Pele

Suor nas mãos – Dicas e tratamentos



Quer esteja num evento social ou numa atividade do quotidiano, ter suor nas mãos pode ser algo embaraçoso. O suor excessivo nas mãos pode ainda dificultar atividades que consideramos fáceis como abrir uma porta, escrever, utilizar um computador ou conduzir.

Hiperidrose palmar

O suor excessivo nas mãos pode ser causado pela hiperidrose palmar. O maior sintoma desta condição é a transpiração excessiva, que piora em situações de estresse, ansiedade e com o uso de cremes, gel e pomadas convencionais.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas para parar de vez com este problema.

Mudanças no quotidiano

Evite usar itens que causem suor

A umidade das mãos vai aumentar se você as manter livres de itens que inibem o fluxo de ar. Desta forma deve evitar usar os seguintes itens para dar às suas mãos a chance de secar:

  • Luvas ou outros itens de cobertura de mão: Tente evitar o uso de luvas quando não é absolutamente necessário. Você pode usar luvas para esconder as mãos suadas, mas isso vai fazê-lo suar ainda mais devido ao aumento da temperatura.
  • Produtos de pele contendo óleos minerais derivados de petróleo: A vaselina é muito útil em tempo seco para manter as mãos úmidas mas também as torna gordurosas. O mesmo acontece com produtos que contêm óleos de coco e outros cosméticos.

Antitranspirantes

Os problemas do suor nas mãos são semelhantes aos do suor nas axilas. Os antitranspirantes podem ajudar a controlar a transpiração das axilas e das mãos. Antitranspirantes que não são perfumados e que contém zircônio de alumínio também são bastante eficazes.

Leia ainda -   Mancha marrom na pele - 5 causas e 3 tratamentos


Pode ainda optar por antitranspirantes que sejam constituídos por cloreto de alumínio hexahidratado, pois eles são especialmente bons para controlar a quantidade de suor produzida nas mãos e axilas.

Relaxe

estresse e ansiedade aumentam suor nas mãos
O estresse e a ansiedade podem causar um aumento nos níveis de transpiração.

O suor nas mãos é uma das reações do corpo ao estresse ou ansiedade.

Procure a prática de atividades antiestresse como yoga ou medicação e ajuda especializada em casos mais graves.

Remédios caseiros para o suor nas mãos

Sálvia

A sálvia é um adstringente e antitranspirante bastante conhecido e capaz de melhorar o seu problema. Ela é ainda rica em vitamina B e magnésio, que ajudam a controlar as glândulas sudoríparas.

A receita mais simples para aplicar esta erva no seu corpo é colocando uma colher (de chá) de folhas de sálvia seca em duas xícaras de água. Ferva esta solução e deixe esfriar durante algum tempo. Aplique a solução nas mãos de 2 a 3 vezes por dia durante algumas semanas para observar melhorias.



Chá preto

O chá preto é um excelente aliado na luta contra o suor nas mãos, pois ele também possui propriedades adstringentes e antitranspirantes, à semelhança da sálvia. Ele funciona ajudando as glândulas sudoríparas a contraírem, diminuindo assim a produção de suor.



Pode beber ou aplicar o chá nas mãos para obter resultados. Faça isto uma vez ao dia durante algumas semanas.

Vinagre de maça

vinagre de maça para tratar transpiração excessiva nas mãos
O vinagre de maça também pode ser usado para remover o bolor de roupas brancas.

O vinagre é, provavelmente, o remédio caseiro mais eficaz para combater a transpiração excessiva nas mãos.

Existem duas maneiras de usar o vinagre de maça. Pode optar por misturar 2 colheres (de chá) de vinagre de maça e mel em um copo de água. Beba esta mistura uma vez por dia, de preferência antes do pequeno-almoço.

Por outro lado, pode optar por aplicar diretamente o vinagre de maça nas mãos, usando pedaço de algodão. Faça isto antes de adormecer e deixe o vinagre fazer efeito durante a noite. Quando acordar retire a solução da pele com água.

Leia ainda -   Caroço atrás da orelha - Causas comuns e Tratamentos


Pasta de bicarbonato de sódio

acabar com suor nas mãos usando bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio tem vários usos, como por exemplo acabar com as aftas.

O bicarbonato de sódio tem um leque variado de usos como, por exemplo, para tirar chulé das sapatilhas, para acabar com o mau cheiro nas axilas ou até tirar o bolor de roupa branca. Ele é considerado um antitranspirante natural, pois tem o poder de absorver a umidade, para além de propriedades que ajudam a neutralizar o cheiro da pele.

Coloque uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio em um recipiente com um pouco de água. Junte bem os dois até formar uma mistura pastosa. Aplique a pasta nas mãos, deixe em repouso durante cerca de 5 minutos e lave com água.

Hamamélis

A hamamélis é outra erva com propriedades adstringentes e antitranspirantes que ajuda a diminuir os níveis de transpiração nas mãos.

Pode esfregar extrato líquido de hamaméllis com um pequeno pedaço de algodão ou optar por misturar uma colher (de sopa) de hamamélis em pó com uma pequena quantidade de água, mexer e formar uma pasta. Esfregue suas mãos com esta pasta, deixe-a atuar durante uma hora e lave com água após o tratamento. Repita este tratamento uma vez por dia durante duas semanas.



 




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.