febre em bebê de 1 ano
É importante perceber que a temperatura normal de um bebê muda de indivíduo para indivíduo.
Febre Saúde

Qual a temperatura normal de um bebê?



A temperatura corporal de um bebê varia bastante, muito devido à injeção de vacinas ou ao nascimento dos dentes, pelo que é difícil definir qual a temperatura normal de um bebê.

Uma das causas mais comuns da febre dos bebês são as doenças infeciosas, visto que o organismo dos bebês é muito mais frágil pelo fato de o seu sistema imunitário ainda não estar completamente desenvolvido.

A temperatura dos bebês aumenta de forma muito rápida, portanto a partir dos 38ºC é aconselhável que comece a tomar precauções. Quando a temperatura corporal atinge os 39 ºC começa-se a tornar num caso mais sério e deverá ser procurada ajuda especializada o mais rápido possível.

febre bebê 2 meses
Existem vários métodos para medir a temperatura de um bebê, mas uns são mais adequados que outros, dependendo da idade.

Qual a temperatura normal de um bebê?

De uma forma geral, a temperatura normal do bebê deve rondar os 37 ºC. No caso da medição para bebês mais novos, a maneira mais precisa de medir a temperatura é introduzir o termómetro no ânus. Medindo desta forma, uma temperatura superior a 38 ºC significa que o seu filho se encontra com febre.

A febre em bebês de 1 ano ou mais, já poderá ser feita por via oral e aí, temperaturas superiores a 37,5 ºC indicam que a criança se encontra com febre.



Uma maneira mais fácil de medir a temperatura pode ser feita no sovaco, temperatura axilar, aconselhada para medir a febre num bebê de 2 meses ou mais. Através deste método de medição, temperaturas iguais ou superiores a 37,2 ºC indicam que o bebê se encontra com febre.

Leia ainda -   Qual a temperatura normal do corpo?

Pode ainda medir a temperatura timpânica, colocando o termómetro no ouvido da criança. A temperatura normal de um bebê na zona timpânica é de 38ºC, portanto se for superior a criança tem febre.

A febre alta em bebê começa quando os valores forem algo superiores aos expostos aqui e deve, nesse caso, procurar ajuda especializada de forma imediata.



qual a temperatura normal de um bebê
Baixar a febre do bebê deve ser a prioridade antes de se procurar ajuda especializada.

Como baixar febre de bebê?

Roupa

Uma das causas da maior temperatura do seu bebê pode ser o excesso de roupas. Grande parte do calor é perdido pelo pele e se o bebê estiver a usar muitas camadas de roupa, pode ser desconfortável e provocar o aumento da temperatura do corpo da criança.

Tente deixar a criança com roupas leves e tenha também atenção à temperatura da sala onde o bebê se encontra.



Líquidos

Como nos adultos, é aconselhável que o bebê beba mais líquidos que o normal, especificamente água, leite ou em caso de bebês mais velhos, sucos de fruta e sopas leves. A febre vai causar a perda de grandes quantidades de líquidos e é importante que estes sejam repostos para prevenir futuros problemas e ajudar no abaixamento da febre.

Será que o eu bebê está com febre?

Ainda se preocupar depois de medir a temperatura da criança e reparar que está acima da temperatura normal deve antes dar atenção a outros detalhes importantes, como o comportamento ou a idade da criança.

Uma temperatura até 38 ºC pode até nem ser algo preocupante já que as variações da temperatura são normais, especialmente nos primeiros meses de vida de um bebê.

Uma criança com 38 ºC que esteja brincando e sem qualquer sinal de desconforto pode até nem estar a ter qualquer problema. Por outro lado, caso a sua temperatura esteja acima dos valores partilhados e o bebê esteja chorando ou pouco responsivo, deve imediatamente tentar baixar a temperatura com as dicas já dadas.

Leia ainda -   O que é bom para garganta inflamada?

No caso de febre num bebê de 2 meses, com temperaturas acima dos 37,8 ºC, tente deixar a criança com roupas mais leves e espera outra meia-hora para fazer uma nova medição. Caso o bebê ainda esteja a fazer febre procure ajuda especializada.



No caso de febre em bebês de 1 mês, qualquer variação elevada da temperatura deverá ser relatada ao pediatra, excetuando nas situação expostas na introdução.

No caso de febre em bebê de 7 meses ou mais pode observá-lo durante algum tempo para determinar se será necessária a ajuda médica, mas procure-a de forma imediata quando ele se mostrar sem forças ou com dificuldade em respirar.

É importante perceber se a temperatura da sua criança é de facto superior à temperatura normal de um bebê e se vale a pena a visita ao pediatra, pois as constantes visitas aos estabelecimentos de saúde colocam-os expostos a vírus e bactérias numa altura em que os seus corpos estão mais fragilizados e expostos.



 




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.