Tontura

Tontura ao acordar – As causas possíveis



A tontura ao acordar pode causar bastante preocupação pois é um sintoma que pode estar associado a um grande leque de doenças.

As razões para sentirmos tonturas ao acordar perfazem uma lista bem grande. Pode ocorrer devido a:

  • Níveis inadequados de oxigênio no sangue
  • Baixos ou altos níveis de glicose
  • Pressão arterial baixa e outros problemas circulatórios
  • Problemas no interior dos ouvidos

Estas são apenas algumas das causas mais comuns para a tontura ao acordar após uma noite tranquila de descanso ou mesmo após uma pequena sesta.

Este tipo de tonturas, de uma forma geral, não devem causar preocupação quando são esporádicas e com pequenas durações. Tonturas frequentes devem sim causar preocupação, especialmente quando são acompanhadas da perda de equilíbrio do corpo e até desmaios.

Por vezes as tonturas ocorrem por razões psicológicas e causas desconhecidas. Também é importante que perceba que dormir poucas horas, o uso de certos tipos de medicação, álcool e outras substâncias podem ser a causa da tontura ao acordar.



Tontura ao deitar, tontura e fraqueza e dor na nuca e tontura são outras variações comuns do problema.

Causas da tontura ao acordar

Um paciente que acorda mal disposto, com tonturas após uma boa noite de sono e que não tome medicação deve considerar uma das seguintes condições.

Leia ainda -   Dor na nuca e tontura - As causas mais comuns

Anormalidades nos níveis de glicose no sangue

Existem várias condições em que níveis anormais de glicemia podem levar a tonturas ao acordar.

Diabetes Melito

Para diabéticos (tipo 1 e tipo 2 de diabetes melito), a manhã pode ser uma altura de níveis irregulares de glicose devido a mudanças a nível hormonal ou a uma má gestão da condição. O primeiro caso acontece devido a mudanças cíclicas hormonais, normalmente entre as 3 e 8 da manhã, que causam o aumento significativo da glicose no sangue.

Hipoglicemia

A hipoglicemia acontece quando os níveis de glicose no sangue estão muito baixos. Devido a não comermos enquanto dormirmos, o jejum vai resultar na diminuição dos níveis de glicose no sangue, que se vai notar ao acordar com sintomas como as tonturas.



Na maior parte dos casos os sintomas passam após a ingestão do pequeno-almoço.

Baixos níveis de oxigênio no sangue

Anemia

A anemia, normalmente gerada pela falta de ferro na alimentação do paciente, é a mais comum causadora deste tipo de problemas.

Fadiga e a falta de apetite são outros dos sintomas que se juntam às tonturas matinais.



Apnéia do sono

Vários estudos mostram que a quantidade de oxigênio no sangue de pessoas que sofrem de apenéia do sono é menor durante a manhã, o que pode explicar a sua tontura ao acordar.

A apenéia do sono é um distúrbio em que os pacientes sofrem interrupções repetidas e breves da respiração enquanto estão dormindo.



Doenças do coração

Existem várias doenças que podem causar tonturas devido a perturbações no fluxo da corrente sanguínea por todo o corpo. As tonturas não acontecem apenas ao acordar, sendo que também podem ocorrer quando se levanta repentinamente de uma posição em que estava deitado.

Leia ainda -   Tontura ao deitar - Causas e Prevenção

Estas são algumas das doenças do coração que podem levar ao aparecimento de tonturas:

  • Infarto do miocárdio (ataque cardíaco)
  • Estenose aórtica (doença da válvula do coração)
  • A fibrilação atrial (arritmia)
  • Insuficiência cardíaca
  • Hipertensão pulmonar
  • Taquicardias supraventriculares

Hipertensão arterial

Pacientes com hipertensão arterial também podem ter tonturas, especialmente quando a pressão arterial está em níveis muito altos.

Pacientes hipertensos que falhem a medicação prescrita também podem sentir tonturas pela manhã até tomarem os medicamentos.

Doenças do interior dos ouvidos

tontura ao acordar

O interior dos ouvidos contém vários órgãos responsáveis pelo balanço, que quanto não estão a funcionar corretamente podem gerar a tontura ao acordar.

Labirintite, doença de Meniere e vertigem posicional paroxística benigna são algumas das infeções e doenças que podem causar o problema referido.

Outras causas

A tontura ao acordar também pode ser experienciada nas seguintes situações:



  • Gravidez
  • Doenças de fígado
  • Condições do foro psicológico (ansiedade, depressão, estresse, insônias)
  • Envenenamento (cianeto, arsênico, monóxido de carbono, a aspirina.
  • Infecções – meningite, encefalite e por vezes, sinusite.
  • Dores de cabeça e enxaquecas.
  • Desidratação

 

2 comentários

Clique aqui para comentar

  • Eu fui no médico pq estava achando que podia ser labirintite tomei a medicação por 15 dias melhorou durante o dia que estou nos meus afazeres mas ao feira td vira muito ruim e ao me levantar de madrugada se eu vira para o lado direito ao feira o Comodo da casa roda não sei mais oq fazer alguém poderia me ajuda me indica remédio certo pq nem o médico que vou sabe oq seria eu até lavagem no ouvido fiz mas nao resolveu alguém pode me ajuda isso já a obteve a 5 meses comigo




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.