmeas dos mosquitos vão procurar o sítio ideal para colocar os ovos, como é o caso de águas paradas, durante a noite. Estes ovos ficam a flutuar na água durante cerca de 48 horas, altura em que se irão transformar em larvas.

Larval

Os ovos deixados pela mãe transformam-se então em larvas, que vivem na água, próximas da superfície para poderem respirar. Grande parte das larvas utilizam o sifão, um tubo ligada à superfície que as permite respirar estando debaixo da água.



A temperatura da água vai influenciar diretamente a duração desta etapa, que pode variar entre 7 e 14 dias. Durante este tempo as larvas alimentam-se de microrganismos e matéria orgânica presentes na água.

Quanto mais baixas as temperaturas, maior o número de dias passados nesta fase.



Pupa

Esta penúltima fase é considerada de repouso, pois a pupa não se alimenta e usa a energia acumulada durante a fase larvar para sobreviver.

Leia ainda -   Armadilha para pernilongo 🡪 Aprenda já a fazer a sua

As pupas vão flutuar durante cerca de dois dias na superfície da água, até ao fim da metamorfose da larva pernilongo.

Pernilongos Adulto

tempo de vida pernilongo
As infestações de pernilongos podem-se tornar num problema sério.

Antes de voar o recém adulto vai descansar durante algum tempo na superfície da água para permitir o endurecimento do seu corpo, para que possa voar nas suas máximas capacidades.



Nesta fase os insetos podem escolher a sua casa como habitat e por isso decidimos escrever um artigo em como espantar pernilongos.



 




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.