Garganta

Sininho da garganta – O que é, qual a função e problemas



Alguma vez se perguntou o que é aquele sininho da garganta que se localiza na parte de trás do seu palato, por cima da garganta? Qual é o propósito desta extensão e que problemas podem surgir? Continue a ler este artigo e tire suas dúvidas.

O que é o sininho da garganta?

Este sininho da boca ou garganta chama-se úvula. É um apêndice cônico localizado no meio do palato na parte de trás da garganta. Esta estrutura móvel é composta por vários tecidos conjuntivos e tem várias glândulas racemosas, assim como fibras musculares.

Músculo

A úvula tem um músculo no seu interior, conhecido como o músculo da úvula, que permite que esta mude o seu comprimento e largura. Também ajuda a mudar o contorno da parte posterior do palato. A mudança é necessária para permitir que o palato mole se adapte conforme a situação para fechar a nasofaringe durante a deglutição.

Função do sininho da boca

A úvula tem 3 funções:

  • Enquanto engole, a úvula bloqueia a passagem para a cavidade nasal, para que comida ou líquidos não consigam entrar para a mesma
  • Ajuda no ato de falar
  • Apesar de não ser uma função propositada, ela participa também no ato de ressonar. Ela é parcialmente responsável pelo som que se faz ao ressonar, vibrando aquando da respiração

Variações

Podem existir variação entre úvulas, como estar dividida em duas partes ou fissurada. Por exemplo, um recém-nascido com um palato fissurado pode ter uma úvula dividida. Esta condição é conhecida por úvula bífida e é mais comum nos homens.

Leia ainda -   O que é bom para garganta inflamada?


Estes problemas podem ser hereditário e fatores como fumar, certos tipos de medicação ou diabetes aumentam o risco do seu bebê nascer com este problema.

Estas úvulas também possuem menos músculo que uma considerada normal, pelo que você é mais suscetível a ter infeções no ouvido médio.

Problemas relacionados com o sininho na garganta

médico para analisar sininho da garganta ou boca
Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

Agora que sabe que o sininho da boca se chama úvula, vamos apresentar-lhe alguns dos problemas relacionados.

Uvulite

Esta condição refere-se ao inchaço da úvula, que pode ficar até 5 vezes maior que seu tamanho normal. Este problema pode ocorrer devido à desidratação, inalação de produtos irritantes, tabagismo, infeções virais ou bacterianas e reações alérgicas.



Com o inchaço, a membrana do sininho da garganta pode mesmo tocar a língua, podendo engasgar ou sufocar o paciente. Este problema causa dificuldades na alimentação, fala e respiração.



Úvula bífida

Como já falamos anteriormente, esta condição refere-se a um sininho da garganta dividido, que não tem músculo suficiente quando precisa de se expandir. Você vai experienciar problemas relacionados com a cavidade nasal, como infeções no ouvido médio, quando ingere alimentos.

Insuficiência velofaríngea

Esta condição consiste no fechamento incompleto do esfíncter. Isto fará com que fala mais pelo nariz, com uma quantidade enorme de ar a sair pelo mesmo, especialmente quando pronuncia consoantes como “b”, “g” e “p”.

Regurgitação nasal

O palato mole e a úvula devem fechar a nasofaringe para não deixarem que a comida entre na sua cavidade nasal enquanto a engole, mas isto nem sempre acontece.

Por vezes, a úvula não fecha a nasofaringe, levando a uma condição conhecida por regurgitação nasal. É provável que sofra desta condição se possui miosite, distúrbios neuromusculares ou insuficiência velofaríngea.

Leia ainda -   Sensação de algo preso na garganta - 9 causas e tratamentos

Apneia do sono

Se o seu sininho da garganta for mais comprido que o normal, você pode vir a ter apneia do sono. A situação torna-se ainda mais complicada quando o tecido cicatricial se forma e diminui o espaço no esfíncter velofaríngeo. Nessa situação, você pode ter que remover a úvula através de um procedimento cirúrgico chamado uvulopalatofaringoplastia.



Tratando a úvula

Se o sininho da garganta está causando problema, é importante que veja as várias opções de tratamento disponíveis. Fique com algumas soluções que o podem ajudar a levar a úvula ao seu estado normal.



  • Gargareje com água morna para umedecer a úvula. Isso rejuvenescerá e ajudar a aliviar vários tipos de problemas. Evite a água excessivamente quente ou você acabará queimando a úvula.
  • O seu médico pode solicitar que tome um sorvete para resolver problemas com a sua úvula. Fazer isso acalmará a sua úvula irritada. Experimente isso apenas se não estiver propenso a tosse, com frio ou febre.
  • Você pode acalmar sua garganta irritada e úvula com pastilhas para a tosse. Essas pastilhas impedem que a garganta fique seca.
  • Você deve parar de comer certos alimentos quando o sininho da garganta está inchado ou irritado. A lista inclui alimentos que contêm muitos carboidratos e gorduras, como fritos, macarrão, aves, arroz, batata, entre outros.
  • Você deve adicionar mais vegetais e frutas frescas à sua dieta. Certifique-se de evitar alimentos com alto teor em sal.
  • Você deve parar de beber álcool se quiser que a sua úvula volte ao seu estado normal porque o álcool promove a secura que irritará o sininho ainda mais.

Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.