gravida pode comer inhame
As náuseas são bastante comuns na gravidez.
Desmaio

Sensação de desmaio – As principais causas



Está a ter uma sensação de desmaio de fraqueza? Existe um termo médico para descrever essa sensação – pré-síncope. Este é um estado de quase desmaio, que consiste na fraqueza muscular e tonturas. A sensação de desmaio acontece quando a circulação de sangue oxigenado para o cérebro cai temporariamente para baixo dos níveis requeridos para o funcionamento normal do corpo, mas sem causar a perda de consciência.

A pré-síncope, em muitos dos casos dado como um sintoma trivial, pode revelar problemas mais graves e ao invés de a ignorar deve procurar um diagnóstico médico para descobrir a verdadeira causa do sintoma.

Causas da sensação de desmaio

Pressão arterial baixa

A pressão arterial baixa é normal para algumas pessoas, mas se esse não é o seu caso ela pode ser a causadora da sensação de desmaio.

As condições que mais causam este problema são: perda de sangue, desidratação, gravidez, queimaduras e infeções ou reações alérgicas.

Em algumas pessoas a tensão arterial baixa ocorre quando elas se levantam depois de estarem sentadas ou deitadas. Esta condição é conhecida por hipotensão ortostática ou postural e tende a piorar com o avanço da idade, especialmente quando conjugada com problemas como a diabetes ou certas doenças relacionadas com o sistema nervoso central.



Medicação

medicação
As medicações possuem vários efeitos secundários.

Certas medicações como diuréticos, que aumentam o volume e o grau do fluxo urinário, podem causar esta sensação ou até o desmaio. Consulte a informação presente no folheto da medicação sobre os efeitos secundário para tirar as suas dúvidas.

Problemas de coração

Algumas doenças do coração, como as arritmias cardíacas, podem causar tal sensação. A arritmia é o batimento anormal do coração, que pode, sem razão aparente, bater muito rápido (normalmente mais de 180 batimentos por minuto) ou muito lento (normalmente menos de 30 batimentos por minuto).

Os desmaios também podem ocorrer, quando um ritmo de batimentos cardíacos anormal para de repente.

Nível de açúcar baixo

O baixo nível de açúcar no sangue é outro dos possíveis causadores do problema. Esta condição ocorrer quando o nível de açúcar no sangue desce para baixo dos 70 mg/dL.

Fadiga, desmaios e tremores são outros dos sintomas comuns.





Desidratação

hidratar desmaio
A água vai manter o corpo hidratado.

A desidratação ocorre quando o corpo tem dificuldade em realizar as suas funções normais devido à falta de água. Esta condição causa febre, fatiga, náusea, vômitos e pressão arterial baixa.

A desidratação é um dos causadores conhecidos da pré-síncope e a reidratação é a melhor maneira de melhorar os sintomas.

Anemia

A anemia é caracterizada pela capacidade diminuída do sangue para transportar oxigênio para os tecidos. O sintoma mais comum da anemia é o cansaço.

A anemia também pode causar um transporte diminuído de oxigênio para o cérebro, o que por sua vez pode fazer com que se sinta tonto e com sensações de desmaio.

Neuropatia autonômica

Esta condição é causada pela lesão nos nervos que controlam os órgãos do nosso corpo. Esta lesão distorce os sinais entre o cérebro e porções do sistema nervoso autônomo.



Afeta especialmente a batimento cardíaco, pressão sanguínea, transpiração e digestão. A neuropatia autonômica pode ser um efeito secundário de vários tipos de doenças e até medicações.

Um dos sintomas mais comuns são as tonturas e a sensação de de desmaio ao levantar, causada pela queda pressão sanguínea.

Ataque de pânico

A sensação de desmaio também pode causas do foro psicológico. Quem sofre de transtorno de ansiedade pode ter esta sensação antes de ter um ataque de ansiedade.

Estresse agudo

sensação de desmaio
O estresse também pode causar a sensação de bolo na garganta.

Quando uma pessoa está sob estresse, ela tende a respirar mais rapidamente e profundamente, mesmo que não se aperceba.



O estresse agudo produz uma grande variedade de sintomas, onde estão incluídos tonturas, dormência, visão baça, palpitações, rubor da pele, formigueiro nas mãos e à volta da boca e a sensação de desmaio.

Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.