Boca

Saliva grossa – As 9 causas e tratamentos mais comuns



A saliva grossa não é, de todo, normal. Um problema como este pode sugerir a inflamação do trato respiratório superior, dos seios paranasais ou da cavidade oral.

Saliva normal

A saliva é uma secreção muito importante produzida nas glândulas salivares dentro da cavidade oral. O nosso corpo produz entre 1 a 2 litros desta secreção aquosa diariamente.

A saliva possui também enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos.

O normal é que ela possua uma consistência fina, de natureza alcalina e que não cause qualquer tipo de perturbação. Qualquer diferença às características referidas indica, normalmente, algum tipo de doença ou infeção.

Causas mais comuns para a saliva grossa

Desidratação

A água é o maior constituinte da saliva. Se está a beber menos água do que o requerido, é normal a produção de saliva mais grossa que o normal.



Os níveis de desidratação também se podem observar na urina, que fica mais escura com a falta de água no corpo.

Portanto, se não tiver outras queixas para além de uma expetoração espessa que tende a ficar na garganta, você pode apenas precisar de beber mais água.

Fumar

Fumar irrita o revestimento interno do trato respiratório, que por sua vez leva ao aumento da produção de muco. Fumadores sentem frequentemente que algo está preso nas suas gargantas, uma sensação de bolo na garganta.

Sinusite crônica

sinusite pode criar saliva grossa
A sinusite pode criar ardência na garganta e tonturas ao acordar.

Doentes com sinusite crônica queixam-se muitas vezes de saliva grossa e mau hálito. Isso acontece porque a produção de muco vai aumentar nos seios paranasais, que desce para a boca e para a parte de trás da garganta.

Leia ainda -   Céu da boca inchado - Causas e Tratamentos

Isso é chamado de gotejamento pós-nasal e leva ao espessamento da saliva.



Candidíase

saliva grossa
Diferenças entre uma boca e língua normais (1ª imagem) e a boca seca, com língua infetada por candidíase.

Outra das razões pode ser a presença da candidíase na sua cavidade oral.

A candidíase oral, também conhecida popularmente de sapinho, é provocada pelo fungo Candida albicans e caracteriza-se pelo aparecimento de placas brancas com aspeto cremoso na língua, parte interior das bochechas, gengivas, amígdalas e céu da boca.



Resfriado e tosse

tosse com catarro
A tosse é mais comum durante o inverno.

Está com tosse e sintomas de resfriado? Quando o paciente tem um resfriado ou outra infeção respiratória na qual são produzidas secreções mucosas, o muco espesso pode-se misturar com secreções salivares e torná-las viscosas e pegajosas.

Doenças auto-imunes

Uma causa rara poderia ser algum distúrbio auto-imune, como a síndrome de Sjogren.

A síndrome de Sjogren possui outros sintomas como a diminuição do cheiro e paladar, tosse seca, olhos secos e com sensação de areias, pele seca, dor muscular e articular, fadiga, secura vaginal, dor na língua e dor na garganta.



Para fazer o despiste desta doença deve fazer um exame sanguíneo.

Alergias sazonais

Apesar de existirem pólenes no ar durante todo o ano, é na primavera que as concentrações são mais elevadas.
Apesar de existirem pólenes no ar durante todo o ano, é na primavera que as concentrações são mais elevadas.

Se você tem a saliva grossa durante alguns meses específicos do ano, pode ser uma reação alérgica sazonal.

O número de pólenes no ar aumenta exponencialmente na primavera. Quem é alérgico está mais exposto durante estas alturas, sendo que a saliva grossa, coceira nos olhos, fadiga, tosse, muco e congestão nasal são alguns dos sintomas mais comuns.

Medicação

Existem certos medicamentos que tendem a desidratar a cavidade oral, o que leva a um espessamento da expectoração. Esta lista inclui certos antidepressivos, anti-histamínicos e descongestionantes.

Níveis de glicemia elevados

Níveis de açúcar elevados no sangue estão associados à secura da boca e ao aumento da espessura da saliva.

Isso acontece na diabetes não tratada, gravidez e outros estados hiperglicêmicos.

Leia ainda -   Porque a língua fica branca? - Causas e Tratamentos


Algumas dicas para combater o problema

  • Beba muita água. Isso vai tornar a saliva mais aquosa e reduzir a sensação pegajosa
  • Evitar fumar. Isso leva a uma produção de muco espesso que se mistura com a saliva para tornar mais viscosa
  • Mantenha uma boa higiene oral. A saliva grossa é geralmente ácida e pode danificar os dentes
  • Consuma em abundância grãos integrais, frutas da época e vegetais frescos. Eles ajudarão a diminuir a produção de muco no organismo
  • Beba e consuma comidas quentes, como sopas de legumes e chás de ervas, que umedecem as suas vias respiratórias. Evite o café e chá, que são desidratantes por natureza
  • Use um umidificador em seu quarto na hora de dormir
  • Evite a exposição a poeira ou produtos químicos de limpeza

 

17 comentários

Clique aqui para comentar

    • Boa Noite a todos, eu também me sinto sufocada por um grude que fica na minha garganta, que não adianta eu tentar tirar que não consigo, de vez em quando até sai uma gosma, mas a sensação é que sempre tem mais, é uma coisa terrível, socorro!!!!

  • Saliva grossa causa um mau estar principalmente durante a noite
    Sensação de afogamento, parece que gruda nas cordas vocais . É horrível !!!!

  • No período da noite tenho que pingar água para poder engolir , fico natalmente se , quando acordo tenho tipo uma gosma na linguá, e no decorrer do dia não tenho tido saliva também
    .

  • No período da noite tenho que pingar água para poder engolir , fico natalmente se , quando acordo tenho tipo uma gosma na linguá, e no decorrer do dia não tenho tido saliva também

  • As isso me acontece, é horrível, saliva Grossa e pegajosa, não sei se tem a ver com grastrite ou amebas no momento passo por esses problemas.

  • É horrível, a sensação é que você está se afogando, sufocado sem poder respirar. Isso acontece a noite quando vou dormir.
    Logo vou beber água, mesmo assim o incomodo permanece. Decido colocar sal na língua, onde o sal corta o glosso fazendo com que eu volte o normal. ..

  • Galera olha que engraçado. Já são 3:47 da manhã e não estou conseguindo dormir porque tem uma saliva grossa na minha garganta que não desce. Quanto mais eu tento engolir mais parece que tem um fio grosso na minha garganta que não desce. Eu bebo água mas é horrível a sensação de algo parado na garganta que não quer descer. Se tivesse como postar uma foto agora iria até ser engraçado. Morrendo de sono e essa corda de saliva na garganta que não desce.

  • Eu tô bastante preocupada com isso minha saliva está meio que saindo espuma tipo quando vc tá com a garganta seca,mais bebo água sempre fui ao médico ele me fez fazer exames depois mais exames e não soube oque era fui em outra médica ela disse que provavelmente seja normal,seja só minha saliva mais ainda tô preocupada porque nunca tive isso




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.