esclerodermia causa sensação de algo preso na garganta
A esclerodermia é uma doença reumática crônica.
Garganta

Sensação de sufocamento – Causas, sintomas associados e tratamentos



Apesar de não existir uma razão aparente para a sensação de sufocamento na garganta (não há nada na garganta a causar esta sensação de sufocamento na garganta), você pode ter de ou ser forçado a engolir ou ofegar devido a alguma sensação de bloqueio em sua garganta ou passagem aérea.

Esta sensação relacionada com a ansiedade pode aparecer a qualquer altura e pode ocorrer de forma irregular ou persistente e indefinidamente. Por exemplo, você pode sentir uma sensação de sufocamento de vez em quando, regularmente ou a toda a hora.

A sensação pode preceder, acompanhar ou seguir um agravamento de outros sintomas relacionados com a ansiedade ou ocorrer sozinha. Pode preceder, acompanhar ou seguir um episódio grave de nervosismo, ansiedade, medo, estresse elevado ou ocorrer do nada, sem razão aparente.

A intensidade também pode mudar, de ligeira, para moderada ou severa. Pode vir em ondas, em que existem períodos muito intensos e os seguintes mais ligeiros.

Este sintoma da ansiedade também pode ser descrito como:



  • sensação de sufocamento na garganta
  • sensação de sufocamento e falta de ar
  • sensação de sufocamento no pescoço
  • sensação de sufocamento durante o sono
  • sensação de sufocamento ao deitar
  • acordar com sensação de sufocamento
  • sensação de sufocamento à noite
  • caroço de ansiedade na garganta
  • garganta apertada
  • dificuldade a engolir
  • sensação de algo preso na garganta

Porque é que a ansiedade causa a sensação de sufocamento na garganta?

sensação de sufocamento no pescoço
Apesar do medo que causa, esta sensação não costuma ser perigosa para sua saúde física.

Quando está ansioso, uma resposta ao estresse é ativada. Esta resposta ao estresse causa, de forma imediata, mudanças psicológicas, fisiológicas e emocionais específicas em seu corpo que melhoram a habilidade do corpo para lidar com ameaças, para lutar ou fugir das mesmas, que é conhecida como o mecanismo de luta ou fuga.

Leia ainda -   Sensação de bolo na garganta - Causas e Tratamentos

Parte das mudanças introduzidas por este mecanismo incluem o aperto dos músculos do corpo, para que este sejam mais resistentes aos possíveis danos causados por ameaças externas. Isto inclui os músculos da garganta, que o ajudam a engolir.



Quando as respostas ao estresse ocorrem frequentemente, o corpo consegue recuperar relativamente rápido das mudanças psicológicas, fisiológicas e emocionais introduzidas. Quando as respostas ao estresse ocorrem de forma muito frequente ou de forma dramática, o corpo tem dificuldade em recuperar e demora mais tempo, o que pode fazer com que o corpo se mantenha num estado semi hiperestimulado, visto que os hormônios do estresse são estimulantes. Um corpo que se torne hiperestimulado com respostas ao estresse pode exibir sensação similares e sintomas aos de uma resposta ao estresse ativa. Esta sensação de sufocamento é um exemplo de como o corpo pode ter estes sintomas simplesmente pelos elevados níveis de estresse.

O estresse elevado é muitas vezes relacionado com esta sensação quando todas as outras causas médicas são excluídas. Em relação a sufocar, a probabilidade de isso acontecer em condições normais é quase nula, no entanto, algumas pessoas são bastante sensíveis na garganta e nesse caso, deve existir um cuidado especial enquanto come. Mastigar comida de forma calma e lenta vai prevenir que engula pedaços que o podem fazer sufocar.

Como eliminar a sensação de sufocamento da garganta

sensação de sufocamento ao deitar
A ansiedade pode ser tratada por um terapeuta.

Quando esse sentimento é causado por um comportamento ansioso e a resposta ao estresse que o acompanha muda, acalmar-se acabará com a resposta ao estresse e suas mudanças. À medida que seu corpo se recupera da resposta ativa ao estresse, esse sentimento deve diminuir. Tenha em mente que pode levar até 20 minutos ou mais para o corpo se recuperar de uma grande resposta ao estresse. Isso é normal e não deve ser motivo de preocupação.

Leia ainda -   Sininho da garganta - O que é, qual a função e problemas


Quando a sensação é causada por estresse persistente, seu corpo pode precisar de bastante tempo para se recuperar e chegar ao ponto em que todos os sintomas são eliminados. No entanto, quando o corpo se recuperar completamente de seu estado excessivamente estressado, esse sentimento irá desaparecer completamente. Portanto, esse sintoma não precisa ser motivo de preocupação.

Pode reduzir o tempo de recuperação reduzindo o estresse, praticando uma respiração relaxada, aumentando o descanso e relaxamento.

Aqueles que se sensibilizaram com esta sensação, também podem desenvolver um medo (fobia) associado a asfixia e podem requerer a assistência de um terapeuta para ajudá-los a aliviar seus medos.



 

Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.