As tonturas são uma das causas da ânsia de vômito.
Tontura

Tontura e fraqueza – 14 causas mais comuns



A tontura é caracterizada pela perda de equilibro, sensação de desmaio ou uma breve perda de consciência. A fraqueza é uma exaustão física ou mental que pode ser gerada por diversas causas distintas como o excesso de trabalho, medicação, estresse, entre outros. A combinação da tontura e fraqueza pode ser exaustiva para o paciente e causar enorme preocupação.

Tontura ao deitar, tontura ao acordar e dor na nuca e tontura são outras variações comuns do problema.

Razões para a tontura e fraqueza

tontura e fraqueza
Tonturas esporádicas são absolutamente normais.

Gravidez

O início de gravidez é uma das causas mais comuns para os sintomas de tontura e fraqueza nas mulheres. Ainda antes de os testes de gravidez mostrarem positivo, as mudanças hormonais que ocorrem dilatam os vasos sanguíneos e empurram o sangue para longe dos músculos e do cérebro, o que gera uma queda na pressão arterial.

A fraqueza é um dos sintomas mais comuns durante o primeiro semestre. Este é um efeito secundário do aumento drástico de progesterona, que também a vai tornar mais sonolenta.

Menopausa

As flutuações hormonais da menopausa também pode estar no centro do problema. As mudanças dos níveis hormonais podem afetar a circulação e os vasos sanguíneos, o que vai resultar em alterações repentinas da pressão arterial e o aparecimento dos sintomas em causa.



Existem outras sintomas da menopausa que podem fazer com que  sinta tonturas e fraqueza. São eles a ansiedade, o estresse, ataques de pânico e a baixa qualidade de sono, com várias mulheres a terem dificuldade para conseguir dormir e descansar o corpo de forma adequada.

Leia ainda -   Dor na nuca e tontura - As causas mais comuns

Anemia

A hemoglobina é uma proteína que está presente nas hemácias, que são responsáveis por levar o oxigênio dos pulmões para as outras partes do corpo. Uma queda do número de hemácias resulta em tonturas, cansaço e em alguns casos falta de ar. Deficiências do corpo em ferro é uma das causas mais comuns, no entanto a falta de nutrientes como a vitamina B12 e ácido fólico também são explicações possíveis para o problema.

Pressão arterial baixa

A pressão arterial baixa (hipotensão ortostática no caso) possui sintomas como tonturas, desmaios e enjoos ligeiros. Ela ocorre quantos os pacientes passam de uma posição sentada ou deitada para uma levantada, de forma súbita.

A hipotensão ortostática costuma durar por breves segundos após se levantar. Se durar mais tempo pode ser sinal de problemas como insuficiência cardíaca, hipotireoidismo, hipoglicemia ou desidratação.



Desidratação

tontura hidratação
A água vai hidratar o corpo.

A desidratação pode ser leve, moderada ou severa e ocorre quando o corpo do paciente perde mais líquidos que os ingeridos. O melhor sintoma indicador da desidratação é a cor da urina. O corpo está hidratado quando a urina está com a cor clara. Cor amarela ou âmbar escuro são sinais de desidratação.



Sede, boca seca, sensação de desmaio, tonturas, cansaço e língua amarela, preta ou branca são alguns dos sintomas mais comuns.

Resfriado comum ou gripe

resfriado e gripe podem gerar tontura e fraqueza
Este tipo de problemas são mais comuns no inverno.

A tontura e fraqueza são alguns dos sintomas frequentes do resfriado comum e da gripe.

Congestão nasal, nariz pingando e tosse são outros sintomas possíveis.

Medicação

medicação causa tontura ao deitar
Para descobrir os efeitos secundários de determinada medicação consulte o folheto da mesma.

Medicamentos comuns como diuréticos ou opiáceos podem causar tonturas. Este efeito secundário combinado com a possível fraqueza causada pela doença que está a combater podem estar na origem do problema.

Privação de sono

Este problema é bastante comum nos tempos que correm e é uma das causas mais prováveis da tontura e fraqueza. A falta de sono ocorre quando o paciente não dorme tempo suficiente para o corpo descansar e recuperar energias.

Leia ainda -   Tontura ao deitar - Causas e Prevenção


A privação de sono foi recentemente descoberta como a causadora de vários problemas de saúde como o aumento de peso, fadiga, dificuldade de concentração e problemas de memória.

Acidente vascular cerebral

O AVC ocorre quando o cérebro deixa de receber sangue, devido ao rompimento dos vasos. Se o cérebro não receber sangue durante 3 a 4 minutos as suas células nervosas começam a morrer. Caracteriza-se pela súbita dormência ou fraqueza de um dos lados do corpo, dores de cabeça severas, dificuldades de andar ou falar, entre outros sintomas.

Em caso de suspeita chame imediatamente uma ambulância.



Diabetes, doença de altura, estresse agudo, subnutrição e síndrome da fadiga crônica são outras causas do problemas

Comentar

Clique aqui para comentar




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.